A opinião da actual vereadora Helena Roseta sobre o estacionamento

Nota: estas questões foram colocados aos principais grupos partidários de Lisboa.

1. Aceita o estacionamento ilegal sobre os passeios?

Não aceito. Os Cidadãos por Lisboa fizeram aprovar na CML uma deliberação sobre a Carta Municipal dos Direitos dos Peões. E o primeiro direito dos peões é o direito ao passeio. Mas como todos os direitos tem de ser conquistado.

2. Considera que existem circunstâncias em que é tolerável?

Em princípio não. Se há espaço para estacionar e para circularem peões, é preferível diferenciar o pavimento e delimitar o espaço de uns e outros.

3. Gostaria que mencionasse uma lista de medidas muito concretas que tenciona implementar, se vencer as eleições, para eliminar o estacionamento sobre os passeios.

Disciplina e fiscalização, por um lado, criação de estacionamento residente em estrutura própria (silo, subterrâneo, etc) por outro. E protecção da zona pedonal com barreiras anti-automóvel. Acrescento: apoio a campanhas de defesa dos direitos do peão. Lisboa é das cidades onde morrem mais peões em acidentes de tráfego.

4. Quer anunciar uma meta, ou desejo mensurável, relativamente a este assunto e que pretende atingir até ao fim do seu primeiro ano de mandato?

O pelouro da mobilidade não será o meu. Mas é preciso articular a acção da EMEL com a da CML. A EMEL não pode andar em roda livre.

5. O que pretende fazer para combater a inoperância da Polícia Municipal que muito se esforça para não ver as situações de estacionamento ilegal?

A competência de trânsito não é da PM. É uma das competências que temos de exigir do Governo.

6. Como pode a Polícia Municipal queixar-se de falta de meios se aqueles que existem não fazem o seu trabalho?

Remeto para a resposta anterior.

Helena Roseta

12 comentários:

  1. lol...incrivel..nao sou licenciado nem doutor mas se quisesse votos respondia a mesma coisa...nao se esquecam de amanha ir votar...pode ser que mude...a cor...loooooool

    ResponderEliminar
  2. "A competência de trânsito não é da PM"? A pergunta não é essa, e é muito concreta. É sobre fiscalização do estacionamento. A PM não tem essa competência? Então o que andam os seus agentes a fazer pelas ruas de Lisboa? Ou Helena Roseta não quis perceber a pergunta ou fugiu a responder. Em ambos os casos, a resposta não liga bem com a frontalidade que lhe reconheço. Efeitos da coligação?

    ResponderEliminar
  3. Lamentável, esta resposta de Helena Roseta.

    É competência da Polícia Municipal:

    Regulação e Fiscalização do trânsito rodoviário e pedonal na área de jurisdição municipal;
    · Vigilância dos transportes urbanos locais;
    · Fiscalização do cumprimento das normas de estacionamento de veículos e de circulação rodoviária;
    · Detectar as viaturas abandonadas na via pública e promover a sua remoção;
    · Fiscaliza a actividade de transporte de aluguer em veículos ligeiro de passageiros (Táxis).

    Podem confirmar aqui:

    http://www.cm-lisboa.pt/?idc=342

    ResponderEliminar
  4. Claro que é competência da PM, senão o que estavam a fazer 3 agentes de carrinha a autuar carros estacionados em cima da nova ciclovia da frente ribeirinha no fim de semana passado? Excesso de zelo?

    ResponderEliminar
  5. Ela simplesmente não sabe, coitada, anda muito ocupada com coisinhas...

    ResponderEliminar
  6. Citando:
    “…E o primeiro direito dos peões é o direito ao passeio. Mas como todos os direitos tem de ser conquistado.”
    Resta saber quem conquista. Os autarcas mandatados ou os cidadãos, em roda livre?
    Citando de novo:
    “…Se há espaço para estacionar e para circularem peões, é preferível diferenciar o pavimento e delimitar o espaço de uns e outros.”
    Mas a questão põe-se, não nestas circunstâncias, mas quando não há espaço para estacionar. Será que, nestas situações, se sobrepõe o direito do automóvel sobre o direito do peão?

    ResponderEliminar
  7. Existe um diferencial enorme entre quanto um automóvel incomoda um peão e quanto um peão incomoda um automobilista.

    A minha sugestão:Buzina portátil de 1.50€ para peões para quando os automobilistas se "distraem"

    www.decathlon.pt/PT/apito-plastico-29655910/

    Preparado para soar igual aos da autoridade que os automobilistas tanto temem.

    ResponderEliminar
  8. mais do que as críticas às respostas de Helena Roseta, importa sublinhar que foi a única das várias candidaturas a responder ao questionário. E por isso já merece os parabéns... os outros nem se deram ao trabalho.

    ResponderEliminar
  9. “…E o primeiro direito dos peões é o direito ao passeio. Mas como todos os direitos tem de ser conquistado.” Bora lá, tal como o D. Afonso Henriques, conquistar os passeios de Lisboa aos mouros! É começar a por as latas na vertical coma ajuda de 3 ou 4 matulões que pratiquem halterofilismo, para os passeios começarem a ficar limpos! É esta a "conquista" a fazer ó D. Roseta? Isto já é demagogia a mais e estes candidatos a qualquer coisa, sejam eles quais forem, que andam a saltitar de partido em partido, à busca do melhor tacho, não lhes reconheço qualquer honorabilidade, credibilidade ou moral em quantidade q.b. para desempenharem o que quer que seja como responsáveis por cargos públicos. Votar em partidos que possuem agentes políticos arguidos, incriminados em processos-crime, aldrabões, corruptos, vigaristas? Mas ao que é que isto chegou? Já não há tomates neste País que ponham cobro a esta bandalhoqueira?

    ResponderEliminar
  10. Tivemos a era das listas de promessas. Prometia-se tudo, sem ligar a exageros. Como muitas promessas ficavam por cumprir (inevitavelmente!), o povo passou a rotular os políticos daqueles que "prometem tudo e depois não fazem nada".

    Agora parece que passámos à era das "promessas zero": programas eleitorais minimalistas, quase sem conteúdo útil. Os candidatos não se querem comprometer com nada, para depois não serem acusados de não cumprir, e ficam-se por frases bonitas e vagas, sem anunciar medidas concretas, sem metas, sem prazos.

    Helena Roseta dispõe-se, mais uma vez, a responder directamente aos cidadãos. Já não é a primeira vez. É muito positivo e deve ser realçado. O silêncio de todos os outros é condenável.

    Quanto ao conteúdo, esta resposta é, no mínimo, desconcertante...

    1. O "direito aos passeios" não precisa de ser conquistado: ele já existe! E existe até na Carta Municipal dos Direitos dos Peões, aprovada por todos os partidos com assento na C.M.L., incluindo pela senhora vereadora Helena Roseta.
    Dizer que o direito "tem de ser conquistado" é o mesmo que dizer que, antes de mais, é nas mãos dos peões que está a resolução do problema - nós, peões, temos de começar por lutar por esse direito, "conquistar" esse direito...
    Fico abismada!
    O direito ao passeio não precisa de ser conquistado. Já existe e o que precisa é de ser RESPEITADO.
    Será que também vamos precisar de conquistar o direito de passar nas passadeiras, de passar o sinal verde para peões, de não sermos atropelados...?

    2. "EM PRINCÍPIO", Helena Roseta considera que não existem circunstâncias em que o estacionamento no passeio é tolerável. "Em princípio"?!!

    3. "Medidas muito concretas que tenciona implementar": nem uma só foi indicada. "Medidas muito concretas" não é o mesmo que meras afirmações vagas de que é preciso fiscalizar, construir lugares para residentes, colocar pilaretes e fazer campanhas de defesa dos direitos do peão. Dito isto:

    A fiscalização compete, principalmente, à P.S.P., que não depende da C.M.L.

    Quanto à criação de lugares de estacionamento para residentes, desconfio que irá continuar a política de gratuitidade do estacionamento. Para começarmos a reduzir o número absurdo de veículos existentes na cidade, tem de se começar por taxar o estacionamento dos residentes. E, para que isso não pareça um simples negócio para a EMEL, determinar-se que a totalidade dessa receita (deduzidos os custos de manutenção da estrutura de estacionamento) seja afectada à promoção de mobilidade alternativa (transportes públicos e outros). Estou a ser uma lunática, claro. Estamos numa cidade portuguesa...

    Os pilaretes, mal-amados de muita gente, são, na minha opinião, necessários. Mas quantos vão ser colocados? Onde? Quais os critérios?

    Quanto às campanhas, espero que não seja mais dinheiro mal gasto, em campanhas mal feitas e ineficazes, que poderia ser gasto em medidas mais úteis.

    Quanto a "medidas muito concretas", é tudo o que Helena Roseta tem para nos dizer...

    4. Quanto a metas, "articular a acção da EMEL com a da CML" e "a EMEL não pode andar em roda livre" é o mesmo que nada dizer. Foi mesmo Helena Roseta que deu estas respostas ou alguém escreveu o texto em seu nome?

    5. A referência à falta de poderes da P.M. é imperdoável! Quando muito, é verdade que é à P.S.P. que cabe o grosso da fiscalização (meios).

    ResponderEliminar
  11. Em Oeiras, nem Carta dos Direitos dos Peões temos. Apesar de toda a fama "pró-ambiental" de Isaltino Morais, neste concelho o automóvel continua a ser rei e senhor e os passeios livres de carros não são muitos. Com o "incentivo" da Câmara Municipal.

    ResponderEliminar
  12. E ainda lhe chamam o autarca modelo...
    O meu voto nunca teve!

    ResponderEliminar