Dia Sem Carros no Passeio



A Associação de Pais da EB1 nº 1 de Alcochete (ainda conhecida pelo seu antigo nome de escola primária do Monte Novo) decidiu, com o apoio dos professores e alunos da escola, comemorar a Semana da Mobilidade colocando vasos na estrada, junto ao passeio. O objectivo (conseguido nesse dia) foi o de impedir o estacionamento de carros no passeio defronte ao portão da escola. Estacionamento que, à semelhança do que acontece no resto do país é normalmente efectuado em cima do passeio por alguns dos pais de alunos. Reparem no pormenor, que consideramos muito importante: os vasos foram colocados na estrada, junto ao lancil do passeio e não no passeio. Além dos vasos, cada turma escolheu uma frase alusiva ao tema. Depois cada aluno de cada turma desenhava e pintava uma letra da frase. E depois essas letras foram penduradas na rede da escola.


Publicamos esta notícia porque nos inspira e gostaríamos que inspirasse outros pais, professores e alunos em milhares de escolas por todo o país! Um conjunto de pessoas empenhados nesta acção, sem experiência nem contactos com órgãos de comunicação social para se fazer a devida divulgação do evento pode chamar a atenção das atitudes de alguns condutores. Os pais acharam graça à ideia, mas no dia seguinte os mesmos do costume continuaram a agir como... de costume. Uma ideia que resulta, mesmo que seja por um dia, pode e deve ser copiada por todos e se possível melhorada.



Precisamos de ideias para divulgar esta iniciativa!

14 comentários:

  1. Há Esperança! Uma luz ao fundo do tunel! Essas fotos iluminaram o meu dia!

    ResponderEliminar
  2. Fantástico! Mais uma demonstração de que, afinal, há mais pessoas capazes de indignação e, mais do que isso, com a capacidade de transformar a indignação em gestos. Parabéns aos animadores da iniciativa!

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente, acham que isso vai mudar alguma coisa? O resultado foi apenas um monte de pais indignados por terem de deizar o carro longe, só isso... e tendo em conta o "civismo" português, até me admira que o dono de um não tenha passado com as rodas por cima dos vasos. só para dar o "exemplo" ao filho...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo das 10:51, que tal guardar o seu pessimismo militante para si próprio?

    ResponderEliminar
  5. eu levo os meus filhos a pé para a escola. leva cerca de 10 minutos. se eu posso andar 10 minutos porque será que quem vem de carro não pode estacionar mais longe e andar 5 minutos?

    ResponderEliminar
  6. Compreendo o pessimismo - muitas vezes, mais do que compreender, compartilho-o. Mas não deixo que seja o pessimismo a ditar os meus actos (ou os meus não-actos). Se não tivesse outro mérito (e até acho que tem), a acção dos vasos valeria só pelo bem-estar que a sua notícia me causou. É bom saber que há quem se mexa. E é bom mexermo-nos - com ou sem esperança, pouco importa.

    ResponderEliminar
  7. a maioria das pessoas pensaram tratar-se de uma qualquer cerimónia... tal como quando as há nos jerónimos, nesses dias a polícia não deixa ninguém estacionar abusivamente, nos demais é o que se sabe!

    ResponderEliminar
  8. ora ai esta uma iniciativa que vale por muitas! parabéns aos responsáveis.

    ResponderEliminar
  9. "Anónimo das 10:51, que tal guardar o seu pessimismo militante para si próprio?"
    chama-se realismo e não pessimismo

    ResponderEliminar
  10. Anónimo realista
    Há pais que moram a 400 metros da escola e vão buscar o filho de carro. Estacionam em cima do passeio enquanto esperam. Obrigando os meninos que vão a pé para casa a seguir pela estrada. E, acreditem, não são poucos os meninos que andam a pé. Esta é a realidade. Há é duas maneiras de a enfrentar: lutando contra isto ou lamuriando-se à espera que outros lhes resolvam os problemas. Escolham a vossa.

    ResponderEliminar
  11. Caro anónimo das 0:43, eu sou um defensor activo, envio email para as câmara, colo autocolantes, faço o que posso, mas sim sou realista.
    Quando vejo um carro com o autocolante de dificiente parado em toda a largura de um passeio ou um carro com cadeirinha de bebé na mesma posição (e são às centenas), ou peões a andar na estrada com o passeio livre, sim sou realista, o problema não está nos condutores, está na mentalidade cretina e ignorante do português e quanto a isso não há nada a fazer.

    Nunca irão mudar, se o fizerem é à força e não há nenhum político disposto a fazer isso porque sabe que é o seu fim.

    Você mesmo disse que há pais que moram a 400 metros dali. Pergunte a eles se deixariam de estacionar em cima do passeio. Tenho a certeza que a grande maioria mandaria você se meter na sua vida. Tem dúvidas?

    ResponderEliminar
  12. Nos anos 60 e 70 o estacionamento no passeio era um problema em quase todas as cidades da Europa - quase todas resolveram o problema. Seremos geneticamente diferentes?

    ResponderEliminar
  13. Ao último anónimo: Não! estamos é sempre 40 anos atrasados.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo das 13:48
    Não tenho dúvidas. Alguns pais e mães já me responderam agressivamente - penso que só não passaram das palavras aos actos porque é feio bater em senhoras. Mas isso não me fará desistir. Até porque tentar não é sinónimo de ganhar. Mas não tentar é sinónimo de perder.

    ResponderEliminar