Destruição de património público


Caros senhores,

Aqui vos envio mais umas fotos muito reveladoras do desprezo que os automobilistas e autarcas mostram pelos seus semelhantes.
(...)


Estacionamento selvagem nos passeios acabados de construir no âmbito do Programa Polis na Costa de Caparica. Destruição de património público com "permissão" inconcebível por parte das autoridades policias na execução deste crime.









5 comentários:

  1. Deve ser um erro na maquina fotografica....é que eu nao consigo ver os autocolantes!!

    ResponderEliminar
  2. Colocar autocolantes em dezenas de veículos, cujos donos estão por perto nos restaurantes e bares, a ver um individuo a colar os dísticos amarelos nos seus carrinhos, penso eu que não seria muito saudável para o nosso "peão exaltado".

    Conheço bem esta situação, onde os veículos ficam em cima dos passeios umas três horas, para imediatamnete esses lugares serem ocupados por outros carros.

    Se fossem sempre os mesmos e ficassem por lá durante a noite, seria então mais aconselhável a colagem do autocolante no vidro.

    Mas para situações destas, não se poderá aplicar a máxima popular: - Quem é mais ladrão, o que rouba ou o que vigia?

    Sim, quem é mais responsável pela destruição e impedimento dos peões circularem nos passeios, o automobilista "barrigudo" ou as autoridades que ficam a ver?

    LC

    ResponderEliminar
  3. Um post para aqueles que dizem sempre na caixa dos protestos: eu até estava estacionado a um metros da parede, de forma a não incomodar os peões!

    ResponderEliminar
  4. Viva,

    Sou vereador da Câmara Municipal de Almada com a área do trânsito e gostaria de tecer 3 observações acerca deste post relativo ao estado das calçadas na Costa de Caparica.
    1. Não compreendo a mistura que é feita no início do Post entre automobilistas e autarcas. Se é verdade que estas fotos revelam o desprezo que os automobilistas têm pelos peões, nada é explicado sobre o porquê de se considerar isto revelador de desprezo por parte dos autarcas. No seguimento do Post , aliás, é referenciado e bem que existe , isso sim, falta de intervenção das autoridades policiais.
    2. Em Almada, para além de termos um Plano de Mobilidade, associado ao Metro Sul do Tejo, que tem vindo a mudar radicalmente o Concelho, empurrando os automobilistas para uma transferência modal nas suas deslocações, criámos uma empresa de gestão da circulação e estacionamento - ECALMA - que tem vindo a intervir numa primeira fase (muito para a remoção, bloqueio e penalização do estacionamento indevido)no centro da cidade, mas que irá ver a sua acção alargada ao resto do concelho. É uma intervenção com muitas incompreensões mas, certamente com o aplauso dos muitos que hoje podem usufruir a cidade de outra forma.
    3. A intervenção cidadã de quem alerta o seu semelhante para a irresponsabilidade dos seus actos é sempre de aplaudir. Não há que ter medo. Não é quem cola o autocolante no carro a demonstrar a sua indignação que está mal.

    Coragem e bom trabalho. Da parte da Câmara Municipal de Almada terão sempre o apoio e a certeza de que comungamos os mesmos objectivos.

    Um abraço,

    Rui Jorge Martins

    ResponderEliminar
  5. Sr. Rui Martins,

    É natural que na qualidade de autarca se sinta incomodado com o texto e eu senti-me mais indignado com as fotos que aqui estão publicadas e com a destruição que lá vi no local este fim-de-semana.

    A extensão destes passeios em ruínas é bem maior do que supomos quando vemos estas fotos. Na verdade, até já houve intervenção de alguém (?)nestes passeios. Limitaram-se a empilhar as pedras da calçada destruída por vários montinhos, e a alisar aqui e ali.

    Mas, a desobediência ao C.Estrada por parte dos automobilistas continua impune. Ninguém actua, nem a polícia que tem de receber instruções concretas para multar, e acredite tinha mesmo muito trabalho na Costa. Nem a autarquia, que não pede fiscalização á Ecalma para esta zona e outras desta cidade.

    Não me diga que a isto não se chama desprezo por quem quer movimentar-se nos passeios desta terra de turismo (?), e não lhes é permitido!

    Não está ainda na enraizado na consciência dos automobilistas, dos instrutores de condução (veja-se mais acima), das polícias e dos autarcas portugueses, de que isto não são atitudes que nos dignificam.

    Aqui mesmo ao lado, na vizinha Espanha e noutros países da Europa (excepto Grécia) e já em algumas cidades e vilas portuguesas as autoridades já se consciencializaram de que carros em cima dos passeios não está correcto.
    E é proibido por lei! Até aqui vem ao de cima o nosso velho vício de contornar a Lei.

    Têm de ser os autarcas a começar a zelar pelos munícipes e visitantes das cidades e a tomarem medidas eficazes.

    Senão, é o desprezo pelos eleitores e pelos cidadãos em geral.

    LC

    ResponderEliminar