Um buraco eco... lógico

.
ESTAS FOTOS são de Abril, mas vêm aqui parar no seguimento de comentários feitos a propósito do autocarro partidário que estaciona em cima dos passeios: embora tal seja lícito para os que andam em campanha eleitoral, fica sempre o problema da danificação dos pavimentos, problema esse que aqui se documenta com fotos que ultrapassam as raias do absurdo - a reparação desta tampa da caixa-de-visita da EPAL (destruída pelos motivos que estão à vista) demorou 2 semanas!

Como curiosidade adicional (além da plantinha que um bom samaritano ali colocou para evitar que os peões tropeçassem), repare-se que a camioneta, não contente com o facto de estacionar em cima do passeio, entrou nele sabe-se lá como, pois a rua é de sentido único... da direita para a esquerda!

Finalmente: repare-se que bastaria um par de pilaretes para evitar situações destas; e, daí, a pergunta: não há por aí, algures numa autarquia qualquer, umas quantas pessoas a quem nós pagamos o ordenado para, entre outras coisas, levantarem o rabo da cadeira e resolverem estes problemas de chacha?!

12 comentários:

  1. Um par de pilaretes?? Um par de ESTALOS é que era.

    Os pilaretes são mais uma invenção ignóbil para "amansar" a ditadura automóvel...

    ResponderEliminar
  2. Só não percebo porque razão publicam sempre as mesmas fotos e das mesmas áreas de Lisboa. Tenho mandado fotos de outras zonas do país, e situações bem mais graves (do meu ponto de vista), para o peao.exaltado que nunca e nunca as vi aqui publicadas...

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que um buraco destes, durante 2 semanas, numa das mais conhecidas avenidas de Lisboa, é sempre notícia.

    Mais a mais, se quem é responsável pelo "deixa andar" foi eleito em troca do compromisso expresso de acabar com o flagelo.

    Nota: passei pelo local da foto há menos de 10 minutos, e lá está a inevitável camioneta a descarregar, + 1 carro em cima do passeio. Sem falar nos carros em 2ª fila, a que já ninguém liga nada.

    Ed

    ResponderEliminar
  4. Que se passa com este blog?? Virou uma cruzada contra a autarquia de Lisboa e um assunto pessoal da esquina do Fruta Almeidas?
    Onde estão as fotos de outras zonas do país?

    Alguém aí está a danificar perigosamente a reputação que o blog tinha de expor os podres do estacionamento em PORTUGAL e resolveu usá-lo para proveito próprio.

    Sou um contribuinte activo com emails para o PP e que cola vários autocolantes por dia, e por isso, sinto-me no direito de criticar o que está a começar a irritar-me.

    Se essa cruzada continua, esta deve ser das minhas últimas visitas aqui.

    ResponderEliminar
  5. Logicamente, em vez de PP queria dizer PL (passeio livre)

    ResponderEliminar
  6. A camioneta da foto não está a servir o Frutalmeidas, mas sim o talho.

    ResponderEliminar
  7. Se há um problema grave, ele tem de ser denunciado.
    Se ele persiste, então a denúncia tem de passar a ser extensiva a quem beneficia com a situação, e a quem, podendo resolvê-la, não o faz.

    Ora o que se passa nesta esquina ultrapassa, em extensão, duração e grau de impunidade, tudo quanto se possa imaginar.

    Dizer que se trata de "uma campanha para desacreditar" este ou aquele não faz sentido (a menos que venha da boca dos "interessados"...)
    Mas o descrédito vem da situação em si mesma e não de quem a refere.

    Diga-se, de passagem, que o verdadeiro drama dos lisboetas é que vão ter de escolher entre duas pessoas que, neste assunto do estacionamento selvagem, foram igualmente incompetentes.
    Pior do que isso: não reconhecem que o foram!

    Ed

    ResponderEliminar
  8. "Ora o que se passa nesta esquina ultrapassa, em extensão, duração e grau de impunidade, tudo quanto se possa imaginar."
    O que eu mais conheço são zonas assim. Em Cascais e Oeiras, o cenário é muito pior do que em Lisboa e também constante. Em Lisboa, existem zonas bem piores, como Campo de Ourique e outras. No entanto, a tecla é sempre a mesma.
    Toda a gente já sabe o que se passa aí (há anos!). Fazer um post atrás de outro post sobre o assunto não vai melhorar nada.

    Que tal, por exemplo, telefonar para a polícia constantemente? Que tal encher as camionetas de autocolantes? Que tal deixar um panfleto no talho e no fruta almeidas a exigir que essa palhaçada acabe? Que tal ao fim do dia espetar um autocolante no vidro das lojas? São sempre as mesmas.

    É muito fácil chegar aqui e colocar fotos e lamuriarem-se constantemente. Outra coisa é agir.
    Eu falo por mim. Estou constantemente a enviar emails para as câmaras da minha zona, telefono e encho carros de autocolantes. Há um, que eu já coloquei uns 12 e continua lá. Não quer dizer que eu desista. Se calhar qualquer dia ofereço-lhe uma pintura nova.

    Agora este teclar sempre na mesma tecla do fruta almeidas e zonas há volta já enche!
    Porque não há fotos da vergonha que é a av. do Brasil? Ou de toda a zona de Alvalade? Não existe passeio que não tenha um carro. Ou mesmo de Campo de Ourique, Alcântara, Penha da França, Graça, da nova ciclovia Belém-Cais do Sodré invadida constantemente, entre muitos outros.

    Por favor, a sério, parem com isto. Como dizem os brasileiros: "Já não há saco!"

    ResponderEliminar
  9. A zona do Frutalmeidas não é melhor nem pior que todas as outras de Lisboa ou de outras cidades. Também concordo que começa a cheirar mal esta história do Frutalmeidas. Nos últimos tempos não se fala aqui de outra zona. O autor das fotos do Frutalmeidas ou quem as publica que saia da sua rua e visite Benfica, Belém, Lapa ou Campo de Ourique e verá que tem muito mais matéria para mostrar do que a mesma esquina de sempre. Para além disso, tenho enviado várias fotos para o PL e nenhuma é publicada. E já agora, por que não me enviam os autocolantes que pedi há quase 1 mês? Eu sei que não é nada obrigatório, mas tenho pago sempre os autocolantes e a minha zona está a tornar-se novamente num verdadeiro caos.
    Vamos lá variar as fotos deste blog, para evitar a diminuição das visitas...

    ResponderEliminar
  10. Tenho uma sugestão a fazer, relacionada com este assunto.

    Em cada semana (ou quinzena, ou mês), os responsáveis pelo blog seleccionariam um local ou uma zona em que o estacionamento abusivo, nos passeios e/ou nas passadeiras, é particularmente constante, extenso ou perigoso.

    Durante esse período de tempo, os participantes e simpatizantes desta iniciativa dedicar-se-iam a uma das seguintes actividades, de acordo com as suas possibilidades e preferências:

    1) colar autocolantes nos carros estacionados nesse local, de acordo com as regras estabelecidas;

    2) fotografar o local e enviar as fotografias para o Passeio Livre, jornais e revistas, outros blogs, autarquias, polícias, etc;

    3) escrever cartas, enviar faxes ou emails para as polícias, junta e assembleia de freguesia, câmara e assembleia municipal relevantes, exigindo, em tom correcto mas firme, a resolução do problema.

    O ponto 3) parece-me extremamente importante. A Amnistia Internacional faz isto há muitos anos, com sucesso. Se é possível conseguir a libertação de prisioneiros de consciência desta forma, será certamente possível libertar passeios e passadeiras! Note-se que, para que seja eficaz, o efeito de concentração é muito importante (a entidade destinatária receber muitas mensagens sobre o mesmo assunto, num espaço de tempo curto). Também é importante que, em cada caso, o objectivo seja claro e limitado (em vez de, por exemplo, "exigir a resolução do problema do estacionamento abusivo em Oeiras", pedir-se ia uma acção específica (fiscalização, coimas, reboque e ou bloqueamenteo à polícia, pilaretes às autarquias) numa determinada rua ou zona. O Passeio Livre poderia propôr uma carta-tipo ou um conjunto de pontos a incluir.

    Gostaria de ter a vossa opinião sobre isto.

    ResponderEliminar
  11. A menos que tenha sido apenas pela aproximação das eleições, este post já teve uma vantagem:
    A PM e a EMEL têm aparecido mais por ali (enquanto que a PSP, já se sabe, é como se não existisse).

    Claro que não multam ninguém.
    Mas ao menos agitam aquilo, fazem-de-conta e dão espectáculo! E ainda há o divertimento adicional de ver tudo voltar ao mesmo assim que eles se afastam.

    E toda essa palhaçada, nos tempos tristonhos que correm, também tem utilidade!

    ResponderEliminar
  12. «embora tal seja lícito para os que andam em campanha eleitoral»

    Lícito? Será que é? e se for, será que deveria ser lícito? Num país civilizado duvido que fosse.

    ResponderEliminar