Sugestões de perguntas aos candidatos a autarcas

O estacionamento ilegal degrada o nosso espaço público há várias décadas. Até agora pouco progresso se tem conseguido para evitar este flagelo. Como cidadãos, estranhamos que depois de décadas de poder autárquico, se continue sem actuar sobre situações de clara ilegalidade que põem em perigo pessoas diariamente. Estanhamos também que se desperdice até uma fonte de receita que não devia existir, mas caso exista pertence a todos.

1. O que pensa sobre o estacionamento ilegal sobre os passeios?
2. Considera que existem circunstâncias em que é tolerável?
3. Porque é que acontece e como poderá ser evitado?
4. Gostaríamos que mencionasse uma lista de medidas muito concretas
que tenciona implementar, se vencer as eleições, para eliminar o
estacionamento sobre os passeios.
5. Quer anunciar uma meta, ou desejo mensurável, relativamente a
este assunto e que pretende atingir até ao fim do seu primeiro
ano de mandato?

--
Não temos meios para perguntar a todos. Sugerimos que copiem estas, e outras perguntas que julguem pertinentes, e enviem um correio electrónico aos candidatos da vossa autarquia. Depois contem-nos quais foram os resultados.

15 comentários:

  1. e perguntas sobre outros temas de interesse dos peões? como tempos de atravessamento de praças, tempos de verde nos semáforos, passeios ocupados por diversa parafernália urbana, etc...?

    Gostaria que o debate sobre peões não se esgotasse nos carros em cima dos passeios...

    ResponderEliminar
  2. Boas. Aqui segue o meu contributo:

    A pergunta 1 é inútil (tds vão responder o mesmo...);
    A pergunta 4 é uma repetição, mais elaborada, da pergunta 3;
    Para mim bastariam as perguntas 2 e 4 e poderia acabar com uma pergunta directa: «costuma estacionar em cima do passeio?» ou então «se lhe oferecermos uns autocolantes, colaria algum?».

    Boa Sorte

    ResponderEliminar
  3. A primeira pergunta é muito abrangente, na sua resposta os candidatos podem dizer logo tudo o que inviabiliza as demais.
    Seria mais acertado fazer perguntas directas tipo a 2. 4. e 5.
    Também gostaria de saber a opinião dos candidatos sobre:
    -As diferenças entre as duas principais medidas de actuação (os pilaretes e/ou a autuação);
    -As diferentes abordagens conforme as zonas, sabendo nós que as zonas residenciais são o parente pobre na aplicação de medidas.
    JC

    ResponderEliminar
  4. Aos treinadores de bancada sugiro que alterem as perguntas, mas mandem o email! :-)

    ResponderEliminar
  5. Sugestão de pergunta:
    6 - Nunca lhe disseram que não tinha jeito para ser autarca?

    ResponderEliminar
  6. outra sugestão:

    - O que pretendem fazer para combater a inoperância da Polícia Municipal que muito se esforça para não ver as situações de estacionamento ilegal?

    - Como pode a Polícia Municipal queixar-se de falta de meios se aqueles que existem não fazem o seu trabalho?

    p.s. excelente ideia, era bom que muitos aderissem. Por isso, toca a enviar as questões aos CMLianos

    ResponderEliminar
  7. Anónimo das 12:14 quanto à resposta da pergunta 6 há pouca gente com tal jeito e mesmo com jeito talvez nunca consigam alcançar tal posto. Atacando as pessoas não se chega a lado algum é preciso mãos à obra e apresentar soluções e no final de contas mais importante neste caso será uma mudança de mentalidades dos cidadãos como temos visto com algumas respostas neste blog. Espero que os candidatos tenham isso em conta.
    Gosto das perguntas finais do Augusto: Talvez mudaria o Costuma... para "Já alguma vez estacionou em cima do passeio? Se sim, fá-lo frequentemente?"
    Catarina

    ResponderEliminar
  8. Penso que independentemente de outras questões que se possam colocar, é importante que os candidatos percebam que é uma situação inaceitável e só por falta de interesse dos mesmos é que não foi resolvida.

    Sugiro que estejam presentes algumas das imagens que aparecem no blog, no caso de algum dos candidatos ser mais distraído ou não andar a pé.

    E no fim, não se esqueçam de passar aos mesmos alguns autocolantes!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo das 13:23, concordo consigo, eu estava só a brincar, obviamente.

    ResponderEliminar
  10. FINALMENTE VOU PODER IDENTIFICAR OS AUTORES DESTE BLOG!

    ResponderEliminar
  11. caro anónimo os autores somos todos, até voçe. Se quiser rostos, poupe a deslocação, basta ir à coluna da direita: O Passeio Livre na Comunicação Social.

    ResponderEliminar
  12. Estou com tanto medo do anónimo das 15.54...
    Acho que já nem vou para não me cruzar com ele.
    Tenha mas é juízo que não mete medo a ninguém!

    ResponderEliminar
  13. Antigos examinadores da DGV condenados por corrupção passiva. O Tribunal de Coimbra condenou hoje dois antigos examinadores da Direcção-Geral de Viação a dois anos de prisão com pena suspensa por crime de corrupção passiva, alegadamente por facilitarem nos exames para obtenção da carta de condução. Só dois??? Cadé os outros? Pelos vistos, esta malta do automobilismo (uma grande maioria) tirou a carta com 3 tampas de Farinha Amparo ou foi "facilitada" como se diz no início do post... É por isso que eles pensam que estacionar em cima do passeio é legal! Não chegaram a ler o Código todo...

    ResponderEliminar
  14. Depois de ler todos os contributos acima, procurei sintetizar as questões que me parecem pertinentes, com algum acréscimo. Ficou assim a minha lista, que vou enviar aos candidatos:

    1. Tem um projecto para fazer de Lisboa uma cidade atraente, competitiva e sustentável?

    2. Em sua opinião, o problema do estacionamento de veículos automóveis sobre os passeios é irrelevante ou é secundário para a prossecução desse projecto?

    3. Considera uma fatalidade lisboeta o estacionamento de veículos automóveis sobre os passeios?

    4. Que medidas concretas tenciona implementar para eliminar o estacionamento sobre os passeios?

    5. Que objectivo mensurável pode avançar, para ser atingido até ao fim do primeiro ano de mandato?

    6. Acha tolerável a inoperância da Polícia Municipal – e o alheamento do Governo Civil de Lisboa, através da PSP – relativamente às situações de estacionamento sobre os passeios, em contravenção ao artigo 49.º 1 f) do Código da Estrada e puníveis com coima de € 60 a € 300?

    7. O que deve a edilidade fazer para mudar esta indiferença das forças de segurança?

    8. O que pode a edilidade fazer para se instituir uma consciência cívica, de cidadania, relativamente ao não abuso do espaço público pelos automobilistas?

    ResponderEliminar
  15. A todos os que perdem tempo a fazer estas criticas ridiculas e não teêm mais nada para fazer, mais valia que dessem uma ajuda ao vendedor a carregar umas caixinhas de café, assim mais rapidamente o passeio seria desimpedido.
    Já agora uma questão? Esta zona é uma zona de coxos? Não percebo quem precisa de andar com um pé no passeio, outro na estrada, (visto a foto)...
    Mário Silva

    ResponderEliminar