Embora o problema não assuma a mesma gravidade dos carros, muitos condutores de motos também dão a sua modesta contribuição para tornar os passeios intransitáveis por aqueles a quem se destinam em primeiro lugar: os peões.

Esta foto (tirada junto à pastelaria Suprema, em Lisboa) foi escolhida porque, a poucos metros (à porta do café Luanda), existe um parque para motorizadas... às moscas.
.
Actualização (20 Ago 09): em complemento do que acima se diz, ver fotos [aqui].
Acabei de passar, há minutos, por 4 desses parques (Av. S. João de Deus, R. Conde de Sabugosa, junto ao Luanda e junto ao Vá-Vá). Estão completamente vazios. As motos estão ali por perto, semeadas pelos passeios...

13 comentários:

  1. Vossemecê não percebe nadinha, as motos são objectos de arte, logo é para por em lugar de destaque. Quando foi o cowparade não viu vacas no meio da estrada, pois não?
    Está explicado!

    ResponderEliminar
  2. Este mau exemplo não é de espantar... Com grande grau de probabilidade, a mota pertence a um senhor (já com idade suficiente para ter juízo) que estaria sentado na esplanada da Suprema a apreciar o seu brinquedo enquanto bebe um café...

    ResponderEliminar
  3. Os merdars perdão motards são os piores... Largam o aspirador no primeiro sítio que encontram e andam à velocidade que bem lhes apetece na estrada.

    ResponderEliminar
  4. Por mim, só lhes peço que cumpram o Código da Estrada - quer em termos de velocidades e ultrapassagens, quer (como é o caso referido neste post) no que toca ao estacionamento.

    Hoje mesmo, vi inúmeras motos em cima dos passeios. Estavam quase todas a poucos metros de parques específicos. Estes, por sua vez, ou tinham 1 motorizada ou mesmo nenhuma.

    ResponderEliminar
  5. Em primeiro lugar, parabéns por este blog, q há mto está nos meus "favoritos". Quer-me parecer, no entanto, q esta foto está algo descontextualizada. Uma coisa é certa: por este passeio poderá circular uma multidão sem colidir com a moto.

    Há cerca de 2 décadas, qdo filh+velho tirou carta, deixei de utilizar automóvel e passei a servir-me exclusivamente da moto. Entretanto, há relativamente poucos anos, vim viver para Lisboa e, desde então, já incorri em bastas despesas devidas à azelhisse e/ou desrespeito por parte de automobilistas - estando a moto bem estacionada. Como não sou rico e não tenho outro meio de transporte alternativo, hoje, sempre q posso, e não havendo parque disponível, estaciono em cima do passeio - com o cuidado de deixar amplo espaço para a circulação dos peões.

    É penoso ler comentários do teor do merdónimo da 11:45, ou a declaração peremptória do Carlos Medina Ribeiro. Não há, nem por sombras, parques suficientes e, para cúmulo, muitos estão ocupados por automóveis. Depois, quando me queixo desse facto a qlq agente da autoridade, recebo um enfadado encolher de ombros.

    Cumprimentos,
    fcl

    ResponderEliminar
  6. Cá para mim, deixava-se de andar de carro, moto, transportes publicos, bicicleta (sim, porque se a bicicleta estiver mal estacionada, também levam com o comentáriozinho da treta, e lá é criado mais um blog para o efeito das bicicletas mal estacionadas) e andávamos todos a pé... NOT....

    ResponderEliminar
  7. Andei de moto durante mais de 40 anos e nunca estacionei em cima de um passeio. Acredite quem quiser. Quanto às velocidades, foram sempre cumpridas de acordo com as leis em vigor na altura. Quanto ao estacionamento, deixava a moto numa garagem pública, pagava a renda mensalmente pelo espaço (inferior ao de um carro) e vinha de transporte público para casa. Acredite quem quiser. Por isso, penso ter "moral" mais que suficiente para "desancar" em quem estaciona em cima dos passeios, das passadeiras, nas paragens dos transportes públicos, em frente às portas dos prédios (e em cima dos passeios), etc., quer sejam carros ou motos. Neste caso, até nem está a ocupar espaço relevante dado que o passeio é enorme (mais valia aproveitarem o excesso do passeio para um pequeno estacionamento), mas não deixa de ser uma infracção ao Código da Estrada. Agora, existem uns caramelos que estacionam as motos e as motorizadas em cima dos passeios e em diagonal, que é para ocuparem ainda mais espaço que um carro, não em comprimento, mas em largura!
    Quanto ao triste comentário do anónimo «Os merdars perdão motards são os piores», existe merda em todo o lado, meu caro, sejam motards, sejam automobilistas, sejam peões e nem todos podem ser medidos pela mesma bitola! Porque existem os que cumprem e os que não cumprem.

    ResponderEliminar
  8. Fred como eu te compreendo, pois tb muito já me fiz transportar de moto e também já me mandaram a moto ao chão por nabice de um condutor e como resultado também muito estacionei nos passeios.
    Até que se me deparou com um simples argumento: E OS INVISUAIS?
    Abraço
    PS1: Anónimo das 11:45: Estás no blog errado, o das atrasadices mentais é mais pró lado do ACP!
    PS2: Anónimo das 17:44 não tens mais nada para fazer? Podes sempre tentar o suicídio!

    ResponderEliminar
  9. Caro Fredstone

    Há, de facto, parques para motorizadas que até estão cheios (na Rua Castilho, p. ex.).

    Mas a moto da foto está na mesma zona [DESTES], e as fotos foram tiradas todas de seguida.

    --

    Mesmo aceitando que, se o passeio é largo, não é grave que esteja em cima do passeio (e, de facto, não é...) bem a podia encostar a maquineta a uma parede, como se vê em algumas das fotos que indico no link.

    ResponderEliminar
  10. Fox,
    Obg plas tuas palavras. E tens razão relativamente aos invisuais. Por esse motivo, qdo n encontro outra alternativa alem do passeio (sendo q este tera q ser largo), deixo o meu "ferro" o +encostado possivel a uma parede, nunca em diagonal.
    Carlos Medina Ribeiro,
    Infelizmente, só mto poucos parques para motos têm pilaretes (ex: frente ao forum Picoas) a protegê-los dos enlatados. N será o caso da foto, mas há q haver bom-senso para algumas situações.
    Estacionamentoselvagem,
    Pago estacionamento em garagem perto de casa e tenho lugar na garagem da empresa onde trabalho. Felizmente, pois os 10min q, de moto e respeitando todas as regras (acredite se quiser), separam casa-trabalho, transformam-se em 40m se fizer o trajecto de autocarro. Acredite se quiser.
    Cumprimentos,
    fcl

    ResponderEliminar
  11. No seguimento de alguns comentários, o 'post' teve uma "actualização".

    ResponderEliminar
  12. Há gajas há, mas como andam todas enlatadas ninguém as vê, só se vê os seus brutais amantes de quatro rodas.

    ResponderEliminar