Institucionalizar o Abuso

Av. Gago Coutinho, em Lisboa.

Será que este sinal de trânsito é legal? - Pergunta o leitor que nos envia a foto...

16 comentários:

  1. É uma tristeza quando são os próprios poderes públicos que permitem a ocupação de passeios pelos carros.

    ResponderEliminar
  2. é legal sim... isso também já é ma vontade... quando tirei a carta a 5 anos, ensinaram-me esse sinal. tambem me ensinaram na altura que só havia 2 ruas em lisboa que tinham esse sinal, e eram no restelo por causa das embaixadas. há que ter um pouco de tolerancia também...

    ResponderEliminar
  3. Legal ou ilegal, é uma tristeza. A totalidade do passeio está ocupada pelos carros. Como é que as pessoas passam? E os deficientes? E os carrinhos de bebés? No asfalto, sujeitos a serem atropelados pelos táxis e autocarros que por aqui passam "a abrir"?! Como é que alguma vez isto pode ser uma solução tolerável, obrigando as pessoas a passar na faixa de rodagem de uma avenida que está transformada numa autêntica via rápida?!

    Não fui eu o autor deste post, mas compreendo a indignação do autor. Permitir isto é o mesmo que estar a dizer aos restantes carros que estão estacionados neste passeio (não são só estes 4 carros da embaixada, não, há muitos mais...) que não faz mal ocupar o passeio com o carro, que não tem importância o facto de as pessoas não poderem passar no passeio.

    Este sinal foi pensado para situações verdadeiramente excepcionais e não para criar cidadãos "mais iguais que os outros", e NUNCA para permitir a ocupação TOTAL de um passeio. Portanto, tenho muitas dúvidas que esta situação seja legal.
    Aliás, é sabido que por Lisboa inteira há inúmeros lugares de estacionamento pago criados pela Câmara (parquímetros) que são ILEGAIS, porque violam claramente o Código da Estrada, ao permitir o estacionamento a menos de 5 metros dos cruzamentos e das passadeiras. A Câmara também tem de obedecer à lei...
    Portanto, a existência deste sinal por si só não transforma esta situação numa situação "legal"...

    ResponderEliminar
  4. Sim é legal....

    Ao senhor das 13:19...fique sabendo que existindo ou nao parquimetros numa rua qualquer em qualquer cidade ou país é sempre proibido estacionar a menos 5 metros da passadeira ou menos 5 metros dos cruzamentos...

    O problema está em as pessoas nao procurarem ajuda para as suas duvidas...tiram logo as conclusoes todas....Existe um livro chamado código da estrada que cerca de 60% ou mais da populaçao devia colocá-lo na mesinha de cabeceira ao lado dos comprimidos ou entao levá-lo no carro....

    As pessoas deviam-se informar primeiro antes de mandar bitaites da boca para fora...

    Para terminar , gostaria de dizer que existem muitos lugares por este país fora em que é permitido estacionar em cima do passeio ,quando existe sinal a permitir claro.

    Quem for de lisboa conhece certamente a Av. do Brasil...pois bem .... deem um passeio por la e vejam as ultimas novidades...Estacionamento permitido em cima do passeio para todos e á borla!!!

    Fiquem bem

    ResponderEliminar
  5. "Ao senhor das 13:19...fique sabendo que existindo ou nao parquimetros numa rua qualquer em qualquer cidade ou país é sempre proibido estacionar a menos 5 metros da passadeira ou menos 5 metros dos cruzamentos..."

    Meu caro, foi o que eu disse!! Não leu o que eu escrevi ou não quis ler?!!
    Eis o que escrevi:
    "...há inúmeros lugares de estacionamento pago criados pela Câmara (parquímetros) que são ILEGAIS, porque violam claramente o Código da Estrada, ao permitir o estacionamento a menos de 5 metros dos cruzamentos e das passadeiras".

    Além de não ter lido bem isto que eu disse, também não percebeu a ideia. O que eu quis dizer é que não basta existir um sinal a permitir o estacionamento para este passar a ser legal, e este exemplo dos parquímetros imediatamente antes dos cruzamentos e das passadeiras é um exemplo claro disso. O sinal diz que pode, mas não pode...

    Às vezes falta por aqui um pouco de calma...

    ResponderEliminar
  6. Fui eu que tirei a foto, e vim a saber que é legal.

    O problema que se põe, então, é outro:

    1- Se o passeio é suficientemente largo para permitir o estacionamento de carros (sem prejuízo da uma passagem folgada de peões), então as autarquias que assumam isso, e façam recortes para estacionamento como deve ser.

    2- Caso contrário, o estacionamento deve ser proibido - ou, no limite, impedido (com canteiros, árvores, correntes, pilaretes, etc).
    Assim como está é um convite a estacionar dessa forma em toda a avenida (e não só em frente à embaixada). Diga-se, de passagem, que é precisamente isso o que acontece...

    ResponderEliminar
  7. O das 15:02 é um espertalhão. Sabe tudo e que ninguém o contrarie!

    ResponderEliminar
  8. Apenas sou uma pessoa informada caro amigo das 19:47....Se nao cumpro pago por isso....Se os outros nao cumprem que paguem tambem...
    Sou da sua opiniao caro Carlos ribeiro...mas neste país com estes politicos isto torna-se sempre numa ramboia....
    O mais curioso é que os portugueses reclaman e reclaman, chamam nomes a este e áquele , mas durante as eleiçoes gostam é de abanar as bandeiras e dar beijinhos em antonios costas e santanas lopes...o nosso país e pessoas sao do mais falso que pode existir!!!

    Ate se deixam comprar por beijinhos , bonés e aventais....

    cmpts

    ResponderEliminar
  9. Institucionalizar a ilegalidade não será digno de uma sociedade que procura a plena integração europeia, para junto de países onde este e outros problemas já deixaram de existir, há muitos anos.
    Estamos nós a começar agora a luta contra esta praga infame de não se permitir que as pessoas andem a pé nos passeios.
    E por falar em C.E., o art. 49º, al. f), não faz referência a isenções a Embaixadas, a Juntas de Freguesia, nem aos funcionários de museus!

    Em Junho pp enviei para este blogue, e foi publicada, uma foto onde se viam carros em cima de um passeio bem largo, onde a autarquia de Almada, desta vez louvor lhe seja feita, aproveitou esse local para um estacionamento legal, limitado por pilaretes. Ficou um espaço entre os pilaretes e os prédios de cerca de 3 metros, que dá bem para as pessoas circularem. Assim, está bem!

    Agora deste modo, nunca!
    Fique bem, sr. Carlos Medina.

    LC

    ResponderEliminar
  10. Os dois painéis que estão em baixo do sinal P são "oficiais", correspondendo aos modelos 12b e 12f. São painéis que só podem ser usados em complemento com este sinal (P), e destinam-se a indicar a disposição autorizada para o estacionamento de veículos.

    Mas está longe de ser claro que estes sinais legitimam o estacionamento em cima do passeio.

    Começa por ser curioso que o regulamento que criou estes painéis não faz qualquer referência a estacionamento em cima do "passeio". A placa sobrelevada que se vê no painel não é necessariamente um passeio (poderá ser uma berma sobrelevada?). Fica a primeira dúvida: estes painéis terão mesmo sido criados a pensar no estacionamento em cima do passeio?

    Se o piso sobrelevado que se vê no painel não é um passeio, o painel está a ser ilegalmente usado para permitir o estacionamento nos passeios.

    Se estes painéis se destinam mesmo a permitir o estacionamento em cima do passeio, a sua legalidade é no mínimo muito duvidosa. Eles foram criados por um simples decreto regulamentar (= com valor inferior ao de uma lei ou decreto-lei), e portanto não podem contrariar o Código da Estrada. Como disse LC, o Código da Estrada não prevê uma única excepção à proibição da paragem ou estacionamento em cima do passeio. Portanto, segundo o Código da Estrada, parar ou estacionar no passeio é absolutamente proibido, seja em que circunstância for.
    Parece-me que este argumento é válido. Quando o Código da Estrada admite excepções às regras que prevê, di-lo expressamente. Por exemplo, no art. 27 estabelecem-se os limites de velocidade que todos conhecemos. Mas no art. 28, nº 1, alínea b), admite-se que possam ser fixados limites superiores aos legais (por ex., mais de 120 km/h) “quando a intensidade do trânsito ou as características das vias o aconselhem”.

    Não sou o primeiro a pôr em causa a legalidade destas situações em que se autoriza o estacionamento nos passeios, esta questão já tem sido levantada.

    Eis uma questão que devia ser discutida aqui e que o Passeio Livre talvez devesse explorar. Seria uma boa batalha começar a suscitar a ilegalidade desta “institucionalização do abuso”…

    Aproveito para perguntar ao Carlos Medina Ribeiro: como é que veio a saber "que é legal"?

    Em qualquer caso, mesmo que seja legal, não concordo, pelas mesmas razões pelas quais não concordo que os condutores em geral estacionem no passeio.

    JL

    ResponderEliminar
  11. "Quem for de lisboa conhece certamente a Av. do Brasil...pois bem .... deem um passeio por la e vejam as ultimas novidades...Estacionamento permitido em cima do passeio para todos e á borla!!!". Eu já mandei até para o cartas abertas sobre isto. É escandaloso. E o pior é que há um terreno enorme a 100 metros quase vazio.

    ResponderEliminar
  12. «Aproveito para perguntar ao Carlos Medina Ribeiro: como é que veio a saber "que é legal"?»

    Já não sei ao certo quem mo disse, mas a informação foi-me dada há muito tempo num outro blogue, a propósito de "sinalização complementar" semelhante, existente em Lagos.

    Os sinais-base são os do Código da Estrada, e (a crer nessa informação) podem ser complementados com outros, rectangulares, brancos.

    Dito isso, se o que eles indicam é correcto ou não, é outro assunto completamente diferente.

    ResponderEliminar
  13. CLARAMENTE, para que não restem dúvidas (e em conformidade com o que foi acima dito pelo JL):
    1.º O estacionamento em cima do passeio é proibido por lei (neste caso o Código da Estrada). Logo a sua permissão administrativa é ilegal;
    2.º Mesmo que o Código da Estrada o permitisse (hipoteticamente), não legitimava o acto, pois a lei não se basta com a vontade do legislador, tem de estar conforme com o «pacto social» e eu, quando prescindi da minha soberania em favor do Estado, não o foi para fazer aberrações destas, logo compete ao cidadão insurgir-se contra os abusos da Administração.
    Autocolantes neles todos!
    JC
    PS: temos um novo Provedor de Justiça. É um bom assunto para submeter à sua apreciação, tendo em conta que esta «institucionalização do abuso» é uma prática que se está a banalizar!

    ResponderEliminar
  14. Esta discussão é demasiado importante e interessante para se perder na caixa de comentários do blog, à medida que novos tópicos forem surgindo. O mesmo acontece com algumas que ficaram "lá para baixo". Aproveito por isso para sugerir aos autores do blog a criação de um fórum, modelo que me parece mais apropriado, pela maneira como ficam organizados os tópicos, pela possibilidade de fazer pesquisas e até pela eventual necessidade de registo, que provavelmente desencorajaria ameaças e outros comentários abusivos.

    ResponderEliminar
  15. eu acho que deve haver algures na constituição que é proibido danificar propriedade alheia. Se os carros em cima do passeio o fazem então que se danifique o sinal

    ResponderEliminar
  16. Veja-se um outro exemplo, bem nosso conhecido, em:

    http://sorumbatico-longos.blogspot.com/2009/07/blog-post.html

    O que está em causa é, na essência, o mesmo:
    Há um determinado sinal do Código da Estrada que é "complementado" com uma "excepção" (desta vez sob a forma de um texto).

    NOTA: as 2 fotos que se vêem nesse link têm uma curiosidade adicional: a proibição devia estar 25m atrás da paragem do autocarro, e não a 10m, como está.
    Foi, decerto, para aproveitar a existência do poste de iluminação e, assim, poupar 2 metros de tubo...

    ResponderEliminar