Falta de Opção?




APANHADOS EM FLAGRANTE* (5)


Rua Quinta das Palmeiras, Oeiras, 8/7/2009. Passou pelo lugar vago (e gratuito) que se vê na fotografia, ignorou-o e estacionou cerca de 15 metros depois, em cima do passeio. Além deste lugar, havia, na mesma rua, por onde este carro passou, mais de 20 lugares livres. Cheguei a pensar que esta alminha tivesse estacionado para ir à farmácia ou ao banco, mas não: entrou num prédio, e 15 minutos depois o carro ainda aqui estava... Falta de alternativa? Ou falta de civismo?...


[*Série de fotografias tiradas a carros acabados de estacionar no passeio ou na passadeira e com alternativa de estacionamento a poucos metros. Para acabar de vez com o mito de que o estacionamento nos passeios se deve à falta de alternativa de estacionamento. É, em primeiro lugar, uma questão de MENTALIDADE]

4 comentários:

  1. Tudo menos falta de opção!

    Falta de educação,
    Falta de medo da multa,
    Falta de consideração pelo cidadão,
    Falta de atenção das autoridades,

    Enfim,tenhamos fé.

    A Câmara de Almada já fala em "passeios livres", e em Lisboa, já há projectos de alteração ao PDM, sendo um dos objectivos de se melhorar a mobilidade, afirmando uma das candidaturas que na cidade "o rei é o peão" (sic).

    Parafraseando o outro governante antes de 1974: "isto vai, mas vai devagar"

    LC

    ResponderEliminar
  2. Este blogue está a ficar repleto de exemplos em que o estacionamento em cima do passeio claramente nada tem a ver com a falta de alternativa de estacionamento. Este post e o anterior são só os exemplos que estão mais à mão.

    Esta está a ser uma das contribuições mais positivas deste blogue - contribuir para, como diz o autor deste post, acabar com o mito de que este problema existe por não haver outro lugar para estacionar a não ser em cima do passeio.
    Esta falsa ideia já estava a ficar muito enraizada nas cabecinhas mais distraídas, e até a polícia foi na conversa, não multando os abusadores por "compreensão" perante o "problema da falta de estacionamento".

    Estava-se a meter tudo no mesmo saco. E se calhar, se tivermos em conta o país todo, as situações em que o estacionamento é feito no passeio por não haver uma alternativa de estacionamento perto até são capazes de ser a EXCEPÇÃO, ou seja, minoritárias. Sempre foi essa a sensação que tive, e continuo convencida disso.

    Lentamente, vamos conseguindo demonstrar, aqui, que o problema afinal é outro. Situações como a deste post ou a do anterior, que vemos todos os dias, não têm justificação possível.

    O desafio é conseguirmos convencer a polícia disso mesmo.

    ResponderEliminar
  3. São precisamente estes casos que me deixam mais irritada. Só olham mesmo para o umbigo deles!
    Não deixem de colar autocolantes. Devagar, muito devagar, vamos conseguindo...

    ResponderEliminar