Emergência!... mas cuidado para não estragar a pintura do popó.


Viva,
Estou a escrever para vos oferecer um exemplo didáctico que ilustra cabalmente uma das razões para não se estacionar em cima do passeio. Eu sei, como se o bom censo não fosse o suficiente para não se estacionar em cima do passeio!Enfim...
Neste prédio houve hoje uma inundação (curiosamente também ela fruto da falta de civismo). Os bombeiros foram chamados para cortarem o abastecimento de água ao prédio, foi necessário proceder assim dado que o problema era na escada. Infelizmente não puderam trabalhar convenientemente dado que estava um automóvel estacionado em cima do passeio com a roda da frente a uns dez centímetros da válvula de segurança do prédio. Ora, quem conhece a ferramenta usada para fechar estas válvulas sabe que a haste tem uns 60 ou 70 centímetros logo não podia trabalhar naquele lugar com o automóvel a impedir o fácil acesso.
Em resultado do atraso em fechar a válvula os estragos na escada poderiam ter sido muito menores dado que a maior parte do tempo usado para resolver o problema foi usado em deliberações sobre a melhor forma de actuar sem danificar o automóvel!
Há nesta história vários problemas a destacar:
* Em primeiro lugar o extremo cuidado que os bombeiros tiveram em não danificar o carro. Pediram mesmo a alguns vizinhos para emprestarem toalhas para proteger o automóvel. A avaliar pelo que vemos em filmes estrangeiros a primeira coisa que um bombeiro deveria ter feito seria arredar o automóvel,não muito preocupados com os estragos que pudessem fazer. Estando nós no país em que estamos não me admirava nada que os bombeiros fossem responsáveis pelos estragos que fizessem! Seria interessante os leitores do blog clarificarem este ponto.
* Quando finalmente os bombeiros perceberam que não conseguiam trabalhar desta forma (depois de terem riscado o carro algumas vezes!), decidiram finalmente arredar o automóvel. Só nesta altura é que a dona do veiculo gritou de um segundo andar e removeu o automóvel. Notar que não foi chamada a policia, e não foram pedidas responsabilidades. Notar também a apatia da proprietária do veiculo. Terá sido por má consciência que não foi retirar o automóvel?
* Já pedi à CML para colocar pilaretes pelo menos à frente das portas dos prédios, até agora sem sucesso. Também já sugeri à CML a reordenação do tráfego nesta zona por forma a aumentar o número de lugares de estacionamento disponíveis, também sem resultados.
Toda esta história se passou na Rua Leite Vasconcelos em Lisboa.
É claro que podem utilizar o conteúdo deste mail da forma que vos for mais conveniente.
Obrigado,

13 comentários:

  1. Isto é tudo uma questão de valores

    ResponderEliminar
  2. E o valor supremo é o Automóvel.

    ResponderEliminar
  3. Cito o Código Civil:
    «ARTIGO 339º
    (Estado de necessidade)
    1. É lícita a acção daquele que destruir ou danificar coisa alheia com o fim de remover o perigo actual de um dano manifestamente superior, quer do agente, quer de terceiro.
    2. O autor da destruição ou do dano é, todavia, obrigado a indemnizar o lesado pelo prejuízo sofrido, se o perigo for provocado por sua culpa exclusiva; em qualquer outro caso, o tribunal pode fixar uma indemnização equitativa e condenar
    nela não só o agente, como aqueles que tiraram proveito do acto ou contribuíram para o estado de necessidade.»

    Isto quanto à responsabilidade civil.
    Quanto à responsabilidade criminal, há um artigo idêntico no Código Penal, que serve igualmente para a responsabilidade disciplinar; ou seja se os bombeiros tivessem danificado o automóvel, nuca seriam responsabilizados.
    Eventualmente, quem poderia ser chamado «à pedra» seriam, equitativamente, quer o responsável pela inundação, quer o proprietário do automóvel, pois o estacionamento ilícito também estava a contribuir para o estado de necessidade.
    Parece-me que há é uma grande carência na formação jurídica, não só do pessoal de socorro, como de todo o cidadão.
    JC

    ResponderEliminar
  4. Martim Moniz:

    Carro de bombeiros impedido de passar devido a carro mal estacionado:

    http://carmoeatrindade.blogspot.com/2008/11/todas-estas-fotos-foram-tiradas-h-um.html

    ResponderEliminar
  5. Isto serve de exemplo para aquelas pessoas que aparecem neste site a desculpar o estacionamento em cima do passeio (normalmente porque não há outro sitio para usar).

    Para essas pessoas: compreendam que não há justificação possível para além daquela dada pelos vossos umbigos para fazer estas barbaridades. A vossa qualidade de vida e a dos vossos concidadãos melhorava, e muito, se tivessem uma ponta de civismo e dignidade.

    ResponderEliminar
  6. Aqui fica uma imagem a proposito deste post.


    http://boldt.us/8557-2/no_parking_fire_hydrant_bmw_windows.jpg

    ResponderEliminar
  7. Espetacular o contraste entre a situação descrita neste blog e a fotografia enviada pelo Jorge aí de cima. Vale a pena ir lá ver.

    ResponderEliminar
  8. Fazer comparações nestas matérias (estacionamento, respeito pelas leis, fiscalização, multas, etc) com os Estados Unidos é perfeitamente disparatado. É colossal a diferença e nem daqui a 200 anos se consegue algo semelhante.

    Uma simples razão, lá a polícia funciona e fiscaliza, mas não só. Também ajudam o cidadão.

    Cá, ainda não percebi o que fazem todo o dia, sinceramente....

    ResponderEliminar
  9. "Cá, ainda não percebi o que fazem todo o dia, sinceramente...."
    Passeiam de popó, param para beber uma bica e ler o jornal, levam familiares a casa nas suas viaturas ou então vão comprar pizza ou frango assado. (Já assisti a tudo isto, não é invenção)

    ResponderEliminar
  10. Caro 10:24, Repare que disse "lá a polícia funciona e fiscaliza, mas não só. Também ajudam o cidadão", como se a polícia funcionar e fiscalizar não fossem precisamente o que a cidadania espera da Polícia. Parece-me que um dos problemas que temos é o grau de introjecção da ideia de que a polícia, por definição, funciona e fiscaliza "contra" nós. É-nos dificil conceber uma polícia cidadã, que funcione e fiscalize a favor de nós. Por isso o "mas" e o "também" não se aplicam. Veja como fica melhor: "a polícia funciona e fiscaliza - ajuda o cidadão".

    ResponderEliminar
  11. Tenho ideia de que nos estates, onde os camiões de bombeiro mais parecem tanques (e são!). Os bombeiros para chegar a algum lugar simplesmente levam tudo à frente. Um carro mal estacionado? Que pena! Se jurar bom comportamento no futuro o dono é autorizado a ir recuperar as peças que dele sobrar depois de pagar valentes coimas, e indemnizações. Pagava para ver isso acontecer aos estacionadores cá do burgo!

    ResponderEliminar
  12. A não ser que o legislador crie alguma norma especial, o problema no nosso ordenamento jurídico é este pormenor da lei: «…em qualquer outro caso, o tribunal pode fixar uma indemnização equitativa e condenar nela não só o agente, como aqueles que tiraram proveito do acto ou contribuíram para o estado de necessidade»; significa que um qualquer juiz, passados dez anos (pelo andar da nossa justiça), tem a liberdade legal de distribuir os danos por todos os intervenientes, inclusivamente o bombeiro.
    Bombeiro este que, entretanto, fora suspenso devido a uma qualquer chefia demasiado receosa e mal assessorada, meteu-se nos copos e matou a mulher, que entretanto pedira o divórcio…
    Os EUA, além da terem os aspectos da segurança muito bem regulamentados, têm algo que nós não temos: UMA JUSTIÇA QUE FUNCIONA!
    Até em demasia, um dos problemas dos americanos é a leviandade com que se «processam» uns aos outros por «dá-cá-aquela-palha», isto porque sabem que têm uma decisão em tempo útil, não passados dez anos!
    JC

    ResponderEliminar
  13. Mas o mal dessa rua não é só estacionarem em cima do passeio! é o estcionamento em segunda fila e muitas vezes na curva que existe no fundo da rua!

    todos os dias passo lá e todos os dias gostava de ser polícia e multar aqueles carros todos :(

    CC

    ResponderEliminar