Carta ao Presidente António Costa

Publicamos, de um leitor identificado, a seguinte e pertinente missiva. Os sublinhados são nossos. Esperamos que mais leitores sigam o seu exemplo. Claro que não há qualquer garantia da sua leitura pelo destinatário; a cidadania não está preocupada com o prazo da sua efectivação. Deve começar por apontar o que está totalmente errado.

Exmo. Sr. Dr. António Costa, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa,

As eleições estão à porta e confesso que estou indeciso em quem votar nas próximas eleições autárquicas. Porém, tenho uma certeza. V.ª Ex.ª pouco ou nada fez relativamente a um problema que considero dos mais prementes desta nossa cidade: a impunidade do estacionamento selvagem.

É ver todos os dias por essa imensa Lisboa centenas de viaturas em cima dos passeios e passadeiras, impedindo a livre circulação de peões, nomeadamente, os de mobilidade reduzida, como invisuais, deficientes e idosos. Os carros devem estacionar na estrada e os peões devem circular no passeio, ou estarei enganado? É difícil perceber que o estacionamento sobre os passeios ou nas passadeiras constitui uma violação de um direito básico dos peões e um perigo grave à sua integridade física, uma vez que são obrigados a caminhar na estrada para se desviarem dos carros mal estacionados?

Já viajei por vários países europeus e em nenhum deles, nem mesmo na Europa de Leste, assisti a carros estacionados da forma como vejo aqui em Lisboa. Uma verdadeira vergonha para os milhares de turistas que nos visitam. Nesta matéria, estamos certamente ao nível dos países africanos.

A Polícia Municipal é de uma ineficácia indiscritível e nem se dignam a responder quando se enviam mails a denunciar situações graves. A EMEL anda entretida a multar os carros que não possuem ticket ou que já estão a exceder o limite de tempo de estacionamento, esquecendo-se dos que verdadeiramente incomodam terceiros.

O facto é que compensa estacionar fora das zonas com parquímetro, em cima de um qualquer passeio ou passadeira, pois muito dificilmente será aplicada qualquer coima, sobretudo se se ligar os quatro piscas durante duas horas, como já tenho presenciado. Também sou condutor e para ser franco, não entendo qual é o problema de autuar os infractores, fazer cumprir a lei e devolver a cidade aos cidadãos, como V.ª Ex.ª tanto defende.

Por mero acaso, descobri um site na internet que ilustra bem o que acabo de referir, assim como demonstra que não estou sózinho nesta preocupação. O site é http://passeiolivre.blogspot.com.

Já agora e para terminar, gostaria de saber quais as medidas que tenciona adoptar para dar execução à Carta dos Direitos dos Peões, aprovada por unanimidade em 2007? Dê-me um sinal de que vale a pena confiar em si e terá o meu voto no próximo dia 11 de Outubro.

Com os melhores cumprimentos.

11 comentários:

  1. Também já enviei mensagens, não só ao António Costa, como a outros vereadores e candidatos à Câmara, de todos os partidos.

    ResponderEliminar
  2. Numas terras, há Polícia Municipal; noutras, não.

    Mas em todas há PSP, depende do MAI. Está em muito boa altura de começarmos a confrontar o actual (e quem se propõe substituí-lo) com este problema.

    Porque é que, p. ex., há terras onde a PSP actua, e outras onde não faz nada?!

    Que raio de país é este onde, sendo a lei a mesma, ela é aplicada (ou não...) ao sabor dos humores dos comandantes da PSP de cada terra?!

    ResponderEliminar
  3. Não é ao sabor dos humores dos comandantes. A polícia é instigada a não fazer nada pelas próprias Câmaras. Faz perder votos. A situação é tão grave quanto isto.

    ResponderEliminar
  4. Muito bem. Claro que o sr presidente não deve ler isto e se ler nada o impede de cantar mais uma cantiguinha de encantar como sempre fez. Este e os outros claro está, que nisso de exigir respeito pelo que é público são todos muito cuidadosos...

    ResponderEliminar
  5. A culpa nao é do Antonio Costa !! A culpa nao é de nenhum presidente de camara que esteve ou venha a estar no poleiro!!! Pois , acreditem , 80% da populaçao fazia o mesmo ou pior se estivesse lá!!! Os grandes culpados sao os lisboetas que votam nestas figuras tristes!! Os culpados sao aqueles que so querem dar beijinhos ao candidatos!!! è claro que ele nao le as cartas!! é claro que ele nao faz nada para mudar isto!!! OS CULPADOS SAO OS LISBOETAS!!! Nao se esqueçam de votar nesses chulos.....

    ResponderEliminar
  6. Espero bem que ele agarre nesta carta e a use para forrar o caixote. Só faz campanha por isto que está fora da realidade dos milhares de lisboetas a quem faz diferença ao fim do mês gastar uns euros em estacionamento pago por dia. A vossa insensibilidade é tal que espero que um dia sejam apanhados a colocar um autocolante por algum condutor mais exaltado. O essencial é arranjar novas formas de estacionamento para quem vem por pouco tempo como silos. Em Lisboa em vez dos milhares de prédios fechados a tijolo porque não criar silos? Os milhares de carros que entram na cidade devem sim procurar estacionamento pago. Os que cá moram devem ter o direito a um estacionamento livre de custos.

    ResponderEliminar
  7. Só pensam em direitos e mais direitos. agora deveres... E o dever de pagar o custo de ter um automóvel? E o dever de estacionar correctamente? E o dever de ser civilizado? E o dever de respeitar os demais?
    JC

    ResponderEliminar
  8. Já desisti de enviar cartas à Polícia Municipal porque: 1) ou não respondem; 2) ou quando respondem, meses depois, a resposta é a seguinte "matriz": «Relativamente ao assunto em epígrafe e conteúdo inserto no e-mail endereçado a esta Policia, informo Vª. Ex.ª. do seguinte: Os problemas decorrentes de estacionamentos indevidos são uma realidade que afecta a generalidade das artérias da cidade de Lisboa e que vem sendo acompanhado com especial atenção por parte desta Polícia; Assim, de forma regular e persistente são disponibilizados meios humanos e materiais, para intervirem nas artérias objecto de planeamento diário e em sistema de rotatividade, para que as fiscalizações sejam o mais possível abrangentes; No caso concreto da artéria em referência, esta Polícia, efectuou fiscalizações ao local, tendo verificado estacionamento irregular em cima do passeio, pelo que foram elaboradas as respectivas Informações de Transgressão (Corpos de Auto), que por sua vez deram origem ao levantamentos dos respectivos Autos de Contra-Ordenação, punindo desta forma os infractores; Iremos continuar atentos à situação denunciada, punindo os eventuais infractores caso se verifiquem situações de estacionamento indevido; Desta situação, foi dado conhecimento à entidade camarária competente (Departamento de Segurança Rodoviária e Trânsito da Câmara Municipal de Lisboa), para que aprecie a situação e eventualmente chegue a alguma conclusão. Com os melhores cumprimentos, O COMANDANTE»
    O facto concreto é que nada mudou, não vi qualquer auto de contra-ordenação, as viaturas continuam a estacionar em cima dos passeios, em cima da passadeira, em frente às portas dos prédios e nas paragens da Carris. Pessoal, isto já não vai com auto-colantes! Se existisse vontade de acabar com esta situação - e dava dinheiro a ganhar a muita gente -, por parte da Câmara Municipal de Lisboa, era activarem os reboques, levar as viaturas para o Parque da polícia e aplicarem a respectiva multa. O sr. Costa está-se nas tintas para esta situação porque nem lhe chegam os e-mails que lhe são enviados, nem ele se encontra minimamente interessado em resolver esta situação. A tão propalada TOLERÂNCIA ZERO que ele andou a apregoar aos sete ventos há mais de um ano, foi à vida e nunca foi implementada! É por estas e por muitas outras, que eu NÃO VOTO EM ALDRABÕES!!!

    ResponderEliminar
  9. Eu conheço bem o parque dos reboques do Restelo (Divisão de Trânsito da PSP).
    Os reboques estão constantemente parados; é muito raro saírem (provavelmente só quando um carro mal estacionado está incomodar alguma entidade/acto oficial).
    De qualquer maneira também não podiam rebocar muitos carros para lá, pois o parque está super lutado de sucatas, provavelmente apreendidas e que estão lá a apodrecer.
    Mesmo ao lado há um parque gratuito que está sempre vazio, porque as pessoas preferem estacionar em cima dos passeios por causa da sombrinha.
    Mas que MERDA de país é este? Se até ao lado da Divisão de Trânsito se dá esta situação; se uns manfias entram numa esquadra e batem num queixoso sem que a PSP actue?
    Mais vale fechar as polícias e gastar o dinheiro em vinho!
    Pelo menos ficamos todos alegres, tristes mas alegres.
    JC

    ResponderEliminar
  10. Escrever cartas a António Costa por causa do estacionamento-selvagem?!

    Meus caros, guardem a vossa energia para coisas que valham a pena.

    A. Costa, tal como os que o precederam, não mostra ter a MAIS PEQUENA SENSIBILIDADE para este problema.

    Desculpa-se com o MAI, que não lhe cede polícias de trânsito. E mais não diz nem faz, como se nada disso lhe dissesse respeito!

    ResponderEliminar
  11. Ao anónimo das 12:23.

    Porque diabo terão os não condutores de pagar os silos e outras alternativas para o estacionamento?

    Que eu saiba ter e conduzir um carro nunca foi considerado um direito humano (e por muito boas razões...). Eu julgo que as pessoas devem exigir é transportes públicos em condições - não, não é uma utopia, há muitas cidades na Europa que os têm, nós tb os podemos ter.

    Além disto é um erro considerar o custo de um carro apenas o que se paga no stand. Tem de se considerar que o automóvel tem um impacto negativo na saúde de todos (ruído, poluição, etc), gasta recursos energéticos que saem caríssimos ao país sem dar o retorno adequado e ainda tem o problema do impacto ecológico a considerar que é difícil de quantificar mas muito real.

    Considerando o anterior só resta concluir que ter carro sai mesmo muito barato.

    Julgo que como sociedade temos de decidir: i) será justo toda a sociedade subsidiar os condutores/proprietários de automóveis? ii) Se não, de que forma podem os automobilistas ressarcir todos os outros?

    Notar que eu sou automobilista, por isso contra mim falo. No entanto esta é uma questão de consciência cívica e social e também de eficiência da nossa sociedade. Talvez seja mesmo um assunto fundamental...

    ResponderEliminar