Um protesto

Ontem fui eu o alvo do autocolantezito, que, sabe-se lá por que motivo, falava do meu umbigo, que julgo ser desconhecido do autor da proeza.
Assinalo que o meu carro estava estacionado num bairro muito populoso, e apenas "ocupava" uns 20 centímetros de uma passadeira de peões, deixando todo o resto disponível para estes poderem atravessar, em segurança, a rua.
Ora, o que me parece é que colocarem um autocolante no vidro é um absoluto desrespeito pela propriedade alheia. Estive mais de um quarto de hora a retirar os restos dessa brincadeira do meu vidro, dado que pretendia usar o privilégio de abrir a janela do carro...O tal autocolante era portador de uma cola de grande eficácia, o que tornou a sua colagem num acto de vingançazinha de quem, sob a capa degrande cidadão interessado no bem da comunidade, ocultou a sua identidade.
Prezo-me de ser uma pessoa civilizada, e devo dizer que dei várias voltas ao quarteirão até arranjar um lugar para estacionar que não incomodasse ninguém. E neste lugar, o carro não incomodava, realmente, ninguém (nem o trânsito, nem os peões), excepto, claro está, o tal pseudo cidadãozeco...
Acho muito bem que realizem esta campanha. Acho muito bem alertem os automobilistas que estacionam em locais indevidos e incómodos para os outros. Mas ficar-vos-ia muito bem se, em vez do acto vingativo e anónimo –muito português - de colarem um papel no vidro (que demora muitos minutos a retirar), o coloquem, sem cola, no limpa-vidros do automóvel“prevaricador”. Tal atitude daria dignidade à vossa campanha (que, como está, anda a perdê-la, por ser vingativa e agressiva), dissiparia a ideia do "valetudo", e até propiciaria que, o automobilista "alvo" do tal papel no limpa-vidros o aproveitasse para colocar num outro carro"prevaricador".
Mas, se querem usar autocolantes com cola de longa duração, então coloquem-nos nas janelas dos vossos quartos, ok? Guardo anonimato do meu carro e do local onde foi "agredido", porque, quem coloca os autocolantes será portador de um espiritozinho vingativo, e não tenho paciência para retaliações. Repito: civilizem-se, não agridam os automóveis alheios, continuem com a campanha, que aliás me parece sensata, mas coloquem os papelinhos, sem cola, presos no limpa-vidros.

A nossa resposta

Caro Anónimo:
De facto, não conhecemos o seu umbigo e duvidamos que quem tenha aplicado o autocolante no seu carro estacionado em cima de uma passadeira o conheça. Se o caro Anónimo olhar para o seu umbigo (e permita-nos supôr que o faz com alguma frequência), há de perceber que não verá mais nada do que se passa à volta. É daí que a expressão "só olha para o próprio umbigo" assumiu o sentido de "só olha para os seus interesses, desprezando o efeito que causa aos outros". Nesse sentido, é legítimo supôr uma hipertrofia do umbigo de quem tem tanta sensibilidade para o que chama de "um absoluto desrespeito pela propriedade alheia" (o nosso autocolante) e julga perfeitamente aceitável a usurpação do espaço público (pelo seu carro).
Se o seu carro ocupava 20 cm de uma passadeira para peões, estava 5,2m (metros!) além do que a Lei permite. E, se ainda estiver a olhar para o seu umbigo, pedimos que interrompa a contemplação só por alguns minutos - o tempo suficiente para perceber o sentido da imposição dos 5 metros como distância mínima da passadeira: é que o carro estacionado em cima da passadeira, ou a distância inferior à estabelecida pela Lei, impede a visibilidade dos outros condutores, de maneira que o peão que use a passadeira lhes aparecerá de repente. É, de facto, um estacionamento cuja selvageria é menos espalhafatosa do que em cima dos passeios, mas potencialmente mais perigoso.
Recapitulando: há um senhor que se diz civilizado e que estaciona o seu carro em cima da passadeira, e há outra pessoa, que não se atribui nenhum epíteto, que lhe aplica um autocolante. Entre os dois, só um será "pseudo-cidadãozeco".
Creia que, se o que nos animasse fossem "espíritos vingativos", as consequências seriam muito maiores do que "mais de 15 minutos" a tirar um autocolante. Não subestime a nossa indignação.

Saudações,

Passeio Livre

40 comentários:

  1. O protestante poderá até ter alguma razão, se os 20cm da passadeira de facto não limitarem a liberdade dos peões. Uma pergunta ao sr protestante: o seu carro estava numa estrada de sentido unico? e se sim, antes ou depois da passadeira? Em teoria e no limite o seu carro ANTES de uma passadeira poderá causar um atropelamento. E não é só o peões que você põe em risco mas também outros autombilistas.

    ResponderEliminar
  2. Ora, não tenha dúvida de que o protestante, que não parece burro, não deixaria de referir essas circunstâncias se se aplicassem.

    ResponderEliminar
  3. Caro reclamante, não nos precisa de dizer a matricula do seu carro. Diga só onde foi - basta a rua, para ver se percebemos os seus argumentos.
    E olhe que é preciso ter alguma falta de bom senso para insinuar que poderia haver retaliações nossas. Não lhe partiram o carro, só colaram um autocolante! Quem o ouve parece que somos vândalos que andam a partir carros.

    ResponderEliminar
  4. Imagino esses 20 cm...
    A resposta não podia ter sido melhor. Parabéns!

    ResponderEliminar
  5. «Não subestime a nossa indignação!»
    Bastava!

    ResponderEliminar
  6. Realmente é melhor começar a fotografar os carros em que colo autocolantes. Assim se me vierem com a história dos 20 cm de passeio, ficam logo desmascarados. É preciso lata!

    ResponderEliminar
  7. Estes protestos são deliciosos para perceber como funciona o cérebro destas pessoas! Quiçá muito portugueses! LOL

    ResponderEliminar
  8. Caro reclamante, posso dormir com a sua mulher só por 20 minutos? Com certeza não fará diferença. Afinal o dia tem 24horas.

    ResponderEliminar
  9. eheheh

    o problema é que o reclamante deve ser mulher, nota-se pelo discurso, normalmente o homem prevaricador é mais do género: «o próximo que eu veja a colar autocolantes…»
    JC

    ResponderEliminar
  10. Certo dia, por causa de um carro que "só" ocupava cerca de 20 cm de uma passadeira, eu não vi uma criança que atravessava a estrada.

    Travei, e consegui evitar o atropelamento. Mas mais pelo facto de ir a cerca de 30 km/hora (é uma zona residencial e sabia que havia ali uma passadeira) do que pelo carro, que me cortou a visibilidade.

    Fiquei abalada para o resto do dia, só de pensar que podia ter marcado aquela criança, que atravessava a estrada pelo sítio correcto e não tinha culpa nenhuma do egoísmo alheio e das dificuldades de estacionamento da cidade.

    Agora pensem comigo: se o Código da Estrada diz que é proibido estacionar em cima de uma passadeira, e até que tem que se guardar uma distância destas, é por capricho ou é porque há uma razão?

    Isabel

    ResponderEliminar
  11. supostamente estacionar em cima de uma passadeira é uma contra-ordenação grave ou muito grave e dá cassação da carta ou seja inibição de conduzir. Para além de ser extremamente perigoso. Portuguesinhos compreendam: LEIS SÃO PARA CUMPRIR!

    ResponderEliminar
  12. Cá para mim, o carro para além de estar 20 cm. em cima da passadeira estava também em cima do passeio (e não aposto que não era 20 cm!). Mas quem sou eu....

    ResponderEliminar
  13. AO PASSEIO LIVRE:
    O blogue tem um espaço próprio para as pessoas que levaram com um autocolante no carro reclamarem. Se essas pessoas abrirem essa ligação e se queixarem aí, se calhar não é muito boa ideia pôr esse protesto num novo "post", que se calhar a pessoa que protestou nem sequer vai ver: o natural será ir ver no sítio onde reclamou.
    Foi o que aconteceu neste caso: o nosso "reclamante" já respondeu, no mesmo sítio onde tinha reclamado.

    ResponderEliminar
  14. A resposta tb foi colocada lá. Aqui apanha outros leitores. Que tb são importantes.

    ResponderEliminar
  15. Mantenho a minha!

    Gajo que seja apanhado a colar autocolantes no meu carro, apanha no focinho...

    Não tenham dúvidas...

    ResponderEliminar
  16. ESSA É DE MACHO!
    O ultimo que me quis ir ao focinho correu-lhe mal a coisa...eheheh
    Cá te espero.

    ResponderEliminar
  17. isabel, aprenda a conduzir...

    ResponderEliminar
  18. É por causa destes gajos que me sinto cansado! Um gajo explica e os tipos apenas olham para o umbigo e para o mundinho deles!
    Apre!
    É bem feita, para ver ser aprendes!

    ResponderEliminar
  19. Não vale a pena explicar, o método é a colagem!
    os gajos só param de estacionar onde lhes apetece pq o raio da cola custa a sair!

    ResponderEliminar
  20. E vocês ainda ligam a eles.... São bichos (sem ofender os animais), não são pessoas. Não há nada a fazer. Isto já vem das raizes, da educação, da família.

    ResponderEliminar
  21. Luis Oliveira (Lisboa)26 de junho de 2009 às 01:09

    Uma populaça incivilizada é o que nós somos, não tenhamos dúvida.
    E para uma populaça incivilizada seriam necessárias campanhas de 'civilização', talvez nos jornais e na televisão, a repor as coisas num mínimo de sensibilidade para os valores da comunidade.
    Nada se faz, pois os políticos oportunistas que temos e merecemos não farejam votos por esses caminhos.
    A par disso, temos a indiferença das polícias perante a quotidiana violação das leis da estrada.
    Como se quebra este ciclo vicioso?

    ResponderEliminar
  22. Anónimo das 21.44, que me mandou aprender a conduzir.

    Parece-me que o/a senhor/a é que precisa de lições de Código. Vá aprender a estacionar.

    Porque é bem sabido que carros parados em cima de passeios, curvas e passadeiras retiram a visibilidade aos outros condutores, que ficam impossibilitados de ver uma criança que seja mais baixa que fica escondida pelo carro mal estacionado.

    E espero que um filho seu nunca seja atropelado por causa de um egoísta da sua laia.

    Isabel

    ResponderEliminar
  23. Gentinha daquela não tem filhos e se os tiver não quer saber deles!

    ResponderEliminar
  24. Isabel, é óbvio que o anónimo das 21.44 é nitidamente o reclamante dos "20cm".

    ResponderEliminar
  25. "Gentinha daquela não tem filhos e se os tiver não quer saber deles!"
    O que há mais é "gente" daquela com filhos. Transmitem o seu "ensinamento" desde cedo, como por exemplo, a ensiná-los a parar no passeio para os levar à escola ou fazer compras e/ou a atravessar na rua fora da passadeira. Ou melhor ainda, a mandar vir no trânsito com outros condutores, largando umas boas asneiradas. Isso para não falar (embora não tenha nada a ver com o blog, mas que é inacreditável), a fumar no carro com crianças no interior.
    Esta "gente" não respeita nem os próprios filhos, quanto mais quem não conhece.

    ResponderEliminar
  26. 'hipocrisia'(zinha)!!! a vossa...

    dasss.

    ResponderEliminar
  27. Sr. Anónimo que faz ameaças a dizer que "...apanha no focinho..." Tenha juízo, porque se colaram um autocolante no seu carro é porque mereceu, se pensasse nas pessoas que diariamente circulam nos passeios, e muitas da vezes com cadeira de rodas, os cidadãos passavam todos a vida à batatada uns com os outros, infelizmente são pessoas como o sr. que não deixam que este país deixe ser um país de 3º mundo, e se pretende ter comportamentos animalescos, então sugiro que começe a estacionar perto do jardim zoológico, pois fica mais perto de casa. Respeite os outros cidadãos e começa a ser respeitado.

    ResponderEliminar
  28. Que blogs estou a encontrar hoje! Vou virar leitora ocasional!

    A este respeito também tenho uma opiniãozinha...

    De facto, quem anda de carro parece que adquire um «virus» que altera a capacidade de percepção do que é a solidariedade para com o desfavorecido. Entendo os problemas de espaço para estacionamento, mas isso não é razão para sermos condescendestes com estas infracções que, não poucas vezes, são a causa de fatalidades.

    E quem é que quer ter o peso de uma morte na consciência? O problema é que o tal «virus» faz o automobilista perder esta sensibilidade... até ter um acidente marcante. Aí recupera a sensibilidade... mas pode ser tarde demais para muita coisa.

    Uma vez comentou-se na TV e achei que a pessoa estava coberta de razão ao dizer que quem tem um volante nas mãos, tem uma arma. É muito fácil matar, mesmo a 20 Km à hora. É uma bomba, um tanque cheio de gasolina, uma máquina assassina. Fez-me pensar. E é verdade: Todos os dias, quem conduz tem esta espada sobre a cabeça.

    Os automóveis estacionados no passeio são um desgosto. Tiram a visibilidade, é verdade. Recentemente um amigo bateu ao de leve num outro carro que se atravessou na frente, porque perdeu a visibilidade que um outro estacionado em cima de um passeio estreito tirou. Custo: 350 euros. Uma coisa menor mas que nunca sai barato. Imagine-se agora se fosse pior!

    Sobre o autocolante... nunca vi nenhum. Mas já ouvi falar deles. O que aqui se relata é a prova de que as pessoas estão infectadas por esse tal «vírus». Todos os automóveis deviam ter uma velocidade máxima de 60 km à hora. Aposto que o «virus» desaparecia quase de imediato. Querem sempre mais, e mais...

    Doença. Reparem só: este «anónimo» reclamou que demorou 15 minutos a remover a cola do vidro mas vemos tantos carros cheios de sujidade e os donos não reclamam por andar semanas com todo o carro sujo. Há até quem um «calhambeque» ou tenha o interior uma pocilga. Mas vão lá colar um inocente e inteligente autocolante activista. Cai o Céu e a Trindade!

    ResponderEliminar
  29. Há!

    Comportamentos que denunciam a presença de virus:

    1) passar por poças de água rentes aos passeios a grande velocidade sem levar em consideração quem está no exterior;

    2) Atropelar animais pequenos a alta velocidade. (PS: se não o faz porque teme danificar o carro, tem a pior estirpe do virus!)

    3) Deixar o motor a trabalhar e a libertar gases numa paragem ou num passeio onde se encontram peões parados

    4) Ultrapassar o automóvel parado na passadeira de peões

    5) Ficar muitíssimo impaciente quando o peão atravessa em 3 segundos uma passadeira


    E devem existir mais...
    http://autocarrosdacarris.blogspot.com

    ResponderEliminar
  30. «Gentinha daquela não tem filhos e se os tiver não quer saber deles!» Meu caro, acrescento ainda o seguinte: este é do tipo que deixa o filho no carro fechado e quando se "lembra" dele, está morto!

    ResponderEliminar
  31. Idiota é idiota, nada a fazer a não ser continuar a tentar educar mas com gente assim deve ser tarefa árdua. Então não diz ele que "apenas" ocupava um pouco da passadeira... apenas ocupava um pouco da segurança dos outros???
    Idiota completo!

    ResponderEliminar
  32. Já repararam que o idiota que estacionou sobre a passadeira e ainda teve a lata de vir aqui reclamnar da cola, perdeu o pio! Ninguém mais o ouviu. Terá sido atropelado fora do passeio?

    Quanto à cola do autocolante, e uma vez que estão a produzir novos autocolantes, sugiro que reforcem a aderência da cola. Se possível façam um que não descole de forma alguma!

    É interessante ver estes chicos-espertos a nos aconselharem a prender o "papelinho" no limpa-vidros, como se fosse publicidade de pizas ou do Professor Karambo que trata de todos os males! É que dessa forma, só teriam o trabalho de amarrotá-lo e jugá-lo para o lixo... ou para o chão!

    Meu caro chico-espero (ou esperta) fique sabendo que para além da chamada de atenção que o autocolante constitui, dá-me um gozo enorme vê-los a tentar descolar o "papelinho" enquanto espumam de raiva e olham à volta, à procura de uma vítima em quem descarregar todo o seu ódio, selvageria, falta de civismo e imbecilidade.
    Têm o que merecem!

    Faísca

    ResponderEliminar
  33. À ganda Faísca! E mai nada!

    ResponderEliminar
  34. Faísca............ faz-me lembrar o cão que não tinha as patas de trás, e o escroto em metal.....

    ResponderEliminar
  35. (...)dá-me um gozo enorme vê-los a tentar descolar o "papelinho" enquanto espumam de raiva e olham à volta (...)

    Essa é de covardolas, tem que admitir.

    Faisca! busca... busca...

    ResponderEliminar
  36. FG disse...

    «Gentinha daquela não tem filhos e se os tiver não quer saber deles!» Meu caro, acrescento ainda o seguinte: este é do tipo que deixa o filho no carro fechado e quando se "lembra" dele, está morto!
    28 de Junho de 2009 2:31

    Este comentário é completamente despropositado e de uma absoluta falta de bom-senso

    ResponderEliminar
  37. Ao "Anónimo" de 2/7/2009-12:05: comentário despropositado? Parece que V. Exa. não deve ler as notícias nos jornais diários... Ainda há bem pouco tempo li uma notícia de um "pai" que deixou um bébé no carro completamente fechado, foi trabalhar (e ia levar o filho ao jardim infantil) e quando se "lembrou" que tinha deixado o filho no carro, ele já estava morto! O meu comentário foi despropositado e com falta de bom-senso?? Tenha dó e leia o que por aí anda e não perca tanto tempo a ver telenovelas...

    ResponderEliminar
  38. TIREM OS CARROS DOS NOSSOS PASSEIOS

    ResponderEliminar
  39. E quando é a polícia a colar um autocolante no vidro a avisar que o carro está bloqueado, tb reclamam da cola?

    Sou peão todos os dias, ocasionalmente ciclista e raramente automobilista. Estaciono sempre em locais legais, mesmo que isso signifique caminhar 10 minutos até ao sítio onde quero ir. Os Portugueses são uns selvagens a estacionar, a minha vontade já foi de andar com um canivete e furar pneus, mas reconheço que esta ideia do autocolante é mais civilizada (apesar de eu achar um incómodo muito leve 15 minutos a tirar cola do vidro). Tenho de arrajar uma impressora para começar a espalhar estes autocolantes.

    Cumprimentos,

    peão de Lisboa!

    ResponderEliminar