Entre o pilarete e a parede


«Há muitos anos que na Av. da República, em Algés, os peões são definitivamente de 2ª categoria. Os passeios são para os carros. Porém, há um pequeno segmento daquela avenida onde alguém se lembrou dos peões. Os meus agradecimentos a quem, com a colocação de pilaretes, se lembrou de reservar 50 cm de passeio para podermos passar ou aceder às nossas casas. Passamos de lado, como o caranguejo, mas não faz mal! Nem sei se hei-de chorar ou de rir com tanto altruísmo...»
Contribuição de um leitor, 19Mai09

6 comentários:

  1. Nem dá para passar uma cadeira de rodas... que grandes anormais!

    ResponderEliminar
  2. Quando não há espaços próximos, digamos que num raio de umas duas centenas de metros, para a construção de parques de estacionamento, os carros e os peões são obrigados a coabitar nos passeios. Será preferível uma solução dessas, de se proporcionar um estacionamento em espinha, em paralelo ou perpendicular como o caso,
    regulado pelas autoridades.
    Deixa-se assim espaço disciplinado para os carros e para os peões transitar.
    Mas isto é positivamente uma afronta a quem tem de passar nos passeios. Quase que impede de se entrar em casa com os sacos das compras!

    E quando é um objecto maior, como uma mobília ou um electrodoméstico ?!

    Na Junta de Freguesia de Algés, alguém deve saber quem fez isto.
    LC

    ResponderEliminar
  3. Curiosidade:

    Em tempos, se alguém tinha um terreno encravado no meio de outros, tinha direito ao chamado "caminho de pé posto" (o suficiente para passar um burro).

    Mais tarde, passou a ter de ser mais largo, para poder passar um carro de bombeiros.

    Os donos dos terrenos atravessados não podem negar essas passagens, desde que não haja outras.

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que os pilaretes foram colocados para os carros não danificarem a parede. Os peões já nem fazem parte da equação meus caros.

    ResponderEliminar
  5. Não há um jurista que escreva uma carta aqui nos comentários a explicitar que o DL 46/2006 e 163/2006 estipulam fortes penalizações aos técnicos e políticos que fazem estas coisas? "Acções ou omissões dolosas ou negligentes, que, em razão da deficiência, violem o principio da igualdade". Depois cada um ou as cartas-abertas enviariam aos senhores que pensaram nisto.

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  6. Se não são animais, entao alguém faz deles uns animais. Ilibo os automobilistas e condenos os responsaveis pelos pilaretes, apesa de sem pilaretes ninguem passaria mesmo aposto eu.

    ResponderEliminar