O que nos resta



Os carros não se meteram aí sozinhos. Dentro de cada carro houve alguém que o conduziu, que achou que ali estava bem, pôs ponto morto, tirou a chave, saiu do carro, fechou-o e foi-se embora.

Passa-se numa urbanização em Cascais.

Todos os dias.

18 comentários:

  1. «Passa-se numa urbanização em Cascais», infelizmente não é só em Cascais

    ResponderEliminar
  2. Esta foto é um bom exemplo do que se tornou a mobilidade urbana do peão.

    ResponderEliminar
  3. Este é apenas um magro mas muito magro exemplo do ponto a que chegou a dificuldade de um automobilista estacionar o seu carro.
    Se todos estes carros tivessem sido colocados em paralelo ao passeio, em conformidade com a lei, esta rua ficava intransitável.
    E então como passariam os carros do lixo, o carro da padaria, o carro da fruta, a ambulancia, a carrinha que transporta os idosos, etc... etc.. etc..

    ResponderEliminar
  4. Espero que um dia não te vejas na situação em ter que escolher o que é mais importante: passar a merda do padeiro ou a cadeira de rodas!

    ResponderEliminar
  5. A justificação dos automobilistas é sempre a mesma. Neste local em especial (uma urbanização recente), muitos utilizam a garagem como arrecadação, outros tem 2 e mais carros e a maioria comprou uma casa nova sem se procupar com a existência de garagem. À boa maneira portuguesa, depois é que se preocupam se há ou não espaço para estacionar. Meu caro anónimo, justificações dessas estou eu farto. Custa-me a crer que a vossa preocupação é como passariam os carros do lixo, o carro da padaria, o carro da fruta, a ambulancia, a carrinha que transporta os idosos. Digam isso a quem tem de passar ali, como eu já vi, de cadeira de rodas na rua. A vossa única preocupação é arranjar lugar a menos de 10 metros de casa.

    ResponderEliminar
  6. Meu caro anónimo das 10:01, se a rua não tiver espaço para um correcto estacionamento das viaturas e para a passagem dos referidos " carros do lixo, o carro da padaria, o carro da fruta, a ambulancia, a carrinha que transporta os idosos, etc... etc.. etc..", então a rua terá no início, um sinal de estacionamento proibido! Será difícil chegar a esta conclusão?

    Nenhuma Câmara permitirá o estacionamento dentro da faixa de rodagem se a mesma não tiver espaço para a livre circulação do trânsito automóvel. Por isso é que existem ruas de sentido único e para isso é que existe um sinal de proibição de estacionamento. O problema é que vocês não querem saber de sinais ou de proibições e como não se querem arriscar a deixar o carro mal estacionado dentro da faixa de rodagem, resolvem muito simplesmente invadir o passeio sem se preocuparem com quem necessita dele para se deslocar (peões, deficientes motores, invisuais, idosos e crianças).
    Como diz, e muito bem, o comentador das 10:08, esperemos que nunca seja obrigado a conduzir a cadeira de rodas pelo meio da estrada porque outros com uma mentalidade igual à sua, lhe bloquearam o passeio por onde tinha o direito a psassar! Pense nisso!

    Faísca

    ResponderEliminar
  7. "Dentro de cada carro houve alguém que o conduziu, que achou que ali estava bem, pôs ponto morto, tirou a chave, saiu do carro, fechou-o e foi-se embora."

    Com sorte esqueceu-se de o travar e podemos dar-lhe um empurrãozinho para a estrada :D

    ResponderEliminar
  8. Olha o Faísca !
    Então amigo Faísca, como vai isso ?
    E aí o serviço na Camara, a esta hora, Sexta-feira, deve estar ainda mais "calminho" que de costume, não é?
    E a constipação da sogra já passou?
    Então amanhã lá vai até Setubal comer o "choquinho", não é?
    Olhe amigo "Faísca", se por acaso nã for almoçar fora, até porque a vida está cara, e já estamos a dia 22, e é possível que o seu cunhado não queira meter os "dez euritos" da super...
    Não desanime, vá tirar fotografias, e já agora, veja se consegue arranjar uma unica, mesmo só uma que consiga mostrar uma rua de Lisboa ou arredores que nã tenha um único carro em cima dos passeios!
    A grande Faísca, é so maior...

    ResponderEliminar
  9. "Dentro de cada carro houve alguém que o conduziu, que achou que ali estava bem, pôs ponto morto, tirou a chave, saiu do carro, fechou-o e foi-se embora."
    Isto sim, isto chama-se ter espirito de observação !!!
    "La Palisse" que se cuide...

    ResponderEliminar
  10. Sr Faísca
    Quer exemplos concretos de Ruas com sentido unico, e estacionamento autorizado, mas que se os automobilistas estacionarem "correctamente os seus carros" paralelamente ao passeio e não em cima do passeio como são obrigados a fazer, mais ninguem pode passar?

    ResponderEliminar
  11. Safa,
    Quem ler estas ladaínhas, dá a impressão que Portugal é um Pais onde toda a gente anda de cadeiras de rodas !!!
    Eu não me lembro de ver nenhuma, pelas ruas acima ou ruas baixo de lisboa ou do Porto...

    ResponderEliminar
  12. Nessas ruas chama-se estacionamento ilegal sobre a faixa de rodagem! Onde tirou a carta anónimo das 14:55? Ser proibido estacionar numa rua não justifica que se estacione abusivamente sobre os passeios.

    ResponderEliminar
  13. Já me disseram duas vezes por amigos que vieram de outros países da Europa - vê-se tantas cadeiras de rodas na rua. Caro anónimo das 15:01 eles em Portugal também existem. Estão fechados em casa! Percebeu, ou quer que eu faça um desenho?

    ResponderEliminar
  14. O paradigma do umbiguismo: "Quem ler estas ladaínhas, dá a impressão que Portugal é um Pais onde toda a gente anda de cadeiras de rodas !!!
    Eu não me lembro de ver nenhuma, pelas ruas acima ou ruas baixo de lisboa ou do Porto..."

    ResponderEliminar
  15. não é um país onde toda a gente anda de cadeira de rodas, mas concerteza é um país em que muitos condutores deveriam andar um dia nessa cadeira de rodas ou de bengala com os olhos tapados. e quem sabe o destino não seja cruel para quem goza tanto com isso... lembra-ma a história que um médico amigo meu que me falou de fumadores que lhe pediam pelo amor de deus para lhes salvar a vida, quando a passaram gozando com quem não fumava. Pode ser que vos aconteça algo similar em relação a isto...

    ResponderEliminar
  16. Acho que seria uma boa ideia, a direcção do blogue exigir que todos os comentários tivessem um meio qualquer de identificação. Não estou a falar de verdadeira identificação (pormenores pessoais, nomes, moradas, etc.) mas apenas um meio de referência (um pseudónimo ou uma sigla) qualquer coisa que possa ser utilizada como referência quando alguém pretende responder a esses comentários. Isto para evitar a pouco prática solução de termos que andar à procura da hora a que o comentário foi feito ou do visado ter que ir ver a que horas fez o comentário para saber se estão a referir-se a ele ou ao indivíduo da 5:40. É muito fácil: é só indicarem no final do texto, algo tão simples como por exemplo, uma ou duas letras (MX, RT, KY, etc.)

    Para responder aos comentários anteriores teria que referir a hora a que foram feitos e não me parece a forma mais indicada. De qualquer forma começo por informar o abrunho das (ele que veja a hora) do seguinte:
    - já fui promovido a presidente da Câmara
    - a constipação da sogra não melhorou. A velha morreu!
    - a tua esposa convidou-me para um almoço a dois, em Setúbal, mas não sabia que eram "choquinhos". Já sabes mais do que eu!
    - o meu cunhado também vai almoçar fora mas pelo que me disse, é a tua filha quem lhe vai atestar o depósito (super, claro!)
    - já combinei com a tua mulher, tirarmos umas fotos depois do almoço e para te fazer a vontade vamos tentar fotografar umas ruas de Lisboa sem carros sobre os passeios (o que vai ser difícil). Depois das fotos, vamos à Bertrand comprar uma gramática para ela te oferecer. A ideia foi dela mas acho que se justifica. Satisfeito?!

    Agora respondendo ao outro inteligente (ele que veja as horas) que pergunta se eu quero "exemplos concretos de Ruas com sentido único, e estacionamento autorizado, mas que se os automobilistas estacionarem "correctamente os seus carros" paralelamente ao passeio e não em cima do passeio como são obrigados a fazer, mais ninguém pode passar?"
    Quero! Venham eles! Porque é que não os deu logo?

    Ao outro (ele que veja a hora) que diz que não vê cadeiras de rodas nas ruas, talvez seja um bom exercício mental pensar no porquê dessa situação! Porque será?
    Se calhar porque indivíduos como você e muitos outros que se julgam com o rei na barriga, se sentem no direito de lhes dificultar a vida e colocar-lhes obstáculos no caminho, deixando os carritos nos passeios por onde eles poderiam circular! Não será por isso?
    Já a minha avó me dizia muito sabiamente: "Nunca cuspa para o ar! Nunca se sabe quando o cuspo te cai em cima!"
    Quem sabe se um dia não virá aqui lamentar o facto de não poder sair à rua porque os carros estacionados sobre o passeio lhe impossibilitam a passagem da cadeirinha de rodas?! Nunca se sabe, não é?

    Faísca

    ResponderEliminar
  17. Mas qual é o problem dos carros? passem por cima ora!

    ResponderEliminar
  18. É o que às vezes faço XD, já nem me dou ao trabalho de contornar, passo por cima e está feito. Umas belas amolgadelas e marcas ficam bem a decorar

    ResponderEliminar