Uma imagem

...vale mais que mil palavras.


Os carros não estão de facto no passeio. Estão num baldio. Mas todo o blogue documenta muitas situações em que o contraste é evidente: estaciona-se no passeio para se evitar o pagamento de um parque automóvel próximo ou para não andar tantos metros até casa. O desenrascanço no seu melhor.
Não estará toda a imaturidade cívica do estacionamento abusivo resumida nesta imagem?

24 comentários:

  1. Esta é a foto mais representativa até hoje mostrada aqui. Parabéns. Espero que o email tenha ido cc para a câmara respectiva.

    ResponderEliminar
  2. A imagem foi retirada do Fórum Auto-Hoje. Não há referências a cidades ou freguesias. Seria bom concretizar a localização mas creio que é algo recorrente em todas as cidades. Outra boa notícia é que os próprios automobilistas estão sensíveis a esta questão do estacionamento.

    ResponderEliminar
  3. Para os interessados, mais links:
    http://azulebanana.com/anabananasplit/2009/04/10/guerrilla-tactics/
    http://www.souotario.xpg.com.br/
    http://quesefodamospeoes.org/

    ResponderEliminar
  4. Essa foto é idêntica ao que se passa em Monte Abraão, Sintra. Junto à estação da CP há um parque de estacionamento para mais de 500 automóveis e nunca tem mais do que 50. Nas proximidades é um vê se te avias em tudo o que é espaço, seja no meio da rua (por detràs da Av. D. António Correia de Sá) seja em cima de uma placa empedrada (já foi espaço verde). Nesta os "pobres" donos dão-se ao luxo de estacionar de marcha atràs (os popós ficam prontinhos para sair fazendo cuidadosamente as manobras para subir o passeio, até ao fim de semana... Se já reclamei? Claro! Um automobilista até me respondeu que achava que o passeio rebatido era para facilitar a subida para o estacionamento. Estes factos já foram relatados à Junta de Freguesia e à Câmara Municipal de Sintra. A primeira diz que a dita placa é da responsabilidade da Câmara e esta respondeu que o assunto foi remetido à Polícia Municipal.

    ResponderEliminar
  5. A imagem é em Algés/Miraflores onde quem manda no concelho é um cacique de bigode, barrigudo, de charuto e suspeito de vários crimes.
    Está tudo dito!

    ResponderEliminar
  6. tipo, qual é o problema revelado por esta fotografia? Os carros não deviam estar no baldio? esclareçam-me pff..

    ResponderEliminar
  7. ok, acho que já percebi. Nem tinha reparado no parque vazio mesmo ao lado. Ainda assim antes carros no baldio do que no passeio, acho eu.

    ResponderEliminar
  8. Tb acho. Antes no baldio do que no estacionamento. Mas esta imagem tem outro objectivo. É uma analogia do que se passa com os passeios/estacionamentos. Antes no passeio do que procurar estacionamento.

    ResponderEliminar
  9. Seria capaz de apostar que, além dos que estão no baldio, há outros tantos, num raio de 200m estacionados em cima dos passeios "por falta de opção". Conheço bem Miraflores e sei do que estou a falar.

    ResponderEliminar
  10. aqui esta mais um site que demonstra a clara falta de respeito dos automibilistas pelos peões

    http://wheelsversuslegs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Existe um caso absolutamente igual junto à estação de comboio de moscavide. Só que nesse caso, os carros ocupam sobretudo os passeios, existindo um parque GIGANTE vazio a 2 (dois) metros. Ainda hoje pensei em fotografar e enviar como testemunho.

    ResponderEliminar
  12. Estamos à espera dos contributos da estação de Moscavide e de Monte Abraão em Sintra.

    ResponderEliminar
  13. Com conhecimento para as respectivas autarquias e policia, claro...

    ResponderEliminar
  14. A rigor, nem era preciso mostrar o baldio. Bastava mostrar o estacionamento às moscas para que os umbiguistas, pelo menos os de Miraflores, começassem a pensar duas vezes antes de mandar a indefectível "é por falta de opção...".

    ResponderEliminar
  15. A PSP de Miraflores é das mais ineficazes que já conheci. Já pedi a sua intervenção por 3 vezes e em nenhuma delas apareceram. Também já contactei a Polícia Municipal de Oeiras e ainda são piores, pois responderam-me que no local que tinha indicado não há infracções de maior. No entanto, para quem conhece a zona, sabe que não é verdade: é em cima dos passeios, nas passadeiras, nas paragens de autocarros...uma vergonha!

    ResponderEliminar
  16. 10:00h, sugiro que vá a www.cartasabertas-blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. desculpe, errei a morada. O certo é www.cartasabertas-portugal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Eu só gostava de saber pk é que, depois de pagarmos tantos impostos, ainda temos que pagar estacionamentos?
    Eu recuso-me a pagar estacionamento seja onde for..se for preciso deixo o carro em casa e vou de transportes (dependendo da situação..claro). Por vezes gasto menos tinheor e tempo deixando o carro em casa..

    Estamos num país de xupistas..e andam todoa a ver quem é k nos consegue xupar mais dinheirinho.

    ResponderEliminar
  19. Devemos pagar para estacionar o carro pelas mesmas razões (e mais algumas) porque temos de pagar para armazenar trigo, arroz, batatas, cebolas ou o que quer que seja.

    ResponderEliminar
  20. Então para que servem todos os impostos que pagamos ligados ao nosso veiculo? Temos o IA, o selo, os impostos disto e daquilo ..

    No fim ainda temos que pagar estacionamentos, portagens..para k?? para andarem a fazer rotundas milagrosas?? Hum..pois..sempre mais do mesmo.

    Qualquer dia cobram-nos um imposto logo á nascença por simplesmente termos nascido.

    ResponderEliminar
  21. Servem, basicamente, para a conservação das estradas - na sua generalidade, em melhor estado do que os passeios.

    ResponderEliminar
  22. Isto sim é uma vergonha, com um parque de estacionamento vazio, tantos carros fora do seu devido local... Este pais é mesmo uma vergonha. penso que muitas das pessoas que sao responsaveis pela contrução em Portugal lembram-se em fazer montes de casas e montes de lojas, contudo nem todos os locais sao acessiveis a pé, logo a solução é mesmo realizar estudos antes das brilhantes construções de modo que sejam também construidos os devidos estacionamentos.Além disto penso mesmo que muitos sao mesmo comodistas e preferem um estacionamento mesmo em frente a porta de casa nao olhando a meios para atingir os fins. Os peoes que se lixem.

    ResponderEliminar
  23. Eu não sou de lisboa e se calhar por isso o meu comentário pode ser inoportuno mas a minha opinião é que as pessoas que estão a escrever isto é porque não andam de carro. Uma coisa é pagar para estar uma hora e ir fazer compras e paga-se outra coisa é todos os dias ter q estacionar o carro para ir trabalhar. Ora fazendo a coisa barata fazemos 0,50euros à hora. Se uma pessoa trabalhar 8 horas de trabalho e a 22dias por mes entao prefaz 0,50*8=4*22=88euros por mes. Acham barato? Criticar é muito fácil. Na vez de fazerem isto e chamarem uma TV de cáca que é a TVI podiam era fazer baixos assinados para criarem mais parques de estacionamento livres nao? Enfim... Portugas sempre a reclamar. Se me quiserem insultar ou mandar algum comentario podem faze-lo para s_mihajlovic_11 em mail ponto pt

    ResponderEliminar
  24. miraflores é a vergonha das vergonhas a psp parece ter medo de autuar ali,junto ao holmes place de miraflores é vergonhoso casa qual estaciona aonde quer,passeios ,zebras vale tudo ,a autoridade esta comprada

    ResponderEliminar