Concurso de Ideias

Objectivo: Desenho de um autocolante de sensibilização e protesto contra a ocupação de passadeiras e passeios pelos automóveis

Formato: A6
Conteúdos mínimos: o nome do site (http://passeiolivre.blogspot.com/)
Cores: Preto e Branco sobre fundo amarelo (RGB 253 205 13 / CMYK 1 18 99 0 / PANTONE 116 C (solid coated) / #FDCD0D)

Formato de entrega: PDF/JPG/TIFF
um ficheiro de alta definição para a gráfica (A6 com 300 dpi)
e
um A4 com 4 repetições A6 para download e impressão caseira (pdf)
Data Limite de entrega: 15 de Maio
Direitos de Autor: Atribuição-Não a Obras Derivadas 2.5 Portugal

- As propostas não podem contrariar os princípios desta iniciativa, que é a sensibilização e não a agressão dos condutores em infracção.
- A organização deste concurso reserva-se o direito de vetar qualquer candidatura que contrarie esse princípio.


Todas as propostas recebidas e cumpram o critério estabelecido acima serão publicadas no site.

Envie as propostas nos formatos indicados acima até 15 de Maio: [email protected]

A partir de 15 de Maio haverá uma votação online durante 15 dias.

O design mais votado no dia 1 de Junho será impresso numa edição mínima de 20,000 autocolantes até 15 de Junho.

Participe e divulgue!

37 comentários:

  1. Fico à espera das propostas para votar!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela iniciativa do concurso. Eu também não tenho dotes artísticos, pelo que me limitarei a votar. Só não percebo por que se impõe uma licença que inclui "não a obras derivadas". Parece-me que até seria útil que elas pudessem existir. Penso que a licença "Atribuição-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal" seria mais adequada. Em última análise, a escolha entre uma destas licenças CC não deveria ser do autor?

    ResponderEliminar
  3. Acho que a ideia é proteger o autor para que a imagem um dia não seja usada para vender pasta de dentes. Assim, será usada só para os fins que foi feita.

    ResponderEliminar
  4. Sugestão para artistas: Li algures que no Brasil tinham uns autocolantes que diziam "que se fodam os peões". Não fosse o termo tão forte diria que era perfeito.

    ResponderEliminar
  5. 22:52

    Se o objetivo é esse - evitar a utilização comercial- poder-se-ia usar a versão "Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma Licença 2.5 Portugal". O que me parece limitativo é a interdição da produção de obras derivadas.

    1:22

    O problema é que, em Portugal, alguns(?) automobilistas poderiam interpretar o slogan à letra e fazê-lo seu...

    ResponderEliminar
  6. gostava de sugerir que os novos autocolantes tenham apenas uma película por trás, em vez das 3 ou 4 tiras que têm agora. é contra-produtivo ter de tirar as tiras uma a uma como por vezes é necessário.

    ResponderEliminar
  7. Boa sugestão. Por ouro lado acho que são assim para ser mais fácil "descascar". Talvez o compromisso seja 2 tiras! Eu por mim uso o grau de colagem conforme o grau de selvajaria! Um rodinha, uma tira. Por aí fora... :-)

    ResponderEliminar
  8. 2 tiras é o melhor, sem dúvida

    ResponderEliminar
  9. Também acho boa esta ideia para se inovar.

    Não tenho hipóteses de confeccionar algum autocolante, mas votarei com todo o gosto.

    Como considero que há uma enorme responsabilidade das autarquias e autoridades policias, porque não também se fazer um rótulo dirigido a estas entidades, para se ENVIAR ou colar nas portas e janelas dos seus edifícios?
    Do género: "Neste Concelho não são permitidas viaturas em cima dos passeios a prejudicar os peões, vamos construir parques de estacionamento".
    Ou para as policias: "Nós cumprimos a Lei do Código da Estrada, multamos e rebocamos os veículos mal estacionados".
    E para os automobilistas que só pensam no seu umbigo, talvez mais um do género: "Eu penso nos outros, não coloco o carro em cima do passeio, nem nas passadeiras"

    Talvez tivesse mais impacto, já não sei o que se deve fazer para acabar com esta praga ...

    LC

    ResponderEliminar
  10. SE VOS VEJO A COLOCAR NOVO PAPEL EM QQ CARRO DA MINHA RUA ESPETO-VOS UM NA CARA.

    ResponderEliminar
  11. SE VOS VEJO A COLOCAR NOVO PAPEL EM QQ CARRO DA MINHA RUA ESPETO-VOS UM NA CARA.

    ResponderEliminar
  12. Design não é arte nem é preciso ter dotes artísticos para o fazer bem, pelo contrário... Além do mais as pessoas podem votar no melhor Design mas este só se sabe se é melhor ou não se cumprir uma série de objectivos, desde o conceito à produção, e não apenas pelo produto em si. Um objecto tem bom Design se cumprir exemplarmente a função a que foi destinado e se tiver em conta valores éticos, sociais e ecológicos. Ou seja, mais que um simples autocolante deveriam pedir uma ideia de distribuição, sugestões de impressões mais económicas a níveis de materiais, tintas ecológicas, "a película por trás" mais fácil de retirar, menos poluente e posteriormente reciclada, etc etc etc etc.

    Parabéns pela iniciativa!

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde, só agora conheci a iniciativa e aplaudo! Vivo em Campo de Ourique e todos os dias me surpreendo quando vejo os carros estacionados em 2ª, 3ª e às vezes 4ª fila nas curvas! As passadeiras já são quase lugar de estacionamento permitido... Quando saio a pé com os meus filhos (um deles ainda com cadeirinha de bebé)é rara a vez em que posso atravessar na passadeira. Também são raros os condutores que param para deixar passar os peões..nem abrandam! E a polícia nada faz.. parabéns pela iniciativa! Vou divulgar e tentar distribuir alguns autocolantes!

    ResponderEliminar
  14. Sinceramente, estão a reclamar dos autocolantes, mas eu tenho duas meninas pequeninas que todos os dias arrisco as vidas delas, a serem atropeladas na estrada, para os carros estarem estacionados á porta de casa em cima dos passeios onde deveria ser suposto eu poder passar com as minhas filhas,é impressionante como nisso ninguem pensa!! Sempre que puder concerteza colocarei um autocolante, e agora tirem-me lá a razão!!

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde,

    Tive conhecimento do vosso movimento através do telejornal. Quero dar-vos os parabéns pela vossa extraordinária ideia de formar este movimento e a forma de protesto através dos autocolantes. Vou tratar de mandar imprimir uns quantos porque infelizmente muitas vezes me deparo com situações que me deixam furiosa e com vontade de deixar “avisos” nos carros mal estacionados. Na zona onde resido (Vila Nova de Gaia) existem também muitos casos de condutores que realmente pensam que são donos dos espaços onde deixam os carros. Já tirei algumas fotos mas nunca soube para onde as enviar e a quem enviar, agora já sei. Temos que fazer alguma coisa para impedir estas situações. Mais uma vez os meus parabéns e boa sorte.

    ResponderEliminar
  16. Parabéns pela iniciativa. Concomitantemente, poderia também começar a " guerra " aos cácás de cão. Sugiro que se coloquem uns sinais na vertical( a definir a forma e o material), quando forem encontrados. É mais uma praga na nossa sociedade.É uma falta de civismo e de todas mais elementares regras de convivência. Só quando os donos dos cães se convecerem que os cácás afectam a saúde pública é que isto pode melhorar, ou então que a PSP e GNR multem a sério!

    ResponderEliminar
  17. «Ricardo disse...
    SE VOS VEJO A COLOCAR NOVO PAPEL EM QQ CARRO DA MINHA RUA ESPETO-VOS UM NA CARA.

    30 de Abril de 2009 19:41»

    Que sirva este ENERGÚMENO como exemplo de que com bestas não se pode ser civilizado!

    Defendo que se faça um registo dos prevaricadores e que aos reincidentes se lhes aplique medidas mais severas!
    Para besta, besta e meia!

    ResponderEliminar
  18. Bom dia.
    Vivo em Guimarães e foi com imensa satisfação que tive conhecimento do vosso projecto. Viva a cidadania activa.
    É que os condutores que colocam os seus automóveis em locais impróprios esquecem-se, ou fazem de conta, que também são peões.
    Os direitos dos peões são "sagrados"
    J. Casimiro

    ResponderEliminar
  19. Este blogue tem um duplo efeito em mim.
    Se por um lado fico com os nervos à flor da pele, quando vejo as fotos publicadas (só me apetece virar psicopata); por outro anima-me a alma ler os vossos comentários, saber que ainda há gente civilizada neste nosso Portugal.
    BEM HAJAM

    ResponderEliminar
  20. Antes de mais parabéns pela iniciativa.
    Não tenho carro e raramente utilizo transportes públicos porque prefiro andar a pé em Lisboa. Tenho um bebé que vai comigo para todo o lado. Tenho-me deparado com inúmeras dificuldades em andar com o carrinho do meu bebé pela cidade. Houve uma altura que imprimi a seguinte mensagem e que colocava nos parabrisas dos carros "da próxima vez lembre-se dos que necessitam de espaço nos passeios". Por isso, fiquei muito contente com a vossa iniciativa dos autocolantes. Gostaria de saber se há possibilidade de comprar os autocolantes, porque neste momento não tenho tempo nem impressora para poder imprimir do vosso sítio.

    Cumprimentos e força na divulgação desta iniciativa.

    ResponderEliminar
  21. Bom dia so hoje tomei conhecimento da vossa brilhante iniciativa...

    Aqui esta uma forma de chatear os que tem por sistema so pnsarem neles e
    ignorar os problemas que causam aos outros...

    Gostaria de receber alguns autocolantes para ir colocando por aí, depois
    mendo umas fotos...

    queria tambem chamara atenção para outro problema relacionado com
    estacionamento, que e o espaço para deficientes, é uma coisa incrivel, a
    maior parte das vez os carros que ocupam esses lugares estão lá
    indevidamente...

    um local onde essa situação é gritante são os super e ipermercados, quando
    se chama um segurança para reclamar a resposta é que não podem fazer nada,
    e a psp, como é um espaço fechado tambem não isto apsar de estarem placas
    a avisar sobre uma coima, os condutores já sabem que nada acontece... vai
    de estacionar...

    era uma boa haver um autocolante tambem para essa situação que tambem
    abranje muita gente...

    Um destes dias coloquei um post it num carro que estava no local para
    deficientes num ipermercado e fiquei a ver as reacções...

    no post escrevi:

    - carro estacionado em local indevido - condutor analfabeto - este local é
    para estacionamento de deficientes - muito obrigado pela sua falta de
    civismo...

    as pessoas que passavam e viam o post iam fazendo todo o tipo de
    comentarios... espectacular... passados 45 minutos vieram os rapazinhos do
    carro... viram o post (era um dos grandes 10x15) e ficaram furiosos,
    chamaram o segurança... que pedio muta desculpa de não ter visto que
    colocou o post it, mas não disse nada sobre o local onde estavam
    estacionados...

    um autocolante vinha mesmo a calhar...

    mais uma vez parabens pela iniciativa.

    Vitor

    ResponderEliminar
  22. Caros Senhores,
    Trabalho no Restelo em Lisboa e no outro dia fui surpreendido com um dos vossos autocolantes coladíssimo no vidro do meu carro.
    O meu carro estava estacionado em cima do passeio, porém de maneira a deixar espaço para passarem pessoas, defecientes motores ou até deficientes mentais como o que colou o autocolante no vidro do carro.
    É certo que todos os dias nos deparamos com situações no mínimo caricatas e de total falta de civismo. Mas como diz o velho ditado: "Quem nunca pecou que atire a primeira pedra.".
    Quem se julgam para ajuizar ou violar a propriedade alheia, com um autocolante que tem por propósito estragar a mesma?
    Chamam a isto uma causa nobre???
    Então porque o fazem como se de meros assaltantes se tratassem?
    O vosso lema podería perfeitamente ser: "Colar e fugir!".
    Eu diría que isto é uma consequência grave da elevada taxa de desemprego no país onde vivemos. Mais desemprego, mais pessoas com falta do que fazer.
    Tenho-me em conta como uma pessoa civilizada e consciente dos problemas alheios, assim como não tenho por hábito olhar só para o meu umbigo. Portanto, mesmo tendo deixado o carro estacionado em cima do passeio, fi-lo com atenção a deixar espaço para quem precise de passar.
    Gostaría de terminar dizendo que, a atitude que tiveram para com uma propriedade alheia, não é mais do que um reflexo das diarreias mentais de alguém que se esconde atrás de um blogue, sem coragem para dar a cara ou ser identificado.
    Mas quanto a isso já tomei as devidas providências e brevemente vamos ter uma conversa.

    ResponderEliminar
  23. Sugiro um spray vermelho para assinalar os carros umbiguistas. Não risca, nao parte, e é silencioso. Depois começavamos a ver carros a circularem cheios de pinta e já sabemos quem são. Até se podia fazer umconcurso pro melhor apanhado em fotos.

    ResponderEliminar
  24. Caro Nuno
    A intenção do autocolante não é estragar as viaturas, mas somente tentar alertar os automobilistas para o incómodo que estão a causar aos peões.
    Não havendo dolo (intenção de danificar) não há qualquer crime de dano, quanto mais poderá haver algum tipo de responsabilidade civil (v.g. ressarcimento pela limpeza do vidro).
    Pelo contrário, o que acabou de cometer foi o tipo de crime de injúria, mas no fundo, como disse um outro comentador deste blogue, o Nuno deveria era ter vergonha e não vir para aqui publicitar a sua falta de civismo.
    Provavelmente sou o «deficiente mental» que lhe colocou o autocolante na viatura, pois o Restelo é o meu bairro e gosto de viver aqui.
    Independentemente de deixar espaço ou não para os peões, não deixa de ser proibido estacionar nos passeios e essa proibição serve para me proteger como peão, por isso se há alguém a violar uma norma é o Nuno.
    Se não tem estacionamento venha de transportes públicos ou venha mais cedo, mas por favor comporte-se quando vier trabalhar.
    Obrigado
    PS: Felizmente estou empregado, mas obrigado pela preocupação!

    ResponderEliminar
  25. Já estamos a 18 de Maio... não era a 15 que começava a votação?

    ResponderEliminar
  26. Isto de dizermos uma coisa e fazermos outra, está mesmo enraizado nos nossos genes e não há nada a fazer!
    Faziam parte das regras da criação do novo autocolante as seguintes directrizes:
    - Cores: Preto/Branco sobre fundo Amarelo (características do amarelo)
    - As propostas não podem contrariar os princípios desta iniciativa, que é a sensibilização e não a agressão dos condutores em infracção.
    - A organização deste concurso reserva-se o direito de vetar qualquer candidatura que contrarie esse princípio.

    A partir daqui podemos perguntar para que serviram estas normas se depois foram aceites e postas a votação, criações com cores que não constavam da proposta e outras onde o condutor é tratado por burro e besta?
    Os que invadem os nossos passeios merecem esses epítetos e até mais, mas uma das condições propostas era a "não a agressão dos condutores em infracção". A outra eram as cores!

    Faísca

    ResponderEliminar
  27. Vim aqui parar por acaso e fiquei com pena de estarem a fazer uma votação porque acho que a maior parte dos autocolantes está muito original! Porque não apostar numa maior variedade de autocolantes que seriam escolhidos por quem os cola? Acho que suscitaria a curiosidade de mais pessoas e assim ajudaria a passar melhor a mensagem! E porque não apostar também num folheto informativo? Com tanta publicidade que nos deixam nos carros ao menos esta seria útil! :)

    ResponderEliminar
  28. E se em vez de autocolante coloca-se umas duas o tres figuras humanhas de tamaho real com uma base de betão na estrada a ocupar a área do passeio obstruida por alguem menos civilizado... poderia estar escrito qualquer coisa como " Peço desculpa, mas o passeio está ocupado!"

    ResponderEliminar
  29. Desde já devo dizer que concordo com os objectivos deste projecto e devo louvar o vigor com que está a decorrer. No entanto, não posso deixar de fazer dois reparos:

    1. O activismo anónimo não é eficaz pois é encarado como cobardia
    2. A cola dos auto-colantes danifica os vidros das viaturas onde são colados
    3. Existência de Alternativas: Como podem ver no Relatório de Contas da EMEL (http://www.emel.pt/pt/empresa/relcontas.html) 20 das 42 áreas Zonas têm significativamente mais dísticos de moradores atribuidos do que lugares disponíveis. Que soluções tem este grupo quanto a esse problema?

    Cumprimentos,
    Pedro Marques dos Santos
    BI 12156116

    ResponderEliminar
  30. Concordo com o João. Para um londrino como eu, pôr um carro em cima do passeio é algo que nem se equaciona. Eu nunca vi nenhum no Reino Unido, nem em lado nenhum na Europa civilizada.

    Caro Nuno, a culpa não é só sua, mas também das "autoridades" que se estão nas tintas para o problema.

    Cheers

    ResponderEliminar
  31. Pedro:

    1. É mais para nossa segurança, e também porque o que interessa são as discussões, não as pessoas. Quem quiser identificar-se que o faça.

    2. Pode ser verdadeiramente difícil de tirar, mas danifica mesmo? Não estava ciente disso, e espero sinceramente que não danifique. Por acaso tem alguma prova disso? Gostava de ver.

    3. Se atribuiram mais dísticos do que o que podiam, o problema/culpa não é do peão. Ofereçam-lhes parqueamento noutro sítio, transportes grátis entre o parque e a casa, ou outra solução que queiram, desde que seja por conta de quem fez a burrice de dar direitos aos moradores sem ter recursos para tal. Os peões não têm que resolver os problemas dos condutores, e muito menos que ser incomodados desta forma por eles.

    Obrigada pela participação :)

    ResponderEliminar
  32. Completamente vergohosa a maneira como a proposta nº 4 passa de cento e poucos votos para 163 apenas num dia e a 1 dia do final da votação!
    Até nisto a desonestidade deste povo é enorme! E queremos nós igualarmo-nos ao resto da Europa?!
    Será que a direcção deste blogue está atenta a jogada manhosa?

    ResponderEliminar
  33. Marques Santos, parece-me a mim que não é este grupo que tem de encontrar soluções para o problema da falta de lugar para estacionar, isso é problema dos proprietários. Estacionem nos meio da estrada, metam os em cima das árvores, levem-nos para dentro de casa, mas por favor deixem os passeios para que quer andar a pé!
    FOX

    ResponderEliminar
  34. Completamente hilariante, a maneira como o desenho com a publicidade às sardinhas enlatadas conseguiu no último dia, a soma de mais 100 votos, depois de se manter parada durante semanas!
    Só no último dia é que um grupo de 100 votante descobriu a lata das sardinhas! Isto é de morrer a rir! E os donos do blogue, vão cair nisto?

    RC

    ResponderEliminar
  35. Caro BI 12156116:
    1.º O activismo anónimo só o é, além de necessário, porque vivemos num país bárbaro;
    2.º A cola só estraga os vidros se o feliz contemplado não tiver paciência para a retirar e utilizar utensílios pouco recomendáveis para o efeito;
    3.º Este grupo não tem que resolver os problemas da falta de estacionamento, pelo que me diz respeito, até podem estacionar no meio da estrada ou em cima das arvores, desde que deixem os espaços reservados aos peões livres.
    Abr
    JC

    ResponderEliminar