protesto

Entre as dezenas de pedidos de autocolantes e mensagens de incentivo, recebemos este protesto:

Já que vocês têm uma mentalidadezinha de policiazinho de costumes, aproveito para perguntar se respeitam os sinais para os peões nas passadeiras, se atravessam os cruzamentos pelo meio, se se atravessam à frente dos carros em qualquer sítio onde vêm zebras que não existem, e se têm rabos com dois metros de largura, que não lhes permitam andar a pé a não ser em passeios muito largos...

Nas fotos publicadas no vosso blogue, tirando a do autocarro e do eléctrico, em que não é a passagem dos peões que está em causa, mas sim a do transporte público, só nas fotos das Escadinhas de São Crispim é que efectivamente se vê dificultada a passagem dos peões! Os vossos comentários às restantes fotos não são em defesa dos peões, mas apenas um exercício de má vontade e de espírito mesquinho em relação aos automobilistas, pois em quelquer uma delas, embora se vejam carros mal estacionados, também se vê à volta deles imenso espaço para passar!!!

As nossas cidades nao foram concebidas para os carros. E também não foram concebidas para os peões. Foram concebidas para ambos, numa época em que as necessidades de circulação eram totalmente diferentes. Se hoje temos alguma dificuldade com isso, não sao apenas os peões que as sentem. As outras pessoas também.

Ah, pois! Porque as pessoas como vocês querem que os automobilistas, os fumadores, as pessoas de outra raça, de outro credo, ou com outra orientação sexual deixem de ser consideradas pessoas... só os "puros" peões, católicos, ecológicos, não-fumadores etc. é que devem ter direito de cidade numa sociedade livre de carros nos passeios....

A Lei, a Lei, a Lei... também se aplica aos peões, sabiam?

rrrrrrrrrrrrrrrr


J M
Lisboeta

Resposta

Caro J M,

Muito obrigado pelo seu contributo. Entendemos perfeitamente as dificuldades dos condutores. Se você quisesse colocar 2 pianos de cauda em sua casa, também entenderíamos as suas dificuldades.

Mas o que você parece pensar ser uma fatalidade das cidades, é seguramente uma falha da sua imaginação. A ocupação abusiva dos passeios é um fenómeno resolvido em quase todas as cidades da Europa.

Colocaremos os seu contributo no blog porque um dos objectivos é começar uma conversa entre todos os nossos leitores.

Com os nossos melhores cumprimentos

24 comentários:

  1. O estrábico...

    Pensar que os peões podem e devem contentar-se por esgueirar no 1 metro de lhes resta, esquecendo-se que os carros ocupam 90% dos espaço da rua, só pode ser o produto de uma mentalidadezinha que observa o mundo com um olho no umbigo.

    Tentar associar o Peão Exaltado ao totalitarismo xenófobo é um exercício de imaginação por alguém que tem um olho no cu.

    Aconselho os peões exaltados a entrarem já em contacto com o Vaticano para que se inicie uma campanha para para que se dê uma injecção atrás da orelha em estrábicos de cabeça pequena.

    ResponderEliminar
  2. outra vez venho aqui dizer que também sou condutor mas acho este leitor de um "umbilicismo" atroz.

    Presumo que seja daqueles que é incapaz de apanhar um transporte publico para qualquer lado e tem alergia a por o carro a mais de 50 metros da porta do sitio onde quer entrar, e já que ate dá para estacionar ali estaciona-se mesmo que atrapalhe um pouco, e que seja proibido.

    adorava ver o que ele acha o passeio necessario para os peões andarem. Ou melhor, ele deve fazer isto para melhorar a nossa performance na tecnica no slalom. Muito Obrigado Senhor Abuzador.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns ao blogue pela compostura com que respondeu a este... senhor. Ignorou o que não era mais do que patetice rancorosa e respondeu com clareza ao que era concreto. De resto, a melhor resposta está nas fotografias, que, entre outras coisas, desmentem o... senhor.

    ResponderEliminar
  4. Acho esta iniciativa excelente e só espero que tenha repercurssão em todo o país. Assim como o "reinado" dos fumadores acabou (durante décadas tivemos que os aturar em cafés, restaurantes e todos os outros espçaos fechados), já é altura de o estacionamento selvagem acabar.

    É a típica mentalidade portuguesa: eu primeiro, os outros depois. Não têm lugar para estacionar? Andem de transportes públicos, poupam dinheiro e ajudam o ambiente. Ou paguem estcionamento. Ou então andem a pé. Se conseguirem, claro. Assim já vao perceber como é ter que fazer diariamente autênticas gincanas por entre os carros do passeio. Apoio totalmente este movimento.

    ResponderEliminar
  5. Se por "bons costumes" se entender respeitar o espaço público e não fazer dele uso privado, sou todo pelos bons costumes - e nem por isso me sinto um carolas (muito menos um xenófobo, homófobo ou racista - mas isso nem vale a pena rebater).

    ResponderEliminar
  6. O que eu queria era que a nossa Policiazinha tivesse uma mentalidadezinha de defesa da cidadaniazinha. No que se inclui o cumprir e o fazer cumprir a leizinha que reserva os passeios às pessoazinhas.

    ResponderEliminar
  7. Ao sr JM,

    Tem razão em muita coisa que diz, mas não se esqueça duma conta básica: o resultado da soma entre um carro e um peão, é uma vitima no hospital. Isto é, temos de fazer prevalecer a prioridade aos peões, e como tal começar pelos passeios livres. Claro que muito mais devia ser feito, no que diz à separação física de estradas e passeios, velocidades de circulação, etc.. mas pronto também nao quero ser utópico.

    ResponderEliminar
  8. Que cúmulo de moralismo. Apenas retiram alguma credibilidade ao que defendem com esse discurso direitoso e moralista.

    ResponderEliminar
  9. "direitoso e moralista" ????!!!!... Desenvolva.

    ResponderEliminar
  10. E quem és tu meu labrego? Olha para as imagens aqui e diz-me se é uma questão de moral ou bom-senso.

    ResponderEliminar
  11. Como se o facto do discurso ser de direita ou de esquerda fosse argumento. Há pessoas que não conseguem distinguir política de ideologia.

    ResponderEliminar
  12. O JM vive claramente na idade média mental. Dele e dos indivíduos (não sei se posso utilizar a palavra pessoas) como ele, apenas tenho pena. Existem infelizmente muitas pessoas que nasceram com problemas mentais e este senhor que aparentemente tem um cérebro saudável, utiliza-o da pior maneira.

    ResponderEliminar
  13. O labrego além de condutor umbiguista, aparentemente tb é fumador umbiguista e deve ser dos que gosta de ver os animais sofrer nas arenas. Provavelmente nem recicla :) És um exemplo da sociedade

    ResponderEliminar
  14. Não consigo evitar!!! Sou condutora e alternadamente peã... e até sou fumadora, com amigos de várias raças, credos, orientações sexuais e políticas divergentes!!! E considero o estacionamento em cima do passeio ABUSIVO!!! Enquanto condutora que não tem garagem no prédio e gosta de sair à noite e chegar a casa de madrugada, vejo-me na obrigação de deixar o carro num parque de estacionamento público que fica numa rua que não a minha, a uns 300 metros de minha casa... e vou a pé!! Sozinha!!! E normalmente quando chego à porta de casa tenho de espremer o meu rabo (que não tem 2 metros...) para conseguir enfiar a chave na fechadura!... E quando até esse parque (longe e mal iluminado) está cheio e me vejo na obrigação de estacionar numa passadeira ponho o despertador para uma hora que de todo não me agrada (deitar às 5 da manhã e acordar às 8 dói!!!)para o ir tirar de lá, na hora a que os peões começam a circular!! Faço o possível por respeitar os peões tanto como gosto que me respeitem quando ando a pé (e apetece-me atropelar alguns que circulam na passadeira como quem vê montras: devagarinho, devagarinho...). E defendo o respeito pelos outros, seja qual for o papel que estamos a desempenhar: com 4 rodas, ou com 2 pés!! Se isto é "espírito mesquinho" como o afirma o "senhor"... deixem-me continuar a ser!!!

    Catarina Duarte

    P.S. E não, não fico com quaisquer remorsos quando os meus sacos de compras ou a minha mala do portátil raspam ruidosamente em algum carro que me deixa apenas 30 centímetros de passeio para circular!!! Chamem-me mesquinha!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  15. Indigna-me o protesto de JM porque nada justifica carros em cima do passeio. Também sou condutor (e fumador, embora não perceba qual a relação!) e às vezes deixo o carro a muitas centenas de metros de casa apesar de existirem bastantes passeios livres muito mais perto! O que eu vejo é que, infelizmente, pareço ser a excepção que confirma a regra...

    ResponderEliminar
  16. Mas este JM não sai da sua viatura ? Não é peão ? Já estamos acostumados a estas posições dequem confunde policias (que são bem necessários) com cidadania . Sabe o que esta palavra quer dizer ? Eu sou condutor e peão como a maioria das pessoas e tento fazer o meu melhor em todas as situações . Será que sempre consigo ? Possivelmente não mas isso não dá o direito aos outros de me acusarem para que tudo fique na mesma e nada mude . Isso sim tradicional no nosso país . Coloco-me à disposição deste movimento para dar o meu modesto contributo para que se mudo algo o que pode ser conseguido com um pouco de atenção de todos .
    Emanuel Lopes

    ResponderEliminar
  17. Penso que todos nós (condutores ou não) sabemos que é difícil encontrar estacionamento quer na cidade de lisboa quer em qualquer outra povoação cuja construção em massa se deu durante o século XX. Contudo, acho perfeitamente descabida esta verdadeira 'casmurrice' de pensar que os peões é que têm que se adaptar ao transito de veículos motorisados! E, para contrapor o protesto de JM, o trânsito pedonal era feito muito antes de qualquer outro transito e existem zonas em que o transito de veículos pessoais como carros é perfeitamente descabido e deveria ser complectamente proibido (eg. Bairro-Alto,zona da colina do Castelo de S. Jorge.). Pensei já e comentei com amigos com quem frequentemente discuto este entre outros tipos de problemas hurbanos que uma possível solução para o problema do estacionamento seria a construção de estacionamentos subterrâneos um pouco por todas as cidades e onde as condições do solo o permitissem, uma vez que o espaço subterrâneo é, em Portugal algo virtualmente inutilizado e até temido (já que parece muito enraizada a associação do arcaico pensamento de se estar num espaço sem janelas e no sub-solo ao semitério e/ou enterro de mortos).

    ResponderEliminar
  18. Eu só pergunto, nos últimos 40 anos que lugares de estacionamento foram criados em Lisboa? A realidade é que a CML restringiu, em face ao aumento de viaturas automóveis, o espaço para as mesmas estacionarem com intuitos economicistas.A CML não quer, e os cidadãos também não, deixar os empregos sair da cidade para os concelhos limítrofes onde reside a massa trabalhadora de Lisboa. Ao invés, mal arranjam uma casita na cidade, para protegerem a sua mesquinha existência começam logo a querer portagens e multas de estacionamento. Sou a favor de penalizações a quem estaciona bloqueando o acesso aos peões. Mas, não é isso que esta malta fundamentalista pretende.

    ResponderEliminar
  19. Quem é a malta fundamentalista e o que é que afinal pretende? Fiquei baralhado.... Aparentemente hoje em dia quem defende os seus direitos é fundamentalista. Não querer dividir um espaço com um fumador é fundamentalismo, não querer que invadam os passeios é fundamentalismo, não querer matança de animais inocente numa arena para deleite doentio de algumas pessoas é fundamentalismo, proteger a natureza é fundamentalismo. Pois então tenho enorme prazer em ser fundamentalista.

    ResponderEliminar
  20. Caro Alberto Teixeira, não me parece fundamentalismo recusar um ónus que não me pertence. E é isso que "esta malta" pretende. Eu, pessoalmente, não acabei com nenhuma vaga de estacionamento em Lisboa ou em qualquer outra parte do país.

    ResponderEliminar
  21. Não percebo porque a Câmara não constrói auto-silos. Se eu tivesse dinheiro era aí que investia!

    ResponderEliminar
  22. Fácilmente se percebe que isto é tudo malta que vende na feira da ladra para conseguir uns tostões para comprar o passe social.

    ResponderEliminar
  23. Não ignorante, é malta civilizada, uma palavra ou conceito que lhe falta no seu limitado dicionário de 3 palavras que devem ser carro, futebol e novela.

    ResponderEliminar
  24. Sou condutora á pouco tempo, mas sou peã á muito e já tive que "conduzir" uma mãe de 85kg numa cadeira de rodas, em passeios esburacados, passaagens de peões entupidas com carros de condutores mal formados e descer passeios com 20 cm de altura.

    Uma coisa vos garanto..é muito dificil!!

    Gostava sinceramente que todos os animais que estacionam neste sitios que fizessem um exercicio de cidadania e andassem de cadeira de rodas sosinhos por umas horas. Axo que ficariam bem mais sensibilizados para esta problemática.

    Uma pessoa de cadeira de rodas não tem um cu de 2 metros, mas precisas de 2m de espaço para a poder movimentar, já que o caminho nem sempre é em frente. Por vezes temos que nos desviar dos carros dos animais que estacionam em cima dos passeios.

    ResponderEliminar