Esta é a mobilidade em Oeiras.

Imagem 1 : Transgressão dupla (passeio + via de bicicletas)



Imagens 2 e 3 : Veículos ocupando a totalidade dos passeios (Praçeta Fernão Lopes). Isto acontece em TODA a extensão do largo mais a rua adjacente, todos os dias, durante todo o ano.
Pois, eu sei, a desculpa: é os edifícios não têm estacionamento
próprio. Os peões não têm culpa disso. O único culpado é a autarquia que permite a construção de edifícios sem garagem.
[nota: o verdadeiro culpado de colocar o carro em cima do passeio é só um: quem o colocou lá. não compactuamos desculpabilizações de quem comete um abuso desta ordem. querido Carlos André: não nos cabe a nós como peões resolver um problema de falta de estacionamento que não é nosso.]




Cumprimentos,
Carlos André
(Oeiras)

18 comentários:

  1. não percebo porque é que o culpado é a autarquia

    ResponderEliminar
  2. Porque é a autarquia que se omite através da Polícia Municipal (a última foi uma agente da Polícia Municipal que me disse que não podia multar os carros em cima dos passeios "porque são muitos") e porque é a autarquia que empurra os carros para cima dos passeios (que são de borla) ao conjugar a impunidade de quem estaciona nos passeios com a punição - com multa, bloqueio e reboque - dos carros que não deixem a moedinha para a Parques Tejo (a empresa municipal de parquímetros).

    ResponderEliminar
  3. Mas é a autarquia que estaciona os carros nos passeios? Não é pergunta parva, é mesmo a sério. A autarquia pode ser criticada por fechar os olhos, mas não é a autarquia que os põe ali.

    E no post, refere-se a existência de garagens (aparentemente a causa número 1), nem se fala de polícia municipal

    ResponderEliminar
  4. a policia municipal é para esquecer. eles estão ocupados a multar ciclistas que andam no paredão, porque esses é que são o verdadeiro perigo. alguém já reparou à volta das praias nos dias de calor? os passeios deixam de existir, policia municipal, nem vê-la. afinal, ir de comboio para a praia é coisa de pobre...

    ResponderEliminar
  5. Por acaso é também a autarquia que põe os carros no passeio. Aqui, no blogue (procure que encontra), há a fotografia de um jeep da Câmara e de uma carrinha da Parques Tejo, que, sendo a empresa municipal de parquímetros, é a agente da autarquia para - dizem eles - "disciplinar o estacionamento em Oeiras" (esta fotografia, posta já há algum tempo, deve estar na segunda ou na terceira página do blogue). Ambos no passeio, claro.

    ResponderEliminar
  6. Nao e o caso da foto! Nem sera o caso de 99% dos casos. As autarquias podem ser acusadas de muitas coisas, mas nao podem servir de desresponsabilização de quem comete aquelas barbaridades.

    ResponderEliminar
  7. Concordo plenamente com a ideia de que não se pode desresponsabilizar a pessoa que estaciona em cima do passeio. Não se trata disso. Mas há, sim, neste blog, uma fotografia de um jeep da Câmara em cima do passeio (um pouco abaixo, nesta mesma página) e de uma carrinha da Parques Tejo em cima do passeio. Está na segunda página acho que sob o título "Oeiras abandalhada I". E, sem desresponsabilizar a pessoa que estaciona, a autarquia tem, sim, responsabilidade - tanto por acção quanto por omissão.

    ResponderEliminar
  8. não vou entrar em detalhes, cada um tem a sua opinião. apenas não compreendia esta frase "O único culpado é a autarquia "

    ResponderEliminar
  9. Felicito-vos pela iniciativa e audácia desejando e apoiando para que este movimento faça a diferença espalhando-se pelo resto do país.

    Em minha pequena vila de Salvaterra de Magos é igual e os condutores egoístas e incivilizados ocupam todo o espaço disponível sem querer saber se incomodam peões e deficientes.

    No supermercado o lugar onde não se pode estacionar sempre tem um topo de gama estacionado por ser mais perto da porta...

    Já cansei desta falta de respeito também e por minha cabeça passaram métodos mais destrutivos do que colar autocolantes pois irrita-me profundamente ver deficientes de cadeira de rodas terem que andar na estrada por causa de ogres que têm acesso a tecnologia demasiado avançada para a sua condição primitiva.

    Assim agradeço também pela ideia dos autocolantes que é bem mais pacífica e á qual desejo muito sucesso.

    A cena é que assim sou eu que tenho de gastar dinheiro em autocolantes... para uma boa causa :)
    http://demo-de-democracia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Só para esclarecer que essa frase não foi minha ( o das 18:18 e das 16:51) nem concordo com ela.

    ResponderEliminar
  11. Em relação à primeira foto do carro em cima da ciclovia, hoje aconteceu-me algo no mínimo caricato. Um tipo a estacionar o carro numa das passagens da ciclovia do campo grande... e no tejadilho do carro tinha suportes para levar a bicicleta.
    Em relação às ciclovias, nomeadamente a do campo grande, os peões deviam ter a sensibilidade para não circularem na mesma, visto existir passeio. Não me dá muito jeito andar a colar os autocolantes do umbigo no próprio umbigo das pessoas.

    ResponderEliminar
  12. Julgo que seria de bom tom não mostrar as matriculas dos veiculos.

    Cada um é civilizado à sua maneira. Uns colam autocolantes, outros sacam da naifa e jás cas ta prás - um risco no carro e espelho no chão, e estes, públicam fotos com veiculos devidamente identificados.

    Tudo bem.

    Tirando estes três aparte, concordo na generalidade.

    ResponderEliminar
  13. Esta ideia do autocolante é extremamente insensata.
    A aplicação das leis, assim como a avaliação dos casos aos quais a lei se aplica (o que implica a avaliação de casos concretos) é da competência das autoridades.
    A penalização dos prevaricadores também deve ser a que está prevista na lei.
    A vandalização dos bens do prevaricador não existe no sistema penal de qualquer país civilizado.
    A penalização ( em espécie ou prisão nos países em que exista o primado da lei) deve ser aplicada pelas autoridades que tem competência para o efeito.
    Quem vandaliza propriedade alheia (mesmo que a propriedade seja de um cidadão transgressor) sujeita-se a retaliações e constitui-se também em transgressor.
    Os proponentes da ideia estão cientes da possibilidade de retaliação, pois insistem em conservar o anonimato.
    Porém não é difícil prever que na prática vão ser identificados em plena acção e sofrer as respectivas consequências.
    Volto a afirmar a insensatez da "justiça popular" e sugiro em alternativa uma chamada telefónica para as autoridades competentes a fim de denunciar qualquer estacionamento irregular.

    ResponderEliminar
  14. Um leitor disse: "apesar de sempre ter tido repugnância pela justiça pelas próprias mãos, apoio a vossa iniciativa". Prefiro dizer que tenho repugnância pela justiça pelas próprias mãos e, por isso mesmo, assinalo, com um autocolante, os carros cujos condutores estacionam de maneira selvagem. O que pretendo com isso não é fazer justiça - até porque as penas a aplicar, se fosse esse o caso, seriam muito mais graves do que uma mancha de cola de remoção tão fácil (e menos repugnante) quanto a dos dejectos de algum pássaro (que têm ainda a desvantagem de cair, indisciminadamente em carros mal e bem estacionados). O que pretendo não é fazer justiça pelas próprias mãos, repita-se quantas vezes for preciso, mas precisamente combater a lei da selva - que não é senão o regime em que impera a justiça pelas próprias mãos - no estacionamento. O autocolante foi a melhor maneira que encontrei para denunciar, de maneira civilizada mas veemente, as duas maiores carências nessa matéria: de civilidade dos condutores, em primeiríssimo lugar, e de acção das autoridades que têm entre as suas atribuições coibir a lei da selva.

    ResponderEliminar
  15. Não fiz menos de 30 chamadas telefónicas para a PSP e para a Polícia Municipal (no meu caso, de Oeiras) nos últimos 3 anos (há cerca de um ano, desisti). Todas (todas!) em vão.

    ResponderEliminar
  16. Par o anónimos das 17:57
    blah, blah, blah, blah, blah.... autoridade onde???

    ResponderEliminar
  17. Sugiro uma visita a http://jornaldaregiao.blogspot.com/2008/07/oeiras-recebe-galardo-da-mobilidade.html . Confronte-se a propaganda e a realidade. Depois voltem para dizer alguma coisa.

    ResponderEliminar
  18. Pais civilizado? :D
    Essa é boa!

    Visitem um pais realmente civilizado e vejam se há estacionamento selvagem como em Portugal.

    E o tuga quando viaja para outro pais não faz o que faz cá, pois sabe que lá a "polícia é à séria". Lá fora não brincam, pagam o que tiverem que pagar.
    E não venham dizer que lá fora há estacionamento, blá blá blá, porque é tudo a pagar!

    Quanto ao movimento ser anónimo, acho muito bem, pois este movimento não tem rosto, nem tem que ter. O movimento é composto por cada um que cola o autocolante e não por quem o idealizou ou imprimiu.
    Quem cola hoje este autocolante podia ter feito algo semelhante há meses atrás, porque autocolantes sempre houve. A questão agora é que existe uma união de forças que produzirá mais resultados.

    ResponderEliminar