Até nas escadinhas de São Crispim???

Bardamerda! Bardamerda!


12 comentários:

  1. Excelente ideia!
    Moro em Arruda dos Vinhos, e gostaria de saber se não se importam que imprima autocolantes para colar nos infractores por aqui (que são muitos)

    ResponderEliminar
  2. Olá Miguel,

    A ideia é essa. Divulgar e colaborar.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia.
    Esta acção é ridícula. Se vocês vivessem no bairro onde vivo (graça) e nos bairros circundantes (alfama, s.vicente, castelo, mouraria) sabiam que é quase impossível arranjar estacionamento sem ser em cima do passeio. se realmente preocupam-se com essa questão em vez de se armarem numa EMEL popular, reportem à CML o direito de haver estacionamento publico gratuito ordenado em vez de ser tudo com parquímetros ou espaços com condomínios privados de classe alta.
    atentamente, thx1138.

    ResponderEliminar
  4. Não percebo porque é que as pessoas acham que o estacionamento deve ser gratuíto, ou seja, suportado pelo investimento público, que é pago por todos, mesmo pelos que não têm carro. Se as pessoas pagam pelo carro, pagam pelo combustível, pagam pelos transportes públicos se os utilizarem, porque não hão de pagar pelo estacionamento? E porque é que os carros hão de ter mais direitos do que os peões, que muitas vezes têm que andar no meio da rua? Eu tenho carro e, ainda assim, concordo em absoluto com esta campanha e só lamento que ela seja necessária porque as autoridades pura e simplesmente se demitiram da sua função.

    ResponderEliminar
  5. Isto não é nada. Se forem a Campo de Ourique terão o melhor exemplo desta realidade. É que ali é mesmo nas passadeiras! Andar de bicicleta, com os filhos na cadeirinha ou trazer os sacos do supermercado? Compra um pare de asas ou diverte-te na mais louca gincana.

    ResponderEliminar
  6. Ola Pessoal, Parece-me uma ideia excelente. Para evitar que alguém apresente queixa por danificar a sua propriedade, alguém me pode dizer como preparar autocolantes com uma cola que não lhes "estrague" o carrinho? Assim poderei colocar várias vezes os autocolantes na mesma rua sem que tenham razão "moral à portuguesa" para me fazerem uma espera...

    ResponderEliminar
  7. Olá thx1138,

    Queres explicar porque é que existe o direito divino e constitucional de estacionar em espaço público gratuitamente?

    E mesmo que seja em silos pagos, achas possível e realista que todos tenham possibilidade e espaço para estacionar? Esclareço que em nenhuma zona histórica do tipo que mencionas tem espaço físico para acomodar a tua utopia. Se observares com atenção, nenhuma zona destas no resto da Europa tem carros no passeio com o nível de impunidade de Lisboa e em nenhuma delas é possível ou realista oferecer os lugares todos que tu imaginas. Seria mais construtivo pensares noutro tipo de soluções (mais Transporte Público, mais elevadores, passeios limpos, etc) do que continuar esta espiral de mais carros sobre os passeios que levam as pessoas a andar cada vez menos a pé. E isto não é utopia, basta visitar uma zona histórica bem gerida e habitada.

    ResponderEliminar
  8. Ora, existem de facto outras soluções e possibilidades para além do aumento da autoridade. Se é essa a vossa solução podemos passar directamente para a videovigilância e estaremos todos muito melhor.

    O vosso problema não é o bem comum, é algum ressabiamento. Se não fosse isso, este blogue seria bem diferente. O problema não está em eu discordar da vossa ideia central, discordo é da autoridade que vocês pedem.

    E sim, eu cá acredito que o Estado e a Câmara deve fornecer estacionamento gratuito. Tal como Saúde gratuita, Educação gratuita, Transportes Públicos gratuitos, etc...

    Mas lá está a diferença entre pensar no colectivo ou no individual.

    ResponderEliminar
  9. Y,

    E quanto estacionamento gratuito deve a câmara ou o estado fornecer gratuitamente? 1, 2, 3 carros por fogo? Tem um limite?

    E se não houver espaço?

    E se politicamente não se considerar aceitável subsidiar proprietários de carros num país que ainda tem bairros da lata, falta dinheiro para investir em Transportes Públicos ou em educação?

    Gostaria que fosse mais concreto na descrição de "outras soluções e possibilidades". Subentendo, mas não tenho a certeza, que esteja a pensar que o estado possa oferecer aos proprietários dos automóveis entre 150 a 200 euros por mês (um lugar em silo gratuito em Lisboa).

    ResponderEliminar
  10. E eu defendo cerveja, vinho, queijos, ostras, trufas e chocolates gratuitos.

    ResponderEliminar
  11. Pois... é verdade que os dinheiros públicos vêm de todos, até daqueles que não têm carro!! Mas também é verdade que os que têm carro pagam impostos suplementares: o Imposto de Circulação, os impostos (exorbitantes) no combustível... Mas também confesso que ainda não percebi porque cada fogo com 4 elementos a habitar tem 4 carros!!! Quando mesmo que tenham garagem particular, chegará para, no máximo, 2 desses 4 carros... E quanto ao "habitar em bairros históricos e blá blá blá"... eu moro muito perto da Graça!! E ao contrário do que vejo muitos fazer, não dou por mal empregue o passeio a pé até ao miradouro, em vez de levar o carro!! E estamos a falar de uma zona da cidade extremamente bem servida de transportes: é só dar um saltinho a Sapadores e tem logo à disposição SEIS autocarros e UM eléctrico!!! Todos concentrados num pequeno largo... é mesmo necessário usar SEMPRE o carro???

    Catarina Duarte

    ResponderEliminar
  12. Catarina Duarte:
    eu não diria que os impostos são exorbitantes:
    http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=267918

    ResponderEliminar