Aplicação móvel contra o estacionamento ilegal

Uma nova aplicação disponível em versões da Google e da Apple permite a qualquer cidadão denunciar o estacionamento ilegal em tempo real. Chama-se TowIt e está já a ser utilizada em cooperação com alguns municípios nos Estados Unidos e Canadá. 

Na foto do denunciante, é colocada a matrícula, a data e o local exato da ocorrência.

A aplicação foi criada por Michael McArthur, em Toronto. Consiste num mapa da cidade, no qual o utilizador pode publicar de imediato a fotografia da viatura mal estacionada, com a matrícula e a indicação da sua localização. Se as autoridades policiais estiverem a monitorizar o site, poderão então agir em conformidade. A aplicação foi lançada sexta-feira e está já a ser utilizada em Toronto, São Francisco e Nova Iorque, além de outros pontos do mundo. O descarregamento e instalação da TowIt é grátis. 

Com poucos dias desde o seu lançamento e só na grande Lisboa já são reportados 111 casos. Fazemos um apelo veemente às três entidades públicas da cidade de Lisboa que têm competências para autuar carros ilegalmente estacionados (PSP, EMEL e PM) assim como a todas as outras do país, para que utilizem as novas tecnologias por forma a findarem a praga que é o estacionamento ilegal, mais especificamente sobre o espaço pedonal.



Fazemos ainda um apelo a todos os nossos leitores, para que usem e disseminem a respetiva aplicação.
Considerando que não há uma relação direta entre o condutor do veículo que cometeu a infração, e o proprietário do veículo, sendo um automóvel um ativo transmissível, e considerando que as ocorrências se dão no espaço público, não nos parece que esteja em causa, qualquer violação do direito à privacidade. A matrícula de um automóvel, como temos reiteradamente referido, não é um traço identitário de um indivíduo ou cidadão, não se consubstanciando assim no nosso entender, qualquer ilegalidade na sua publicação em espaço público. Uma matrícula não é um rosto, um número de telefone ou um cartão pessoal, é um dado identitário de cariz não pessoal, que identifica um veículo, não uma pessoa. Só as autoridades policiais podem estabelecer a ligação entre uma matrícula e o proprietário do automóvel, sendo que o proprietário poderá nem sequer ser o agente da infração. 

Na realidade quando um cidadão reporta às autoridades uma ilegalidade no estacionamento, como por exemplo quando telefona para a PSP ou para a EMEL, já reporta todos os dados supra-mencionados, sem que nunca se tivessem levantado quaisquer questões jurídicas relacionadas com a privacidade do proprietário do veículo em infração. O método com a referida aplicação é exatamente o mesmo, mas através de meios eletrónicos.

Assim sendo, recomendamos a todos que partilhem e usem a referida aplicação, para assim tentarmos melhorar o espaço pedonal das nossas cidades.

Fonte: SIC Notícias.

12 comentários:

  1. fiquem os otários deste blogue a saber que vou continuar a estacionar o meu carro no passeio por várias razões:
    - não tenho mais onde estacionar
    - se apanhar alguém a tirar fotos leva porrada
    - mesmo que o meu carro vá para o site, a polícia não faz um cu (AHAHAHAHA)
    Cresçam e arrenjem trabalho seus ociosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,

      Se é totalmente contra os utilizadores deste blogue, qual o motivo da sua visita por aqui?

      Eliminar
    2. A ver se não acordas amanhá com 4 pneus cortados.

      Eliminar
    3. - O único otário que escreveu neste artigo foste tu.
      - Não tens onde arrumar a lata? Anda de transportes públicos ou és algum barão?
      - Dás porrada? Vê lá se não te retribuem com dois chutos nos cornos e fazes um mortal sem saberes...
      - Na última parte até tens razão pá! A polícia não faz nada por isso é que os macacóides como tu continuam a arrumar as latas onde os peões têm e devem circular.
      E para finalizar minha besta quadrada, já viste se TODOS os peões passassem a circular pela estrada, onde tu colocas as borrachas da tua lata, o que seria? Ou os direitos são só para o teu lado?
      Um conselho: mete mais tabaco na mistura...

      Eliminar
    4. Quem fala assim, certamente deve ter algum problema!!!... Já agora, diz lá onde moras, para ir fotografar e ver se me dás ou não porrada. A quantidade de gajos bem maiores do que eu que já tiveram surpresas desagradáveis, tem sido considerável. Gostava de ter dar uma "surpresa" do género...

      Eliminar
    5. Eu acho inacreditável o nível dos comentários. Como é possível que a Administração deste site permita isto? Ainda por cima quem comenta não se identifica.

      Eliminar
    6. Olha ó Miguelito Milhafre, o maior troll cá do sítio, a dar licções de moral, que por achar que tem um perfil de utilizador (por sinal falso e sem info relevante) acha que é mais que os outros . A "administração", se fosse decente já te tinha era banido. O Falcão demonstra que o PL anda a fazer mossa em muita "instituição"; basta olhar para a lista do lado das postas mais lidas.

      Eliminar
    7. ahaha levar porrada, ahahah diz me onde estacionas, vou la hoje, não so tiro várias fotos, duas delas a ver se bem a matricula, como te deixo umas marcas na pintura , e se te aproximares muito de mim, parto te a boca toda

      Eliminar
  2. Se não tens mais onde estacionar, mete o carro debaixo da cama e não chateies a cabeça aos outros. O egocentrismo é uma coisa feia. Devias ter vergonha do ser humano que te tornaste. Pessoas que como tu não fazem falta a esta sociedade.

    ResponderEliminar
  3. Esta aplicação parece ser realmente muito interessante, a qual confesso que vou usar sem receios no exercício da minha cidadania. Sou mãe, e estou impossibilitada de trazer o meu filho menor com carrinho de bebé pelo espaço pedonal em Lisboa, porque há pessoas que sem consideração pelo próximo, estacionam os seus automóveis onde a lei não permite. Congratulo sinceramente os autores deste blogue por esta inicitiva e mais especificamente pela criação deste "post".

    ResponderEliminar
  4. Este blog está cheio de doentes mentais com manias pidescas. Têm é de arranjar trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta reação é a típica reação de quem não faz nada em prol da cidadania, e se depara com o trabalho voluntário dos outros.

      Eliminar