Rua das Flores, no Porto, reabre só para peões!

O Passeio Livre, dá os sinceros parabéns à Câmara Municipal do Porto e ao seu novo presidente, Rui Moreira, por - numa lógica contrária ao que é comum em Portugal e muito particularmente na cidade do Porto - ter optado por reabrir a Rua das Flores apenas para peões, quando anteriormente tinha tráfego automóvel. Os casos práticos, como os das ruas Augusta ou Duque d'Ávila em Lisboa, demonstram claramente que a restrição a apenas peões de certas ruas ou artérias, traz mais gente para essas mesmas ruas, que por sua vez ocupam as esplanadas e dinamizam a economia local, melhorando também os negócios do comércio tradicional. A lógica é simples: "quem passa de carro não pára para comprar".

A pedonalidade restrita das ruas, torna também os espaços mais humanos e acolhedores providenciando um espírito mais "bairrista" ao local, incrementando também a qualidade de vida dos habitantes, com o decréscimo da poluição sonora e atmosférica e a atribuição do espaço público, não para parques de estacionamento ou rodovia, mas para infraestruturas públicas de lazer, como parques infantis, pequenas praças, logradouros ou jardins.

 
 
Pode-se dizer, que ao contrário do que foi a "reabilitação urbana" das cidades portuguesas nos últimos 30 anos, onde as obras se limitavam a diminuir passeios, a construir parques de estacionamento e a colocar melhores pavimentos de alcatrão, a verdadeira reabilitação urbana é esta; é aquela que devolve a cidade às pessoas!

2 comentários:

  1. - "está ótimo, está maravilhoso, estou a adorar"

    ResponderEliminar
  2. - "eu trabalhei aqui próximo com a confusão dos carros e da estrada, agora não, isto está fantástico"

    ResponderEliminar