Nissan Leaf em cima do passeio

Esta imagem é representativa de que o carro elétrico não é de todo a solução para os problemas que a cidade enfrenta, entre os quais a falta de civismo, relacionada em parte com a falta de espaço!

Falar bem quando é preciso!

Apesar de sermos deveras críticos perante a incúria das autoridades competentes, sabemos falar bem quando atuam positivamente.

Numa foto, a EMEL atuou e muito bem. Na outra foto a CML repintou as zebras na zona da Baixa, para que ficassem mais visíveis perante os automobilistas, melhorando assim a segurança dos peões!

Infratores auto... colados

Imagens de Lisboa

Vídeo de estacionamento ilegal em Lisboa

Cada pilarete custa 90€

Fonte ligada à autarquia de Lisboa, referiu recentemente numa reunião com membros do Passeio Livre, que cada pilarete custava ao erário público, aproximadamente cerca de 90€, já incluídas despesas de instalação e de mão de obra! Percebe-se facilmente que não é exequível para a CML, encher todas as ruas, ruelas, avenidas e artérias com pilaretes. O que se exige é uma fiscalização mais assertiva e um civismo mais evoluído!

Estudo da CML já alertava para 'estacionamento abusivo'

Um Estudo da Autarquia de Lisboa, realizado em 2005 já se referia ao problema do estacionamento abusivo como um dos principais fatores para a diminuição do número de peões nos últimos anos na repartição modal por Lisboa.

"No que respeita à repartição modal verifica-se uma diminuição generalizada das viagens realizadas a pé face aos dois outros inquéritos à mobilidade (237 mil viagens a pé versus 320 a 360 mil viagens nos inquéritos anteriores); por um lado, esta redução das viagens a pé está associada a alguma sub-descrição deste segmento, mas é de admitir que se tenha verificado uma diminuição efectiva das viagens a pé realizadas pelos residentes, até porque o ambiente em que estas viagens se realizam se tem vindo a degradar substancialmente por via de espaços públicos desqualificados e pela utilização abusiva (mas sistemática) dos passeios para estacionamento (para além do agravamento do problema da insegurança)."

in: Planeamento, Lisboa: o desafio da mobilidade (Câmara Municipal de Lisboa)
Licenciamento Urbanístico e Planeamento Urbano, 2005 (pág. 44)

Virose do estacionamento selvagem

O hábito de estacionar em passeios e outras zonas pedonais é contagioso. O problema não será dos portugueses. Deve ser alguma virose que contagia muitos dos condutores deste país.

Estas 2 fotografias foram tiradas na praça que separa os edifícios das duas agências europeias em Lisboa, no Cais do Sodré. Uma boa parte dos carros aqui estacionados são de estrangeiros que ali trabalham, com direito a matrícula diplomática. Até onde será que podem ir, até justificar uma acção policial?

Ou será que é como diz o ditado, em Lisboa, sê lisboeta.