Nós ajudamos, dr. Gaspar!

Notícia da TSF assim refere:

Aberta a caça à multa? Governo quer mais receitas com infracções nas estradas

As violações ao código da estrada renderam menos dinheiro no ano passado e o Governo quer inverter a queda. O objectivo é aumentar esta receita já este ano.

Em 2012, as multas valeram cerca de 84 milhões de euros. Deste valor, 37% (pouco mais de 28 milhões de euros) reverteu para o Estado. Para este ano, o objectivo é mais ambicioso: o Governo quer arrecadar 85,4 milhões de euros em multas de trânsito.

O valor está previsto no Orçamento Rectificativo, que foi discutido esta sexta-feira na Assembleia da República.

_____________________

Oh Dr. Gaspar, dê uma olhadela pelas 2135 fotos do nosso acervo, o que não falta são locais de impunidade garantida, com elevadas infrações ao art. 49.º do Código da Estrada, com um elevado pontecial de receita fiscal (com a consequência de melhorar a qualidade de vida na cidade e do espaço público, mas isso deve ser secundário)

Dr. Gaspar, a uma média de dois carros mal estacionados por foto e com uma multa de 30€ (valor mínimo previsto na lei e desconsiderando o bloqueio do carro) temos só por aqui cerca de 130 mil euros para "declarar" às finanças!

3 comentários:

  1. Nunca entendi essa falta de proactividade no que aos carros em cima dos passeios e das passadeiras diz respeito.
    É o chamado dinheiro fácil, não é? Era sempre a facturar.
    Nessas situações e a apanhar os espertos que andam a fazer rally por aí.
    Era tirar os policias detrás das secretárias e pô-los a mexer.
    Já me responderam que "isso das multas, dá muito trabalho, tinhamos de preencher muito papel..."

    ResponderEliminar
  2. Só à minha porta, há infracções ao Artº 50 (antigo Artº 14) a toda a hora, 6 dias por semana. São inúmeros carros por dia, a cena dura há ANOS, e NENHUM é multado.
    Ora essa infração "vale" 60-300€ (a que acresceria multa, bloqueio e reboque), que decerto seria paga de muito boa vontade, pois os condutores tiveram de estudar o Código e sabem ao que arriscam.

    O facto de isso não suceder é um "segredo de Polichinelo"...

    ResponderEliminar
  3. Se calhar, há outros motivos, além da preguiça, que levam os fiscais e agentes a fecharem os olhos:
    Repare-se na tolerância infinita que essa gente manifesta quando as infracções são à porta de cafés, restaurantes, 'stands', oficinas...:
    (João XXI, Fr. Amador Arrais, Óscar Monteiro Torres, Pr. Chile, Rotunda de Entrecampos, Oliveira Martins, R. Fanqueiros, Pr. Figueira...)

    ResponderEliminar