Estacionamento ilegal em Miraflores


Missiva enviada por um dos nossos leitores ao Serviço de Polícia Municipal de Oeiras:

Bom dia,

Já enviei inúmeros e-mails sobre esta situação,  e infelizmente não se assiste a grandes melhorias, tirando uma ou outra intervenção pontual.

São várias as situações que fazem com que os carros estejam em cima de passeios e passadeiras - nenhuma justificável:

- de quem vai trabalhar, e para não pagar parquímetro, vem estacionar onde sabe que nunca é multado;
- de quem não tem garagem, ou mesmo tendo, prefere deixar o carro mesmo à porta - já que a menos de 500m há inúmeros estacionamentos, grátis para residentes (mesmo que fosse pago, não justifica);
- em frente ao Centro Comercial Dolce Vita é mesmo por preguiça de andar, já que o centro tem vários estacionamentos subterrâneos, que nunca estão cheios (foto 527, 528 e 786) - aqui já ouve atropelamentos (e já assisti a duas situações em que por poucos centímetros não sucederam mais uns)

As fotos 1761 e 1762 são de um local onde o passeio já foi reparado várias vezes,  e como se pode verificar, já está outra vez a saltar. Colocaram alguns pilaretes, na zona da entrada do prédio, mas bem que poderia ter sido ao longo de todo o passeio... infelizmente esta parece ser a única maneira de impedir o estacionamento nos passeios, já que as forças policiais, apenas intervêm quando solicitadas (mas nem sempre).

Nos restantes países europeus (basta dar um salto a Espanha), durante muitos anos era comum este tipo de situações. As coisas só mudaram, porque as autoridades assim o quiseram. Podemos sempre "sacudir a água do capote", dizendo que as pessoas são pouco civilizadas, que não têm alternativa... mas cabe às autoridades municipais e policiais, zelarem pelo cumprimento da lei. Hoje em dia, já quase ninguém nesses países o faz, pois assim que uma roda sobe um passeio, a multa é quase sempre garantida!

Com os meus melhores cumprimentos,

***Leitor identificado***

2 comentários:

  1. Algés e Miraflores são locais espectaculares no que toca ao estacionamento abusivo.
    Ninguém faz nada, nem ninguém se preocupa.
    Inclusivamente as próprias pessoas, que são obrigadas a andar na estrada.

    ResponderEliminar
  2. @ CAP CRÉUS,
    É verdade, como diz, que «Ninguém faz nada, nem ninguém se preocupa. Inclusivamente as próprias pessoas, que são obrigadas a andar na estrada»
    Mas isso é a regra em zonas cujos habitantes são, na sua esmagadora maioria, pessoas da classe média.
    Dado que, aí, "toda a gente tem carro" (e às vezes mais do que um...), o universo dos prejudicados coincide com o universo dos prejudicadores e a situação não tem remédio - uma eventual repressão não seria aceite pela generalidade dos habitantes.
    Há, pois, um acordo tácito, do género «Hoje ocupas tu o passeio, mas amanhã ocupo eu».
    E as próprias autoridades (já de si sistematicamente insensíveis ao problema) vêem nisso uma desculpa para não actuarem.
    -
    NOTA adicional: louve-se o cuidado do fotógrafo em ocultar algumas imagens. No entanto, saliente-se que isso não é obrigatório. Na via-pública pode fotografar-se tudo, excepto embaixadas e instalações militares. Pode, também (se se quiser...) atender a um eventual pedido dos passantes para não serem fotografados.

    ResponderEliminar