Estacionamento ilegal em Miraflores e Algés


Transcrevemos na íntegra uma missiva enviada por um dos nossos contribuidores, para várias entidades responsáveis pela gestão do espaço público em Miraflores e Algés.

____________


Bom dia,
Mais uma vez, e decorridos 2 meses desde o envio do meu e-mail original, venho por este meio perguntar o estado desta situação. Quer dizer, já recebi várias respostas "tipo" por parte da Polícia Municipal, da PSP e da CMO, onde dizem já estar a tomar as medidas necessárias, mas a situação mantém-se igual (como pode ser verificado pelas fotografias que hoje efectuei e envio em anexo).
Todos os dias ando por Algés e Miraflores, e a única fiscalização que vejo é efectuada pela Parques Tejo, que sempre que um veículo está indevidamente estacionado num lugar pago (ou seja, se não pagou), rapidamente se prestam a imobilizar a referida viatura, e a passar a respectiva multa. Perante isto, estacionar em cima do passeio, em cima ou antes de passadeiras, ou em outros locais ilegais, desde que fora do âmbito da fiscalização da Parques Tejo, é visto por muitos como a solução para quem não quer pagar parquímetro (isto porque são raras as situações onde os lugares com parquímetro estejam esgotados).
Mais grave se torna o estacionamento junto às escolas, onde o caos é ainda maior, onde o exemplo dado às crianças é o pior, e onde as mesmas estão mais vulneráveis a serem atropledas. Por exemplo: perto do Jardim de Infância Luísa Ducla Soares, existe um parque de estacionamento com muitos lugares livres (a menos de 50m) - mas todos os dias, inúmeras viaturas insistem a estacionar mesmo em frente do Jardim de Infância, quer seja em cima do passeio, quer seja junto do portão - ou seja, na paragem de autocarros.
Todos os dias vejo viaturas da Polícia Municipal e da PSP a circularem nestas zonas, a passarem pelos automóveis mal estacionados, e sem nada fazer - mas das três uma: ou estão realmente ocupados noutra missão, ou não há mesmo vontade em resolver, ou então já acham tão normal esta situação que nem reparam nela. Quero acreditar que é a primeira, pois nenhum das outras opções me parece aceitável por parte de quem esperamos que faça cumprir a lei e defenda os cidadãos.
Com os meus melhores cumprimentos,

__________________


O Passeio Livre refere que é penoso e na maioria dos casos completamente infrutífero, contactar com as entidades camarárias no que concerne ao estacionamento ilegal. Cidadania ativa, como colagem de autocolantes, pode revelar-se bem mais proveitoso, pois sensibiliza os automobilistas para este paradigma.

3 comentários:

  1. Posso dizer que moro ao pé do sitio onde tiraram estas fotografias e elas são mentira e montagem.

    ResponderEliminar
  2. Já não é a 1ª vez que aparecem aqui leitores dizendo que as fotos afixadas são montagens...
    Não sei se são ou não, mas só um imbecil é que se daria ao trabalho de fazer montagens fotográficas para mostrar carros em cima dos passeios de Lisboa!

    De qualquer forma, se eu fosse o autor das fotos, resolvia o assunto de uma forma que talvez desse para ganhar algum dinheiro: APOSTAVA. Ou seja: desafiava o leitor Jacinto a ir com ele ao local, em dia e hora ao acaso, e ver se a situação documentada é verdadeira ou falsa (com aqueles carros ou outros, evidentemente).
    ---
    De passagem: se alguém quiser aceitar uma aposta semelhante em relação às "avenidas novas", é só dizer! Proponho 1000€ como valor mínimo, e aceito apostar contra várias pessoas ao mesmo tempo, sem limite de número...

    ResponderEliminar
  3. Carlos, obrigado pela sugestão da aposta. Não vale a pena... qualquer pessoa que more nesta zona, sabe perfeitamente o regabofe que aquilo é. Este "Jacinto" apenas está a fazer o seu papel de "Troll"...

    ResponderEliminar