COMPANHEIRISMO

POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA & CEMUSA, SA
«Bom dia,
Tive oportunidade de assistir a um exemplo do "esforço" que a PSP emprega em relação ao estacionamento ilegal. É apenas um no meio de centenas, desde virarem-me as costas quando pergunto porque não multam, a continuarem a ler o seu jornal, a apelidarem-me de paranóico e a ultimamente a chamarem-me indirectamente de mentiroso quando confrontados com queixas relativamente a agentes.
Por isso, envio (volto a dizer, um exemplo num mar deles) a foto de uma amena cavaqueira, enquanto um carro estava estacionado em frente da entrada do Metro do Cais do Sodré. É verdade! Estava a trabalhar numa missão muito importante de lavar os quiosques, algo que invalida imediatamente o Código da Estrada.
CAV»
Enviado por email,

Autocolant​e bem colado?

«Tendo em conta o que vemos todos os dias, isto pode parecer mariquice, mas quando vivemos num país com passeios geralmente estreitos, situações como esta tornam-se muito frequentes: traseiras ou dianteiras de viaturas grandes que invadem o passeio, apesar de estarem estacionadas num verdadeiro lugar de estacionamento. Neste caso, mais de metade do passeio foi "comido", mas há casos em que é a totalidade do passeio que fica inutilizada. Qual a diferença entre esta situação e a do carro que pura e simplesmente estaciona em cima do passeio? Do ponto de vista do peão, é a mesma coisa. Têm carros grandes? E que culpa temos nós disso? Temos de levar com isto ou estes senhores é que têm de arranjar outro lugar à medida do popó que escolheram comprar? Duvido que do ponto de vista legal isto seja admissível. O estacionamento deve ser feito de forma a que nenhuma parte da viatura fique em cima do passeio.

Acho que este autocolante foi bem colado. Consta que o dono desta carripana já levou com vários autocolantes na mesma situação, mas continua a fazer o mesmo. Está-se nas tintas para os peões.»
Enviado por email, por Joana (A Nossa Terrinha)
Sobre o mesmo assunto vide http://anossaterrinha.blogspot.com/2010/12/respeite-os-peoes-quando-estacionar-num.html

Os intocáveis (Cont.)


À porta do Café Império
À porta da Cervejaria Portugália

Lisboa - Av. Almirante Reis
Junho de 2011
.
Em muitos locais, por esse país fora, foram colocados pilaretes para impedir a utilização abusiva dos passeios - e muito bem, se a única solução prática for essa. Só que, e como já aqui foi referido por várias vezes, em alguns sítios (nomeadamente em Lisboa, e à porta de "certos" estabelecimentos), houve o cuidado de NÃO os pôr.
Note-se que não se trata de pilaretes que, depois de colocados, tenham sido derrubados e nunca repostos. Trata-se, sim, de fiadas de pilaretes que - ali e só ali - foram interrompidas para favorecer um determinado estabelecimento, com total arbitrariedade de quem o fez, e com a conivência de quem o permite.

NOTA: houve um tempo (não muito distante) em que toda a zona da Av. Almirante Reis era policiada com eficiência pela Polícia Municipal. Ultimamente, porém, os seus agentes raramente são vistos por aqueles lados. Terá isso a ver com o que aqui se documenta?