Estacionamento ilegal em Miraflores e Algés

Bom dia,

Todos os dias, ao andar em Miraflores e Algés, sou confrontado com carros estacionados em cima dos passeios e em cima (ou imediatamente) antes das passadeiras. Isto sucede todos os dias e a todas as horas (do dia e da noite). Muitas vezes ando com os meus filhos no carrinho de passeio, e somos obrigados a ir para a estrada para conseguir passar. Já inúmeras vezes assisti a pessoas de cadeira de rodas a serem obrigadas a fazer o mesmo.

Telefonei umas tantas vezes para a Esquadra da PSP de Miraflores, a relatar o sucedido em relação à rua onde resido (R.Dr. Alfredo da Costa, em Miraflores) - por vezes dizem que vão averiguar, mas nunca vi quaisquer resultados. Inacreditável, foi uma das vezes um agente responder-me que nada fazem "pois as pessoas não têm onde deixar os carros"!!!! Curioso é haver frequentemente lugares vagos nas zonas com parquímetro...
Mas ainda assim, mesmo que não existissem mesmo quaisquer lugares disponíveis, que culpa têm as pessoas que necessitam de utilizar o passeio para andar, que quem infringe a lei, o faça porque "não tem onde deixar o carro"?Esta situação é ainda mais grave, no caso de pessoas de mobilidade reduzida.

Junto envio uma série de fotografias para ilustrar esta situação abusiva, (as mesmas foram tiradas apenas esta manhã, no curto percurso de minha casa para o meu trabalho na Rua da Eira, em Algés).

Bom dia,
 
Mais uma vez, e decorridos 2 meses desde o envio do meu e-mail original, venho por este meio perguntar o estado desta situação. Quer dizer, já recebi várias respostas "tipo" por parte da Polícia Municipal, da PSP e da CMO, onde dizem já estar a tomar as medidas necessárias, mas a situação mantém-se igual (como pode ser verificado pelas fotografias que hoje efectuei e envio em anexo).
 
Todos os dias ando por Algés e Miraflores, e a única fiscalização que vejo é efectuada pela Parques Tejo, que sempre que um veículo está indevidamente estacionado num lugar pago (ou seja, se não pagou), rapidamente se prestam a imobilizar a referida viatura, e a passar a respectiva multa. Perante isto, estacionar em cima do passeio, em cima ou antes de passadeiras, ou em outros locais ilegais, desde que fora do âmbito da fiscalização da Parques Tejo, é visto por muitos como a solução para quem não quer pagar parquímetro (isto porque são raras as situações onde os lugares com parquímetro estejam esgotados).
 
Mais grave se torna o estacionamento junto às escolas, onde o caos é ainda maior, onde o exemplo dado às crianças é o pior, e onde as mesmas estão mais vulneráveis a serem atropeladas. Por exemplo: perto do Jardim de Infância Luísa Ducla Soares, existe um parque de estacionamento com muitos lugares livres (a menos de 50m) - mas todos os dias, inúmeras viaturas insistem a estacionar mesmo em frente do Jardim de Infância, quer seja em cima do passeio, quer seja junto do portão - ou seja, na paragem de autocarros.
 
Todos os dias vejo viaturas da Polícia Municipal e da PSP a circularem nestas zonas, a passarem pelos automóveis mal estacionados, e sem nada fazer - mas das três uma: ou estão realmente ocupados noutra missão, ou não há mesmo vontade em resolver, ou então já acham tão normal esta situação que nem reparam nela. Quero acreditar que é a primeira, pois nenhum das outras opções me parece aceitável por parte de quem esperamos que faça cumprir a lei e defenda os cidadãos.
 
Bom dia,
 
Este é já o meu 4º e-mail, no espaço de quase 3 meses. Pouco mudou, e junto envio mais algumas fotos ilustrativas da situação - desta feita, algumas das fotos são de outros locais, embora todos eles sejam aqui na mesma zona. Na realidade, já comecei a ver uma tímida resposta por parte das autoridades - embora fique sem saber se actuam por iniciativa própria, ou apenas quando há queixas.
 
Foi o que sucedeu ontem, dia 22 de Maio. Telefonei para a esquadra da PSP de Miraflores a participar estacionamentos em cima do passeio, e em cima de passadeiras na R.Dr.Alfredo da Costa - pelos visto não fui o único, pois disseram-me logo que já mais alguém tinha participado. Por acaso estava na varanda, quando vi o carro-patrulha chegar. Vi sairem 4 agentes da viatura, e pensei que iriam autuar os veículos em transgressão. E assim o fizeram, a dois automóveis que se encontravam em cima do passeio (um terceiro que estava também aí estacionado, foi imediatamente removido pela dona, que assim que viu a viatura da PSP a estacionar, e se apressou em o retirar).
 
O mais surpreendente, foi quando vejo os agentes a regressarem ao carro-patrulha, ignorando (não sei se intencionalmente ou por distracção) os 3 automóveis em cima de passadeiras (e já agora, todos os restantes veículos que estavam numa zona onde é proibido estacionar - embora aqui não provoquem grande transtorno, uma vez que a via é bastante larga e de sentido único, não deixam de estar em situação ilegal). Voltei a telefonar para a esquadra a dar conhecimento da situação, mas não sei se houve mais alguma acção, pois não tive oportunidade de o testemunhar.
 
Nas fotos que seguem em anexo, podem ser vistas duas paragens de autocarro ocupadas por viaturas particulares (uma diante do Jardim de Infância Luísa Ducla Soares e outra em frente da Clínica Quadrantes, junto da PSP), estacionamentos em cima de passeios e passadeiras nos mesmos locais e, mais uma vez, na R.Dr.Alfredo da Costa , onde o abuso diário e permanente é já uma situação crónica.
 
Todos os dias continuo a ver as autoridades a ignorarem esta situação (como pode ser visto nas imagens tiradas junto da esquadra da PSP, por exemplo)
Tenho dificuldade em compreender como se permite este caos, com prejuízo para os cidadãos, com prejuízo para a autarquia e com prejuízo para o país!
 
 










contribuições enviadas por e-mail para o Passeio Livre e para PSP Oeiras e CM Oeiras


9 comentários:

  1. Ontem e anteontem estive em Sevilha.
    A par dos espaços pedonais a perder de vista (onde apenas podem circular, além dos peões, os eléctricos, os ciclistas e os patinadores...) andei também em zonas com milhares de carros, motos, etc.

    Pois em mais de 24 horas, apenas vi 2 carros em cima de passeios:
    Um deles estava, de facto, em infracção (por acaso não era português...). O outro tinha tido um acidente e aguardava reboque.

    -
    Outra curiosidade tem a ver com a velocidade:
    Desde Sevilha até Ayamonte, não vi um único carro a ultrapassar os 120 km/h.
    Assim que atravessei a fronteira, era vê-los... alguns a velocidade de avião.

    ResponderEliminar
  2. Em Linda-a-Velha é assim:


    http://oeiraslocal.blogspot.com/2011/09/5-linda-velha-2011_27.html

    ResponderEliminar
  3. Caro cidadão, a PSP e a Câmara de oeiras nunca irão fazer nada. Mas se o virem a andar de bicicleta no passeio marítimo com o seu filho tratam-no como um criminoso.
    Para a nossa "autoridade" e autarquias só tenho estas palavras: cambada de palhaços hipócritas.

    ResponderEliminar
  4. Isto pode parecer fora do contexto mas creio que facilmente poderemos concluir que é uma das principais razões deste “deixa andar” tão português.
    Há tempos, senti-me atingido e fique até algo ofendido quando um turista nortenho dizia em voz alta numa esplanada, que os algarvios eram uma cambada de acomodados que se estava borrifando para o resto do país desde que houvesse sol e praia. Confesso que aquilo não me caiu muito bem, mas já por várias vezes tive que lhe dar razão ao ver que nós portugueses, somos mesmo uma cambada de acomodados (principalmente à medida que vamos descendo em direcção ao Sul.

    Vem isto a propósito da propalada manifestação contra as portagens na A22 (Via do Infante que percorre todo o Algarve, desde Lagos à fronteira de Espanha).
    Toda a gente sabe que não existe alternativa a esta estrada, uma vez que a 125 não passa de uma rua que atravessa várias localidades. Toda a gente sabe que o Algarve depende essencialmente desta via. Toda a gente fala diariamente, nos cafés, nas esquinas, nas conversas entre amigos, contra estas portagens. Seria pois credível e esperado, que no dia em que promoveram uma manifestação contra esta ignomínia, todos os algarvios (pelo menos os que têm carro) se mobilizassem em força para mostrar o seu protesto.
    A reunião de todo este pessoal do Barlavento algarvio, que diariamente fala contra as portagens ficou agendada para o passado Sábado pelas 14,30h no Parque das Feiras em Portimão, de onde partiriam para se juntarem em Faro aos que viriam do Sotavento.
    Às 14,30h lá estava eu com a minha filha, no local indicado, e onde mais uma vez tive que dar razão ao nortenho que nos acusou de acomodados.
    Claro que não esperava encontrar lá uns milhares de revolucionários, mas esperava, pelo menos, encontrar umas boas centenas de cidadãos revoltados. Revoltado fiquei eu, quando até à saída da “mini caravana” apenas apareceram 15 pessoas ( e creio que algumas delas apenas lá estavam por mera curiosidade).

    É aqui que isto se encaixa neste “deixa andar” tão lusitano.
    Vemos o país a definhar de dia para dia mas não nos revoltamos nem abrimos a boca porque… somos um povo calmo, ordeiro e acomodado.
    Vemos o Governo a lançar portagens em estradas que foram pagas com fundos comunitários e para as quais não existem alternativas mas não nos revoltamos nem abrimos a boca porque … somos um povo calmo, ordeiro e acomodado.
    Vemos os magnatas da banca e da política a serem ignorados pelo Fisco enquanto o trabalhador se vê afogado em impostos, mas não reclamamos nem abrimos a boca porque… somos um povo calmo, ordeiro e acomodado!
    Perante este triste cenário creio que até nos ficaria mal (como bons portugueses) ver o povo a revoltar-se contra o estacionamento selvagem sobre os passeios ou ver as autoridades a cumprirem o seu papel e a multar os infractores.
    Se quiserem uma melhor definição para este estado de coisa, leiam “A Pátria” de Guerra Junqueiro (1896).
    O mal já vem de longe… e continuará … se continuarmos a ser um povo calmo, ordeiro, submisso e acomodado. Pelo menos é isso… que eles esperam de nós!

    ResponderEliminar
  5. Carlos, em Julho estivemos uma semana em Amesterdão (Holanda) e não há dúvida de que temos pela frente um longuííííííssimo caminho a percorrer em termos de civismo e de respeito pelo próximo.
    Durante uma semana, procurei em todas as minhas saídas, encontrar um carro estacionado em cima do passeio. Claro que não fui lá com essa intenção, mas como participo neste PL há muito tempo, tenho sempre presente essa preocupação, cada vez que saio do país.

    Ficamos com a sensação de que, em termos civilizacionais, estamos a anos/luz daquela gente! Para além de encontrarmos um povo saudável e elegante, porque utilizam a bicicleta para TUDO (sem se sentirem inferiorizados pelo facto de não utilizarem um automóvel) ainda constatamos que ninguém infringe as leis do estacionamento, ou melhor, todos se preocupam em não lesar a mobilidade dos peões nos locais que lhes são destinados, os passeios e passadeiras.

    O meu filho, que vive lá há vários anos diz-me que as razões para este respeito pelo peão, por parte do automobilista são duas: a 1ª, é o forte sentido cívico daquela gente, que leva a que nenhum automobilista se lembre de colocar um carro sobre o passeio, mas também a que nenhum peão esteja disposto a aceitar que lhe coloquem um carro no seu caminho; e a 2ª, é tremenda eficácia da polícia que não deixa escapar nada, bloqueando qualquer viatura que se encontre em transgressão. Dá gosto ver uma cidade lindíssima onde se pode passear por todo o lado sem andarmos a esbarrar com carros atravessados no nosso caminho!

    Esta caos do estacionamento selvagem é essencialmente um problema de civismo e de mentalidade. Enquanto pensarmos à "tuga"...!!!

    ResponderEliminar
  6. Sr. Faísca, as pessoas que comentam este blog são..."tugas" (como diz) e parecem menos conformados que outros. É tão típico de muitos portugueses diminuirem-nos e apenas nos reconhecerem defeitos. Há, felizmente, neste país muitas pessoas de valor, que vão à luta e dignificam-no. Como todos os países temos muito por onde melhorar...Agora comentário derrotistas é que não.
    Cumpts, Hélder

    ResponderEliminar
  7. Como por exemplo Hélder? Não vai falar de jogadores de futebol pois não?

    ResponderEliminar
  8. Meu caro Hélder, gostaria de dizer-lhe que está redondamente enganado: as pessoas que comentam neste blogue são essencialmente cidadãos portugueses (uns mais civilizados que outros).
    Há os que, por terem tido uma boa educação, pensam e comentam de forma civilizada, e há os que, por falta dessa mesma educação, se abalançam a comentários inconsequentes e a críticas infundadas, ou seja, pensam à "tuga", que é como quem diz... à "chico esperto".

    Gostei muito do seu comentário "não derrotista".
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  9. em miraflores como la vivem os chamados "tios" a psp nada faz eu passo por miraflores varias x durante o dia e todos circulam de carro e a usarem o telemovel e os srs agentes parecem ter medo de fazer aplicar a lei ,sera que essa zona esta livre de multas?haveria muito mais a comentar ,na rua sem saida do holmes é a vergonha das vergonhas e eles psp nada fazem

    ResponderEliminar