Quando eles querem...

Em tempos, Carmona Rodrigues, quando era presidente da CML, disse uma verdade espantosa: um dos problemas no combate ao estacionamento selvagem em Lisboa é o facto de haver três entidades a quem é atribuída essa competência (a EMEL, a Polícia Municipal e a PSP) e que se estorvam umas às outras!
Sabe-se que tinha razão (à parte a palavra "competência"...), mas não se sabe o que terá feito para que a situação se alterasse. No entanto, as fotos que aqui se afixam (bastante recentes) mostram que, quando eles querem, alguma coisa se pode fazer:

Polícia Municipal: dois agentes não se limitam a repreender a senhora que deixou o carro na paragem da Carris (para ir à sapataria) e multam-na mesmo - apesar da habitual conversa do "Ó sr. guarda, foi só um minutinho!..."

PSP: o reboque ia a passar (a caminho de outro serviço), quando se deparou com um carro em cima do passeio. Limitou-se a parar... e o condutor tirou-o dali de imediato.

EMEL: quem conduzia este carro devia julgar que o dístico com os dizeres «República Portuguesa / Presidência da República / Estacionamento Autorizado / Assembleia da República / Exterior» dava carta branca para estacionar em qualquer lado nas avenidas novas. Enganou-se, e viu o carro ser bloqueado.

5 comentários:

  1. Aqui fica uma informação de quem assistiu à cena correspondente às 2 últimas fotos:

    O carro, estacionado em infracção em frente ao café Jacaré Paguá, era conduzido por uma senhora (pelos vistos funcionária da Assembleia da República) que ficou muito nervosa quando viu que o carro estava a ser fotografado.
    Desagradada, interpelou o fotógrafo que, sem se desmanchar, lhe deu uma resposta cheia de humor:

    «Não se preocupe, minha senhora. Como aqui diz que o "estacionamento está autorizado", quem está em falta é a emel, e não a senhora». E desandou dali, deixando-a entregue aos cuidados da emel, que estava a chegar.

    ResponderEliminar
  2. Estão de parabéns os funcionários da EMEL que, neste caso, não se deixaram ofuscar pelos pergaminhos-da-treta da senhorita.

    Assim eles (PSP, EMEL e PM) agissem sempre em toda a cidade (e não de comandita com certos comerciantes manhosos, como bem sabemos que sucede).

    ResponderEliminar
  3. Ouvi dizer que fotos destas davam direito a uma lagostada no gambrinos.

    ResponderEliminar
  4. AA:

    Sim, mas só quando houver reboques a actuar, o que não é o caso.

    ResponderEliminar
  5. Avisa-se quem esteja interessado em tentar ganhar n almoços de lagosta no Gambrinus que precisa de duas coisas:

    Antes de mais, estar atento à actuação (?) da EMEL, Polícia Municipal e PSP nos locais indicados [AQUI].
    Depois, precisará de MUITA sorte, pois os prémios foram estabelecidos em Abril de 2008 e, até à data, não foi reivindicado (quanto mais atribuído!) um único...

    ResponderEliminar