SURREALISMO LUSITANO

«Boa tarde,

Venho por este retratar uma situação que eu acho ridícula, mas acontece, e mostra bem que há quem acredite que tem direitos divinos para estacionar no passeio:
O carro que se vê na foto, estaciona sempre ali, em cima do passeio, à porta de casa, quando confrontado com a situação, ele respondeu: "é que posso ter que sair de ugência", a maneira do carro estar estacionado dá para tudo menos para uma saída rápida, está sempre com a traseira para a depressão no passeio, depressão essa que dá acesso à garagem do prédio mas se calhar ter que tirar o carro da garagem dá muito trabalho.
Um dia, houve outra pessoa que estacionou no seu lugar habitual, então para que isso não voltasse acontecer, decidiu pintar com tinta branca o seu lugar predilecto, em cima do passeio, claro que, meteu as letrinhas "urg" no canto, para que todos soubessem que o lugar é para ele, o que pode ter que sair de urgência, bom isto já dura há mais de 3 anos e o condutor continua a ter que ter o seu lugarzinho para quando tiver que sair de urgência.
Só para relembrar, que preciso de mais autocolantes que cada vez que passo por um carro mal estacionado sinto imenso a falta de autocolantes.
Cumprimentos,»



 

9 comentários:

  1. URG? Deve ser algo no idioma lá do sítio donde ele vem. UGA BUGA!

    ResponderEliminar
  2. excelente exemplo do que repito sempre: estacionar é privatizar de borla o que é suposto ser público.
    este vai mais longe e pinta o chão, mas o resto não é muito diferente.

    ResponderEliminar
  3. Acho muito bem que se mostrem estes casos e se exponham as matrículas. Pode ser que assim, estes "condutores" sintam alguma vergonha das tristes figuras que fazem ao se julgarem reis e senhores de um espaço que é de todos e principalmente dos peões. A não ser que este "condutor" seja da mesma têmpera daquele cujo carro é mostrado aqui:
    http://passeiolivre.blogspot.com/2011/05/quero-posso-e-faco.html#comments
    e que me disse, que se soubesse que eu pretendia mostrar a foto no Passeio Livre, estacionaria assim todos os dias, pois "...era uma boa maneira de ver o meu carro na internet!".
    A mentalidade destes pacóvios não dá para mais, mas o mais triste é que ainda contam com o apoio de grande parte da população porque, no fundo, todos fazem o mesmo! Perguntem aos amigos, aos familiares e aos vizinhos, quantos é que evitam a todo o custo estacionar sobre os passeios. Talvez tenham uma valente surpresa, mas pelo menos ficarão a compreender porque razão esta praga do estacionamento selvagem está tão disseminada entre nós. É essencialmente um problema de educação e de falta de civismo, que infelizmente e por muito que nos custe, não se resolverá com autocolantes nem com exposições na net, mas sim com repetidas campanhas de sensibilização nos jornais e na televisão e principalmente com um programa de educação a começar na idade escolar. Levará tempo, mas será a única maneira de, a pouco e pouco, se mudarem as mentalidades.
    Somos um povo mal formado, mal educado e avesso a mudanças. Se não for implementado nas escolas um programa de sensibilização e educação sobre este grave problema, certamente daqui a 30 ou 40 anos ainda andaremos a discuti-lo em blogues da internet (se nessa altura ainda tivermos livre acesso à internet).

    ResponderEliminar
  4. nem tudo o que tem calçada é passeio. pelos vistos, esta calçada tem até marcas próprias para estacionamento... quem garante que foi o condutor que pintou as marcas no chão?

    ResponderEliminar
  5. finalmente concordam! basta ver alguns posts de 2009 e 2010 para perceber o que o muitos disseram e com os quais apoiantes deste movimento fizeram troça, sendo até mal-educados. E cito o Fáisca:
    " É essencialmente um problema de educação e de falta de civismo, que infelizmente e por muito que nos custe, não se resolverá com autocolantes nem com exposições na net, mas sim com repetidas campanhas de sensibilização nos jornais e na televisão e principalmente com um programa de educação a começar na idade escolar. Levará tempo, mas será a única maneira de, a pouco e pouco, se mudarem as mentalidades."

    Vocês precisaram de 2 anos para perceber isso.

    ResponderEliminar
  6. @ Faísca 1 de Junho de 2011 13:48: em ordem ao seu post, apenas bato palmas clap, clap, clap, clap. Seria bom que todos pensassem assim, mas quando os vizinhos fazem o mesmo, como existe moral para dizer ao do lado que não estacione em cima do passeio, na paragem do autocarro, em cima da passadeira? Eles já nasceram assim e como não existe NINGUÉM a quem pagamos o ordenado, que faça cumprir a lei (afinal para que é que ela existe?), há-de continuar assim por muitos e bons anos...

    ResponderEliminar
  7. @anónimo de 1 de Junho de 2011 21:17:
    Suponho que a intenção do PL com a escolha do título não terá sido fomentar comentários surreais, mas cada qual sabe do que escreve.
    Cumps

    ResponderEliminar
  8. Volto a fazer a mesma pergunta retórica de há uns tempos.

    Será que é preciso o FMI ou outros, desde que sejam estrangeiros, vir dizer às autoridades(?) portuguesas, que numa das suas visitas trimestrais a Lisboa, para ver se nos estamos a portar bem, não puderem andar pelo passeio, que eles tanto gostam de andar a pé, por causa da aberração do estacionamento desregulado?

    Já agora, como nos ensinam a governar um país, que nos ensinem também as boas maneiras, que de facto, nesses países já é uma realidade, pelo menos, neste aspesto.

    Cumprimentos
    LC

    ResponderEliminar
  9. Fred, certamente que o PL não levoou dois anos a perceber que este gravíssimo problema só se resolverá com uma consciencialização e uma educação de base que alterem comportamentos e mentalidades. No entanto, o que eles tentaram (e tentam) fazer, foi criar um meio de alertar as consciências mais desatentas ou mais estupidamente enraizadas, para o problema do estacionamento selvagem. Optaram por criar dois métodos de alerta (blogue e autocolante) e têm desenvolvido um trabalho meritório nesse sentido, embora seja frustrante verificarmos que, por mais que o tema seja debatido aqui (neste e noutros blogues) ou por mais que os condutores sejam alertados através dos autocolantes, a burrice, a ignorância e a total falta de civismo da grande maioria dos condutores continua a imperar e a evidenciar uma total falta de respeito pelos direitos alheios.

    FG, o problema agrava-se quando se junta a fome com a vontade de comer. Por um lado, temos que lutar contra uma total falta de civismo e de respeito pelo próximo, mas como se isso não fosse suficiente, ainda temos que apanhar com a conivência de grande parte dos peões, que quando são condutores (e a maioria é) querem fazer o mesmo e não gostam de ser chamados à atenção e muito menos, repreendidos.
    É uma luta que só lá vai com uma educação cívica que levará alguns anos a implementar. Mas pelos vistos não parece haver ninguém interessado em implementá-la!

    ResponderEliminar