Mea Culpa (?) - ACTUALIZADO - M. Rôlo, Lda. - Manequins e «Relações Públicas»

Email enviado à M. Rôlo, Lda. - Manequins e Decoração Comercial, com conhecimento ao Passeio Livre:

«Exmos Senhores,
Venho por este meio pedir que informem os vossos condutores que as ciclovias, tal como os passeios, não são local de estacionamento. Penso que esta informação deveria ser do conhecimento geral dos mesmos, mas como a fotografia que envio em anexo o demonstra, tal não é verdade.
Com os melhores cumprimentos»

RESPOSTA da M. Rôlo, Lda. - Manequins e Decoração Comercial:

«Exmo. Sr. XXXX,

Boa tarde.
Desde já gostaríamos de agradecer o seu email o qual mereceu a nossa melhor atenção.
A M. Rôlo procura pautar-se por valores éticos e uma conduta social responsável. É certo que nem sempre o conseguimos mas procuramos fazê-lo.
Após levantarmos internamente a questão fomos informados que, nesta situação em particular, os colaboradores em questão foram obrigados a estacionar erradamente, no local visível na foto, uma vez que tinham materiais com um peso significativo para descarregar na loja em frente e o local de cargas e descargas estava indevidamente ocupado por carros particulares (como pode constatar na foto). É certo que esta nossa atitude não é desculpável pois afecta muitas outras pessoas que nada tem a haver com isso e que são injustamente afectadas. Iremos fazer o nosso melhor para que situações destas não voltem a ocorrer.
Aproveitamos a oportunidade para pedir, gentilmente, a sua/vossa melhor atenção também para esta questão, o estacionamento de carros particulares em locais de carga e descarga, afectando directamente as pessoas que pretendem trabalhar e indirectamente os peões, ciclistas e muitas outras pessoas.
Estamos certos que o explanado não justifica este incumprimento mas... "Quem nunca errou que atire a primeira pedra!?"
Iremos procurar evitar situações tal como a descrita e procurar melhorar diariamente, para tornar Portugal num país melhor.
Reiteramos o nosso sincero agradecimento pela chamada de atenção pois só assim nos permite melhorar e reforçar junto da nossa equipa a importância de cumprir as normas sociais.
Certos da sua compreensão.
Apresentamos os nossos melhores cumprimentos,
Ricardo Rôlo
M. Rôlo, Lda. - Manequins e Decoração Comercial»

ACTUALIZAÇÃO
Nem de propósito:
Recebemos hoje mesmo, de um leitor, a seguinte foto tirada por volta das 16h00 na Ajuda.
Julgamos desnecessário, assim, comentar a ironia do destino.

30 comentários:

  1. Mea culpa? Nao me parece: dizem que os lugares para descargas estavam ocupados, mas por acaso deram-se ao trabalho de telefonar para a policia? Nao. Tal como muitos carros que estao estacionados em cima do passeio, passam o seu problema para os elos mais fracos da mobilidade: ciclistas e transeuntes.
    De resto, so' posso dizer que o Sr. Ricardo Rolo tem jeito para as relacoes publicas.

    ResponderEliminar
  2. Então não se vê que a carrinha estava a tentar atravessar a passadeira?

    ResponderEliminar
  3. As pessoas esquecem-se que todos somos peões...
    E sim, telefonar à policia parece-me uma boa sugestão para a empresa salva-guardar os seus interesses da boa conduta. Isso, ou esperar que a via fique disponível!....

    ResponderEliminar
  4. Isto e' muito, muito triste! Eu tinha colocado aquele primeiro comentario antes de se publicar a segunda foto. Lamento muito que se concretize o que ja' se esperava. O email enviado 'a empresa em questao deixava subjacente que se tratava da queixa de um ciclista, e agora esta 2a foto mostra a mentalidade destas pessoas: "'bora la' chatear os que estao abaixo dos ciclistas... os transeuntes!"

    ResponderEliminar
  5. A empresa do Senhor Rolo já está, portanto, a "fazer o melhor".

    Já repararam na quantidade de carros e de carrinhas estacionados no mesmo passeio? Eu conto 4. Aquilo, de facto, não é um passeio, é um ex-passeio. Agora é um parque de estacionamento. E o Senhor Rolo, que faz "o melhor", não fez mais do que estacionar o seu pequeno veículo nesse magnífico parque de estacionamento.

    Enfim...

    ResponderEliminar
  6. E agora sr. Rôlo? Não nos vai dizer que há uma cabala contra a sua empresa e que andam carros a ocupar todos os locais de descarga onde vocês pretendem estacionar, pois não?!

    Pelos vistos, os seus condutores são useiros e vezeiros neste tipo de estacionamento, sem se importarem com os transtornos que causam a quem tem o direito de circular livremente, quer sobre os passeios quer sobre as passadeiras.
    Estacionar na faixa de rodagem é que não, pois isso incomodaria outros condutores e vocês não querem correr esse risco! Por isso, optam por prejudicar (cobardemente) o elo mais fraco: o peão.
    Que rica teoria, sr. Rôlo!

    Para a 1ª ainda o senhor arranjou argumentos! E para a 2ª?

    ResponderEliminar
  7. Proponho que o máximo de pessoas escrevam um mail à empresa a denunciar as duas situações.

    De certeza que ajudará a fazer - pelo menos - pensar na situação.

    Um mail é chato, vários mails já fazem pensar.

    ResponderEliminar
  8. « só assim nos permite melhorar e reforçar junto da nossa equipa a importância de cumprir as normas sociais»

    Caríssimo M.Rolo, permita-me alertar V.Ex para o facto de não se tratarem de «normas sociais», como menciona, embora essas certamente também sejam muito importantes, mas trata-se sim de cumprir com as leis da República, nomeadamente o CÓDIGO DA ESTRADA!

    ResponderEliminar
  9. Envie a sua indignação para [email protected] ou [email protected] . Obrigado.

    ResponderEliminar
  10. Estimados Srs.,
    Boa tarde.
    Desde já gostaríamos de agradecer o vosso novo alerta, o qual mereceu a nossa melhor atenção.
    A nossa resposta vai de encontro à dada anteriormente.
    Reiteramos o que dissemos que a M. Rôlo procura pautar-se por valores éticos e uma conduta social responsável. É certo que nem sempre conseguimos fazê-lo mas acreditamos que se trata de um processo de melhoria contínua.
    A carrinha encontra-se à frente de dois armazéns onde tem uma rampa de acesso a veículos automóveis e que frequentemente utilizamos para carregar e descarregar artigos com um peso significativo. Lembramos que “uma imagem vale mais que mil palavras” mas também pode gerar várias interpretações. Admitimos que fotos como esta, descontextualizadas, possam passar uma ideia e imagem que não é, no nosso entender, a mais correcta. Deixamos ao critério de cada um a questão - Será que espelham a verdade!?
    Reiteramos também que a atitude não é a desejável mas quando o material é pesado… não nos deixa muitas hipóteses. Contudo procuramos fazê-lo num curto espaço de tempo e minimizando os transtornos provocados. Infelizmente afectamos pessoas que merecem toda a nossa consideração e acabam injustamente afectadas. A essas pessoas pedimos as nossas desculpas.
    Iremos continuar a procurar evitar situações tal como as apresentadas e procurar melhorar diariamente. Trata-se de um processo contínuo de aprendizagem e melhoria.
    Por fim, queremos apresentar às pessoas afectadas, novamente, as nossas sinceras desculpas.
    Com os melhores cumprimentos,
    M.Rôlo

    ResponderEliminar
  11. Onde anda a polícia nestas alturas?

    ResponderEliminar
  12. Nunca ouviram dizer que as desculpas evitam-se!?

    O ideal era não terem de pedir desculpa, ou seja, comecem a estacionar melhor os vossos carros.

    Mas pronto...pediram desculpa, como tal não vos axincalho muito mais.

    E já agora aproveito para deixar uma sugestão engraçada...
    Que tal fotos de carros da polícia mal estacionados!? Vou tentar arranjá-las. Bjs e abraços e continuação de um bom trabalho.

    ResponderEliminar
  13. Lá apresentaram o pedido de desculpas. Estava dificil...
    Não vou comentar muito mais porque acho que a maior parte das coisas já foram ditas e não quero bater mais no "ceguinho".
    Mas vejam lá o que andam a fazer...
    Cumprimentos a todo o pessoal do blog e um óptimo fim-de-semana,
    Artur Correia

    ResponderEliminar
  14. Ah pronto, agora ficou mais claro de que tipo de "esforço" é que estamos a falar...

    Senhor Rolo, no meu caso não aceito o seu pedido de desculpas. Continuo a achar que não há justificação legítima para isto. Toda a gente arranja uma "justificação" para pôr a lata em cima dos passeios e das passadeiras. Os senhores têm de começar a meter na cabeça que não podem fazer isto. E já era altura de perceberem também que isto, além de prejudicar os outros, danifica os passeios - e muito mais num caso destes, com um veículo deste tamanho e, ainda por cima, carregado com "material pesado". O Senhor Rolo tem uma ideia de quem é que paga a manutenção dos passeios? É isso mesmo, somos nós todos: é o dinheiro dos nossos impostos...

    ResponderEliminar
  15. Areia para os meus olhos3 de junho de 2011 às 13:47

    Isso era tudo muito bonito se não fosse, como dizem os americanos, bull shit.
    Pode-se bem confirmar, objectivamente, que as carrinhas não se encontravam a fazer qualquer carga e descarga e posso afirmar, como autor da 2.ª foto, que o veículo encontrava-se simplesmente estacionado; acredito que a prevaricação começou com o intento de descarregar material, mas o que se passou é que, após essa operação, fecharam a carrinha à chaves e foram à vidinha deles.
    Além de que, mesmo o pretexto de cargas e descargas (pesadas) não é argumento, visto que o poderiam ter feito em 2.ª fila e utilizarem a mecanismos pórprios (empilhadores etc).
    O que esse passa é que a malta do «estamos a trabalhar», simplesmente não se preocupa com este nosso assunto. A preocupação consiste em conseguir «parar» a carrinha o mais perto possível do destino e todos os problemas éticos que possam estar subjacentes à atitude são subsumíveis à máxima «estamos a trabalhar!».
    Gostava de saber como fazem quando têm um serviço num centro comercial, também entram com as carrinhas pelos centros a dentro, ou recorrem a empilhadores?
    Por fim, congratulo a referida empresa por se ter dignado a responder, ao menos isso.
    JC

    ResponderEliminar
  16. A pergunta em relação aos centros comerciais é pertinente.
    E já agora:
    http://eu.123rf.com/400wm/400/400/lisafx/lisafx0911/lisafx091100069/5918328-mover-or-delivery-man-with-his-dolly-giving-thumbs-up-sign--isolated-on-white.jpg

    http://img.weiku.com/photo/4094/40942/product/HTS_20S_Swing_Mount_Ultra_rack_Hand_Truck_Sentry_System_2011341310787_s.jpg

    ResponderEliminar
  17. Hoje tb vou enviar para os CTT a foto de um (de muitos) veiculo a ocupar 100% de um passeio junto de uma pista para deficientes, pois está claro. Os CTT's são dos piores e como o suporte já me tinha pedido fotos, vou fazer-lhes a vontade.

    ResponderEliminar
  18. Os CTT são os piores??? Isso é porque não viram inúmeras empresas de estafetagem. Esses fazem os CTT parecer "uns meninos de coro". Ehehehe.

    ResponderEliminar
  19. Vão ver...Depois das eleições isto vai melhorar tudo! (ironia)

    Com tanta falta de dinheiro que o Estado tem porque não dedicarem mais atenção a quem preverica e deste modo angariarem mais dinheiro.
    Assim escusavam de penalizar todos com aumentos do IVA.

    Ponham lá a Polícia a fazer o que lhes compete...

    ResponderEliminar
  20. Falaram em eleições!? No domingo vai ser um dia fértil para tirarmos fotos. As pessoas vão estacionar de qualquer maneira, ainda que por pouco tempo, e os outros que se tramem.
    Já prevejo que muitos maus estacionamentos vão prejudicar pessoas de mobilidade reduzida e, quem sabe, talvez impedir que algumas dessas pessoas possam expressar o seu voto.

    Vamos esperar que mais condutores tenham consciência cívica e respeito pelo código da estrada.

    Cumprimentos,
    Joana Andrade

    ResponderEliminar
  21. Parece boa ideia terem um "Especial Eleições" :-)
    Se a televisão tem...vocês também podiam ter.

    Força malta da luta.

    JP

    ResponderEliminar
  22. Tal como a Joana, também eu não aceito as desculpas esfarrapadas deste senhor Rôlo.
    Se era para fazer descargas (e o autor das fotos já confirmou que, na 2ª foto a carrinha estava mesmo "estacionada" e não em descarga) porque é que não estacionou em 2ª fila, na faixa de rodagem? Eu digo-lhe porquê: por medo e por cobardia!
    É muito fácil cortar o caminho aos peões e empurrá-los para a faixa de rodagem, mas enfrentar a fúria de outros condutores, tão selvagens como o da carrinha, já tem mais que se lhe diga!

    Quer realmente resolver a questão? Experimente descontar um dia de salário a cada condutor das suas carrinhas que seja apanhado nestas situações! Vai ver que serve de emenda e nunca mais sentirão vontade de voltar a estacionar sobre os passeios ou sobre passadeiras.
    O problema é que lhe vão dizer que depois não têm equipamento para fazer as descargas em condições e aí você começa a pensar que terá que entrar em despesas e torna-se conivente com a selvajaria dos seus condutores. Não será isso, senhor Rôlo?
    Sai-lhe muito mais barato um pedido manhoso de desculpas, aqui no blogue, do que um equipamento que permita ao condutor descarregar objectos pesados sem que tenha que ocupar indevidamente os passeios.

    ResponderEliminar
  23. Gostei da ideia do "Especial Eleições".

    Já que dão tanta coisa, na TV, sobre a política que não interessa, sempre podiam fazer um pouco de trabalho cívico e ver se os candidatos quando vão votar estacionam bem os seus veículos. Mostra a consideração que têm pelos contribuintes (e pelos Estado-Dependentes).

    Voto nessa Sr. ou Sra. JP :-)

    ResponderEliminar
  24. As forças da autoridade não podem agir porque também eles fazem das boas. Ainda hoje vi uma digna de constar aqui mas o meu telemóvel, infelizmente, não tira fotos.

    Neste país desde que se pague, seja do governo ou de uma determinada etnia...pode fazer-se tudo.

    ResponderEliminar
  25. Não sei de que etnia este "comentador anónimo" estava a falar mas arrisca-se a ter problemas (brincadeira).
    Concordo com a sua frase "Neste país desde que se pague, seja do governo ou de uma determinada etnia...pode fazer-se tudo."
    Acrescentava mais um ou outra entidade que são os membros de outros governos (ou seja, embaixadores, cônsules, etc) e, actualmente, a malta mais importante de Portugal...Não, não estou a falar de jogadores de futebol (eheheh). Estou sim a falar dos membros do FMI. Esses têm plenos poderes inclusivé para pôr e dispôr de questões do foro interno do país.
    É o país, possível, que temos.
    Bom fim-de-semana a todos,
    Jorge Rodrigues

    ResponderEliminar
  26. não sei se algum dos inteligentes que esteve a postar comentarios que existe erradamente uma passagem de peões em frente a uma garagem.

    ResponderEliminar
  27. @ jaime correia 3 de Junho de 2011 22:38: já tinha reparado nisso, mas se fosse só essa alarvice nesse local... Existem situações que nem lembram ao Diabo o que demonstra que esta cambada é mesmo estúpida, além de irresponsável. Então e colocar sinais de trânsito mesmo ao meio do passeio? É um fartote!

    ResponderEliminar
  28. Meu caro Jaime, os "inteligentes" que aqui colocaram os seus comentários, repararam certamente na passadeira em frente à garagem, mas como a nossa "inteligência" não alcança o nível da sua, poderia fazer-nos o favor de nos explicar, como se fôssemos criancinhas, porque é que uma passadeira em frente a uma garagem dá direito a estacionar em cima da passadeira e a cortar completamente o passeio!?

    Do alto da sua magnânima "inteligência" esclareça, por favor, estes burros de tão fraca "inteligência". Somos todos ouvidos!

    ResponderEliminar
  29. Caro Sr. Faísca, explique-me o Sr., por favor, como está tão certo que o veículo está a "cortar completamente o passeio!?"? Estou certo que o seu poder de observação, nesta situação, deixou-o ficar mal. Mas a verdade é que tem todo o direito à sua opinião. Pelo que pude observar da análise da foto, a carrinha não está a ocupar completamente a passadeira, nem completamente o passeio, conseguindo perceber-se que é possível passar por trás. Seja como for esta situação não iliba os senhores desta empresa, mas também não iliba os responsáveis por terem colocado uma passadeira em frente a um acesso de garagem, nem iliba as pessoas que se sentem no direito de julgar qualquer pessoa sem estarem na presença de todos os factos. Reparei também pela foto que as pedras da calçada são diferentes, o que reforça a ideia que se trata de uma garagem. Mas ainda houve outra coisa que suscitou a minha atenção. Se é uma garagem e parece pertencer a um prédio...Que raio de portão é aquele?
    Tudo isto se consegue com algo que é valorizado em muitas empresas...A atenção ao detalhe. Muitas vezes isso faz a diferença.
    Parece-me que esta é uma das situações em que ninguém tem razão.
    E com esta me despeço...
    Cumprimentos e bom fim-de-semana, Mário Mendes

    ResponderEliminar
  30. Caro Sr. Faísca, Vejo que os seus comentários já são famosos. Deixo aqui duas respostas que vi aos seus comentários:
    "@faíscaPrimeira Resposta a um comentário seu, totalmente desprovido de Bom-Senso, no post - «O que é que colou no carro?»:
    Mais uma vez interpretas mal as palavras alheias, é mais uma vez partes logo para a ofensa, ainda para mais a colaboradores do PL – sim, porque o que aconteceu à Ana já me aconteceu a mim, e porque estas coisas «só acontecem a quem cola», e não a um cobarde «nojento e asqueroso» que é o que tu sempre aparentaste ser aqui, com a tua conversa do «faço e aconteço», «chaves na chapas e espelhos partidos». O que tu precisavas mesmo era de um bom par de chapadas, mas neste caso contento-me com o facto de tu nunca teres apresentado obra nenhuma aqui e de não passares de um «faz de conta». Saudações aos demais e boas colagens. "
    Segunda Resposta a um comentário seu, ainda sobre a sua ausência de respeito pelos outros, no post - «O que é que colou no carro?»:
    "Ao Sr. Faísca que deve ser muito amigo e assíduo deste blog, pois vê aprovados comentários (pelo menos como o que colocou às 13:28) que são desrespeitosos (usando uma linguagem pouco apropriada), sugerimos um pedido de desculpas pela potencial má interpretação do que foi dito pelo anónimo das 10:31. Não, não sou eu, nem sei se conheço a pessoa mas achei de baixo nível o seu comentário e acho que não prestigia em nada este espaço. Estou certo que terá coisas bem mais interessantes, eloquentes e educadas para escrever. Vejo várias interpretações dessa frase que passo a transcrever: "Pode ver-se aqui uma constatação das mais básicas possíveis. As coisas só acontecem a quem as faz. Uma vez que nada mais é dito podemos interpretar de várias maneiras. A sua Uma coisa é certa, situações destas só acontecem a quem cola." interpretação parece-me legítima mas...uma vez que há outras interpretações, não me parece correcto referir-se nesses termos à pessoa em questão. Sinceramente, retrata um pouco o seu tipo de personalidade e educação.
    Deixo-lhe outra potencial interpretação: Quem cola autocolantes em veículos, de outras pessoas, está sujeita a "todos" os tipos de atitudes. O anónimo em questão poderá partilhar de outro tipo de atitude perante situações de veículos mal estacionados, como chamar a polícia, chamar a EMEL, tirar uma foto e colocar neste blog, etc.. Qualquer que tenha sido a intenção do Anónimo das 10:31, a sua reacção foi lamentável. Sugiro mais moderação e correcção na linguagem de modo a elevar o nível do blog.
    Compreendo que pretenda associar-me ao anónimo das 10:31, como sendo ele mesmo ou um amigo/familiar, pois ajudá-lo-á a reduzir a dissonância, mas garanto-lhe que está totalmente enganado.
    Cumprimentos a todos e votos de um óptimo fim-de-semana, Raul Malaquias"
    Depois do comentário que li feito por si...Está apresentado...
    Cumpts a todos do PL, Sérgio Lopes

    ResponderEliminar