«Estaciono no passeio porque não há parques!»

O parque que se vê nas imagens de baixo (e a zona envolvente, de que a imagem de cima mostra uma parte)  está concessionado à empresa Futurlagos. No entanto, como a PSP não reprime o estacionamento selvagem na cidade, o resultado é este.

13 comentários:

  1. Não sei quem financiou este parque, mas o do Anel Verde (junto à Praça de Armas) foi a CGD.
    Tem vários pisos, centenas de lugares, e está também às moscas (apesar de o preço ter baixado para 25 euros por mês!!).
    Cá fora, está rodeado de carros em estacionamento selvagem, muitos deles em cima dos passeios e até de ajardinamentos.

    Entretanto, a autarquia está sobre-endividada (o que parece não preocupar ninguém, a começar pelos munícipes-contribuintes, que não devem saber que são eles quem paga estas palhaçadas todas).

    Ed

    ResponderEliminar
  2. A autarquia de Lagos (eleita e reeleita várias vezes) não é má de todo.
    Neste caso, o problema é simples: os parques de estacionamento (mesmo que sejam gratuitos - e nesta cidade há muitos) só são eficazes se houver uma repressão igualmente eficaz do estacionamento selvagem.
    E esse já não é o papel da autarquia (que não tem Polícia Municipal), mas sim da PSP que, tal como em Lisboa e noutras terras, não mexe uma palha (o pouco que faz é a pedido de algum prejudicado e, portanto, insuficientíssimo).

    A ineficácia da PSP de Lagos é um caso típico (e escandaloso) de falta de colaboração entre poderes públicos - por sinal ambos pagos pelos mesmos...

    ResponderEliminar
  3. Vocês não falem em PSP nem em medidas repressivas, porque as florzinhas de estufa entram em coma.
    Não podemos falar desta maneira violentíssima com os "inocentes" que estacionam os carritos sobre os passeios, porque já sabemos que o fazem porque não têm estacionamentos, porque não colocaram pinos nos passeios e porque estão de visita aos pais e aos avós (última versão). Os rapazitos querem ser tratados com meiguice, com humildade, com amor, com delicadeza, com paninhos quentes, como quem lida com ovos. São muito sensíveis!
    Falar em autocolantes já é violentíssimo, mas falar em PSP e em medidas repressivas é de uma violência atroz, avassaladora, capaz de os fazer entrar em paranóia! Não façam isso! Os anjinhos até nos pedem por favor para não sermos violentos com eles e para os tratarmos com todo o carinho! Já nos disseram várias vezes que devemos pedir-lhes por favor e de joelhos para não estacionarem sobre os passeios. Continuarão a colocar os carros sobre os passeios mas ficarão muito lisonjeados e com o ego nas alturas, perante a nossa atitude submissa.

    Quanto à eficácia da PSP, não pense que é só em Lagos. Aqui em Portimão passa-se exactamente o mesmo: há anos que não vejo um polícia!
    Ainda há dias enviei para o PL uma foto (espero que a mostrem)de um carro estacionado no meio de uma passadeira e com a frente sobre o passeio (ninguém passava nem na passadeira nem no passeio). Chamei a polícia, que nunca apareceu, e quando chamei a atenção do condutor, disse-me que era construtor (pato bravo) e que fora ele que construíra aquele prédio e que há 30 anos que estacionava à volta do prédio onde muito bem lhe apetecia e ninguém tinha nada com isso porque o prédio era dele. E esta, hem!?

    ResponderEliminar
  4. O problema do estacionamento (e o do trânsito, em geral) é um problema político - na medida em que estão em causa opções sobre a forma de funcionar da sociedade.

    Enquanto não atacarmos essa frente, andaremos todos muito entretidos, mas a perder tempo.

    Porque é que agora, que se aproximam eleições, ninguém confronta os políticos (no aspecto da Administação Interna, pelo menos) sobre esse tema?

    ResponderEliminar
  5. (cont.)

    ... e, claro, os que discutem Finanças, pois estão em causa milhões de euros em coimas que ninguém cobra - e ainda por cima a pessoas que se mostram dispostas a pagá-las (porque o Código da Estrada, que estudaram para tirar a carta, indica quanto custa cada infracção).

    Por outro lado, a manutenção de milhares de polícias (refiro-me aos que são pagos para actuar e não o fazem, claro) também custa uma boa fortuna aos contribuintes.
    Pôr a mexer os incompetentes é uma medida de elementar gestão em qualquer empresa.

    E porque é que ninguém fala em privatizar brincadeiras como a EMEL (única forma de atirar pela borda fora os incompetentes - desde o fiscal 'que se faz de ceguinho' até ao gestor mais trôpego)?

    ResponderEliminar
  6. Prontossssss, lá está o Faísca a "mandar vir" com os outros.

    Ninguém tinha criticado ninguém, ninguém tinha dito nada de mal, e tinha de vir ESTA BESTA começar a falar das "florzinhas" que ficam em coma.

    Até parece que este gajo vem para cá só para causar disturbio a ver se fecham isto de vez...

    SINCERAMENTE....

    ResponderEliminar
  7. Em breve, a SIC vai dedicar alguma atenção ao estacionamento selvagem em Lisboa.

    ResponderEliminar
  8. «a SIC vai dedicar alguma atenção ao estacionamento selvagem em Lisboa.» Só "alguma"? Bom... realmente é melhor que nada, mas o Costa brandiu a tolerância ZERO e foi o que se viu (e o que se vê...). Se a polícia começasse a autuar todos os infractores, deixando-se de "facilitismos" e conversa da treta, a ver se o pessoal não começava a pensar duas vezes antes de colocar a lata em cima de um passeio, de uma passadeira, numa paragem de transportes públicos, à frente da porta de um prédio, circular em corredores BUS, com sentido proibido, passar sinal vermelho, etc., etc., etc.. O problema é que Portugal é um País rico (!?) mas, ao mesmo tempo, desleixado.

    ResponderEliminar
  9. Há gente que se devia unir a fim de só estragar uma casa!

    ResponderEliminar
  10. No passado dia 25, o «JN» dedicou uma página inteira ao estacionamento selvagem em Lisboa - ver [AQUI].

    O programa da SIC que abordará o mesmo tema será já no próximo dia 11, entre as 15h30m e as 18h.
    Esperemos que a estação leve lá, também, alguns dos responsáveis pelo caos da cidade (quer dos que "fazem", quer dos que "deixam fazer").

    Em directo, ao vivo, sem anonimatos, e cara-a-cara... pode ser interessante. Vamos ver.

    ResponderEliminar
  11. Sr. Carlos Medina Ribeiro, mais engraçado seria se ao fazer a reportagem na cidade, fosse filmado a carrinha da SIC em cima do passeio... Mais um dos que estão "em trabalho" :)

    ResponderEliminar
  12. Dodecaedro

    Sim, eu também tenho uma foto de uma carrinha da SIC estacionada na paragem da Carris da Av. João XXI (frente ao n.º 21). E bem no meio, estorvando o mais possível!

    Pode ser que isso seja referido no tal programa (ou por algum presente, ou por algum telefonema, já que é em directo).

    Adicionalmente, sugiro vivamente aos defensores do estacionamento em cima dos passeios que liguem para a SIC a defender as suas posições.
    De preferência antecipadamente, pedindo para aparecerem ao vivo no programa.

    ResponderEliminar
  13. Faisca e Ribeiro, LDA - Muita parra, pouca uva!

    ResponderEliminar