Boas colagens!

Hoje foram colocados quase 2,000 autocolantes no correio. Aos que nos escreveram, esperaram e desesperaram as nossas sinceras desculpas.

Não é fácil colocar milhares de autocolantes em envelopes, cortar, dobrar, colar...

Mas foi uma noite de verão de amena cavaqueira:


Não se esqueçam de contribuir e colaborar. A continuidade do projecto depende da vossa generosidade e boa memória:


Um grande obrigado a todos.

Passeio Livre

28 comentários:

  1. Finalmente!!! Agora vou andar ansiosamente a espreitar a caixa de correio, eh, eh..

    ResponderEliminar
  2. o vosso radicalismo é ridículo... espero que sejam apanhados e levem porrada!! acho que vocês é que só pensam no vosso umbigo... aposto que vivem em zonas com excelentes acessos aos meios de transporte (centro de lisboa, por exemplo), e não compreendem que quem vem da periferia (o povinho parvo, de acordo com voces), ou anda de carro, ou demora 3 ou 4 vezes mais a chegar ao destino... se o 28 me passasse à porta, também iria felicíssimo para o meu trabalho de eléctrico...
    da minha parte já sabem: atitudes radicais exigem respostas radicais. se algum dia apanho um merdoso como voces a colocar um autocolante no meu carro, parto logo para a violência física! olhem bem para trás antes de colarem shit heads!!!

    ResponderEliminar
  3. Ora aqui está um anónimo que compreende a filosofia do olho por olho, dente por dente, tão contestada por outros anónimos (ou será o mesmo?) quando toca para o lado deles!

    Diz este anónimo que no dia que apanhar um merdoso como nós, a colocar um autocolante no seu carro, parte logo para a violência física. Agora só gostava que me respondesse ao seguinte: e no dia em que apanharmos um "merdoso" como você, a colocar o carro sobre o passeio e a impedir-nos a passagem? E no dia em que uma criança for atropelada porque teve que saltar do passeio para a faixa de rodagem porque um "merdoso" como você bloqueou-lhe a passagem com o carro?
    Fico à espera da sua sugestão para sabermos o que fazer nestes casos.

    ResponderEliminar
  4. que eu saiba vocês também brincam aos anónimos! ou deixam o nome e número de telefone acoplado ao autocolante? se sim, retiro o que disse...
    quanto a cenários hipotéticos, e quando a pobre criança é atropelada por um carro com visibilidade reduzida, devido à porcaria dos autocolantes que vocês lá colam?
    há modos de lutar muito mais positivos do que ser um vizinho chato... comece por fazer voluntariado no centro de dia por exemplo... no tempo que gastou a cortar papelinhos poderia ter tido uma conversa de vida com alguém, e talvez deixasse de se preocupar com ninharias...

    ResponderEliminar
  5. anonimo: sim, eu vivo relativamente perto do centro, mas bastante longe do 28. a maior parte das pessoas que deixa o carro em cima do passeio ao pe de minha casa sao os meus proprios vizinhos.

    acho que interpretou mal ao tomar esta iniciativa como sendo "os de lisboa" contra "os da periferia". longe disso...

    acho que todos reconhecemos que ha um problema serio de urbanismo e de rede de transportes nas cidades e vilas portuguesas, que faz com que tantas pessoas utilizem o transporte individual nas suas deslocacoes diarias. mas as causas do problema do estacionamento em cima dos passeios nao estao apenas ai. quem estaciona em cima do passeio sabe que geralmente o pode fazer impunemente, sem consideracao pelos demais cidadaos. e e' isso que esta iniciativa procura combater.

    se o preocupa a ma' rede de transportes que (nao) tem 'a sua disposicao, entao tem bom remedio: manifeste-se, escreva cartas 'a Carris/transportes de lisboa/etc. Porque nao organizar uma "emboscada de humilhacao" aos administradores das empresas de transportes publicos que gastam indevidamente o dinheiro de nos todos a comprar carros de luxo? isso ja nao o preocupa?

    ou esta' 'a espera que alguem resolva isso por si? nos nao estamos 'a espera que resolvam o problema do estacionamento selvagem por nos, e por isso estamos aqui.

    ResponderEliminar
  6. então porque é que em vez de colar autocolantes nos carros de cidadãos que, na minha mente, não são monstros totalmente inconsequentes e que se lixam para a sociedade, mas sim pessoas que não têm onde parar o carro, também não envia cartas à sua junta de freguesia para fazer com que esses passeios tenham pinos para impedir o estacionamento impróprio??
    acho engraçado que, por um lado, queiram que as pessoas com grandes problemas de mobilidade (que moram em zonas sem transportes) escrevam cartas às entidades competentes, mas no vosso caso já podem ser anarcas e tomar atitudes totalmente extremistas... lol. é ridículo... ainda por cima quando esse assunto pode perfeitamente ser tratado com as entidades competentes... mas deduzo que lhe dê alguma adrenalina ao colar um autocolante às escondidas nos carros dos seus próprios vizinhos... bem, se querem arranjar problemas, espero bem que os tenham!

    ResponderEliminar
  7. Eu bem tento conter-me e ser educado, mas confesso que a estupidez, a ignorância e a esperteza saloia de muitos de vocês, me faz saltar a tampa e utilizar os mesmos métodos que vocês utilizam, e que pelos vistos são os únicos que vocês compreendem.
    Quando eu cito o anonimato das vossas intervenções, não é com a intenção de se identificarem. Quero lá saber quem vocês são! Critico o anonimato apenas porque isso permite que alguém diga aqui uma coisa hoje, sob a capa do anonimato, e amanhã quando for confrontado com o que disse, volta o bico ao prego e faz-se de inocente dizendo que quem disse aquilo foi outro anónimo. Isto dá azo a que qualquer um possa aqui defender 5 ou 6 argumentos completamente diferentes conforme a direcção do vento. Percebeu?
    Se eu hoje defender medidas mais drásticas, sob o nome de Faísca, e amanhã sob o mesmo nome vir dizer que não o devemos fazer, vocês podem sempre acusar-me de falta de coerência. Já o mesmo não se passa com vocês, porque podem ofender meio mundo e no dia seguinte empurrarem a responsabilidade para outro anónimo qualquer. Isto é típico de quem não quer assumir a responsabilidade do que diz.

    Quanto ao nome e nº de telefone nos autocolantes, se vocês tivessem um mínimo de civismo e respeito pelos outros, nem abriam a boca para dizer tal asneira porque não haveria qualquer necessidade de autocolantes se vocês respeitassem o espaço dedicado aos peões.

    Quanto ao outro anónimo (mais um) que defende a colocação de pinos, só posso argumentar que se vocês tivessem um pingo de respeito pelos peões e pelos seus direitos, não haveria qualquer necessidade de pinos, porque simplesmente não estacionariam lá.
    Se como você diz, o assunto do estacionamento selvagem pode ser tratado pelas autoridades, porque é que vocês não fazem o mesmo e não recorrem às autoridades quando lhes colamos um autocolante? Experimente? Tenha a coragem de ligar para a polícia e diga-lhes: "Olhe, venha cá ver o autocolante que me colaram no vidro por eu ter espetado com o meu carro no meio do passeio". Isso é que era de homem!

    ResponderEliminar
  8. @ Anónimo 29 de Abril de 2011 11:06: «se algum dia apanho um merdoso como voces a colocar um autocolante no meu carro, parto logo para a violência física!»
    Vê lá se tens azar na p.ta da vida e vais de 112 até ao hospital mais próximo...
    Olha bem para trás, para a frente e para os lados, antes de partires para a "violência"...

    ResponderEliminar
  9. E eu acrescentaria ainda outra coisa ao que foi dito pelo Comando: pode acontecer que o tal anónimo tenha o azar de encontrar alguém ainda mais violento que lhe parta o focinho e que o deixe numa cadeira de rodas, e talvez nessa altura o energúmeno sinta a dificuldade de circular nos passeios atravancados de carros. Até pode acontecer que se veja obrigado a sair do passeio para a faixa de rodagem e que um dos seus "apoiantes" o atropele e o deixe ainda em pior estado.
    Quem sabe!? Pode acontecer!A vida às vezes dá-nos umas lições!

    ResponderEliminar
  10. apenas acho que há modos menos conflituosos de resolver esta situação... e sim, num mundo perfeito não haveria a necessidade de pinos... mas num mundo perfeito também não haveria corrupção, violência, leis,..., porque todos nós agiríamos em prol da manutenção dessa sociedade perfeita. mas como tal é uma utopia, então mais vale agir conforme a lei... acho muito melhor pinos do que a colocação de autocolantes... ja viu o trabalhão que teve com isso tudo?? e para que?? para passado 1 mes vir outro vizinho qualquer colocar o carro no seu lugar proibido? se acha que é a melhor maneira de mudar o mundo, tudo bem, força! mas tenho todo o direito de achar um modo de intervenção completamente absurdo!
    e não me venha com lirismos. acha que eu não concordo com o que disse relativamente a crianças e pessoas com cadeiras de rodas? para dizer q verdade, eu nem moro onde os senhores devem morar... nao sou um dos seus vizinhos inimigos, esteja descansado. mas há um modo menos extremista de lutar. a vossa luta tira-vos toda a credibilidade...
    mas continuem na vossa revolta utópico-anarquista... agora, aceitem opiniões divergentes ok? o facto de não aceitarem só demonstra uma falta de sentido democrático e fica-lhe muito mal... ah, e metam isto na cabeça: quem discorda de vocês não tem necessariamente que ser um monstro incapacitado de sentimentos e que se esteja a borrifar para os deficientes, crianças, velhotes, ou qualquer outro cidadão que não concorde com carros mal estacionados! lá por eu discordar, não quer dizer que tenha um prazer enorme em estacionar no seu passeio (ou sequer que o faça, pois nem tenho essa necessidade). discordar de vocês implica que há pessoas que (pasme-se!), acham que há meios de luta menos conflituosos e produtivos para a comunidade.
    portanto, senhor "tenho razão em tudo e os outros que discordam só podem ser ignorantes", pense duas vezes antes de tirar conclusões precipitadas.
    quanto ao anonimato... vê-se que perdeu algum tempo a tentar justificar-se. acha que lá porque estou anónimo venho aqui contradizer-me só pelo prazer de o fazer? acha que não tenho mais nada que fazer? eu queria ver se tinha coragem de lutar se não fosse anónimo... ponha a mão na consciencia com essas boquinhas anti-anonimato ok?
    bem, já perdi muito tempo com isto. boas colagens!! espero que fiquem muito felizes e tenho a certeza de que essa solução à "V from Vendetta" não vos vai trazer mais nada do que chatices, desapontamentos e relações conflituosas com vizinhos.
    passem bem anarquistas!

    ResponderEliminar
  11. ja agora, o anonimo aqui é sempre o mesmo... vou passar a ser o thor, que supera a faísca ok?

    ass: thor

    ResponderEliminar
  12. agora sim, estou devidamente identificado e já tenho credibilidade total...

    ass: thor (o grande rei da trovoada e das faíscas)

    ResponderEliminar
  13. anónimo, thor, ou lá o que quer que seja...
    Se as pessoas que estacionam o carro em cima do passeio não são "monstros totalmente inconsequentes e que se lixam para a sociedade", como diz, porque é que insistem em fazê-lo, perturbando a mobilidade dos restantes cidadãos? Porque não lhes resta alternativa? Mas se os peões pelos vistos têm a alternativa de escrever para a junta para pedir pinos nos passeios, porque e´que os condutores não escrevem para a junta para resolver o seu problema de estacionamento? Porque é que os condutores passam o seu problema de estacionamento para os utilizadores mais vulneráveis, os peões? E, principalmente, como é que, depois disto tudo, ainda se admiram de levar com um autocolante no vidro lateral?

    Ai acha que "há modos menos conflituosos de resolver esta situação"? Eu também concordo! E passa por os automobilistas reconhecerem que têm um problema de mobilidade (e não simplesmente de estacionamento) que, se querem ver resolvido, têm que o fazer pelos canais próprios, e parar com este "dumping" de latas nos passeios que definitivamente não são o local próprio para resolver o problema.

    ResponderEliminar
  14. então mas isto é uma pescadinha de rabo na boca... se os peões não têm que protestar, então para que a vossa atitude extremista?? desculpe, mas vocês são é uns conflituosos que não sabem resolver os problemas a bem e com decência, de acordo com o normal funcionamento da sociedade... ok, quem estaciona mal não está a agir correctamente, mas também não o está quem anonimamente risca carros, e ainda se vangloria disso na internet. ah, mas ele está identificado, é o faísca! que vive onde? na rua dos sete anões, terra da fantasia?? poupem-me! a energia que gastam nisto poderiam perfeitamente organizarem-se e terem uma reunião na câmara municipal, ou na junta de freguesia...
    e nem é que eu seja contra atitudes mais extremas quando não se concorda com a realidade. a isso chama-se desobediência civil.. mas um dos pilares da desobediência civil consiste em dar a cara! em agir contra a lei mas em mostrar à sociedade o porquê da sua revolta. ao fim ao cabo, passa por se responsabilizarem pelos seus próprios actos, mesmo que a consequência seja a cadeia. mas vocês escondem-se atrás dos vossos computadores, colando autocolantes às escondidas... é vergonhoso e um desperdício de energia brutal.
    quanto à sua atitude de chamar a polícia mal vê um carro mal estacionado (caso da avenida do brasil), é vergonhoso. na sua cabeça, as pessoas que param mal são uns preguiçosos merecedores do maior dos castigos. sendo uma zona com uma taxa de habitantes idosa muito elevada, já pensou se foi alguém que teve que passar brevemente em casa desse idoso, sem ter tempo que parar a 2 km de distância?? se calhar é isso que vocês têm: tempo a mais!

    ResponderEliminar
  15. Podemos colar autocolantes em trauseuntes estacionarios ou desnecessariamente vagarosos? carros não me têm atrapalhado, mas de vez em quando apanho com uns badochas a passo de caracol que me obrigam a dar uma volta enorme... E quando andam aos pares, esquece!

    ResponderEliminar
  16. anonimo, veja la' voce que eu ate ja sei de quem sao os carros que estacionam invariavelmente em cima do passeio na parte da av. do brasil onde normalmente circulo a pe'. e, espanto dos espantos, apesar de esta ser uma zona envelhecida da cidade, as pessoas que estacionam em cima do passeio e que eu tive a oportunidade de ver ate' agora, tem todas menos de 50 anos de idade e nao tem nenhum problema de mobilidade. e esta, hein?

    (se nao acreditar, va' ver com os seus proprios olhos)

    ResponderEliminar
  17. entenda-se por "problema de mobilidade" alguma deficiencia fisica ou falta de agilidade e rapidez no andar que geralmente se associa 'as pessoas de idade.

    ResponderEliminar
  18. eu não disse que eram os condutores que eram idosos, mas sim as pessoas que eles viam visitar... só queria mostrar que cenários hipotéticos mas credíveis também podem ser usados do lado de quem não defende a vossa intervenção anarca... porque sim, eu cresci naquela zona e é bastante comum as pessoas pararem 10 minutos para visitar os pais, avós... mas concerteza que conhece todos esses condutores e sabe que são umas bestas... é mais fácil tornar o "inimigo" num monstro quando queremos defender posições extremas...~

    ass: THOR, o deus da argumentação

    ResponderEliminar
  19. Quando faltam os argumentos e a razão é trocada pela estupidez, é vê-los a inventar justificações que não lembrariam ao diabo!
    Antes, estacionavam sobre os passeios porque não havia locais de estacionamento, depois era porque as autoridades não colocavam pinos, e agora é para visitarem os pais e os avós!
    A seguir será porquê? Para irem meter o totoloto? Para irem visitar a amante? Para irem
    à consulta de rotina no psicólogo?

    Só falta arranjarem uma tabela de estacionamento:
    - Visita aos pais - dá direito a meterem duas rodas sobre o passeio mas deixando espaço para dois peões lado a lado.
    - Visita aos netos - podem meter duas rodas sobre o passeio, deixando espaço apenas para a passagem de um peão.
    - Visita aos avós - podem colocar as 4 rodas sobre o passeio.
    - Visita aos bisavós - pode atravessar o carro sobre o passeio ocupando-o totalmente ou sobre as passadeiras.

    Onde chega a falta de civismo, o descaramento e a imbecilidade desta gente! Se não fosse tão triste, era motivo para umas boas gargalhadas!

    ResponderEliminar
  20. Em casos muito graves (que, em termos legais, se chama "estado de necessidade"), as leis podem não ser respeitadas. Mas trata-se de situações absolutamente excepcionais (que, mesmo assim, o infractor poderá ser obrigado a justificar).

    Quanto aos valentões-da-treta, as situações de conflito violento que eles prometem não passam de conversa-de-chacha - e, em caso de acontecerem, resolvem-se muito facilmente: fotografando o carro em infracção e ligando para a DT da PSP (em Lisboa é o 217501251). Garanto, por experiência própria, que os gajos borram logo as cuecas e desaparecem mais depressa do que demora a PSP a atender...

    Aliás, pode ver-se aqui (e em todos os blogues que aceitam comentários de anónimos) que a coragem desses "ferrabrazes" termina assim que são confrontados com a caixa de texto que lhes pede a identificação...
    Sugiro, pois, que não se perca tempo com gentinha dessa.

    ResponderEliminar
  21. Carlos, confesso-lhe que essa ideia de não perder mais tempo com gente desta já me passou muitas vezes pela cabeça, mas quando vejo alguns das bacoradas que esses "ferrabrazes" aqui vêm vomitar, não consigo ficar calado perante tanta ignorância e falta de civismo.
    Diz um anónimo qualquer, lá atrás, que não aceitarmos opiniões divergentes (segundo a opinião dele) só demonstra uma falta de sentido democrático e fica-nos muito mal. Isto deve ser para rirmos, porque está mais que visto que os rapazes são peritos em aceitar opiniões divergentes. É o que fazem diariamente: assim que se deparam com alguma opinião contra o estacionamento sobre os passeios, imediatamente procuram outros sítios para estacionarem de forma legal, apenas para mostrarem o seu "sentido democrático e não ficarem mal". Nem as Produções Fictícias se lembrariam de um argumento tão hilariante!
    O rapazito (anónimo, como convém!) também argumenta que há meios de luta menos conflituosos e mais produtivos do que colar os autocolantes, mas não refere nenhum deles. Seria um óptimo favor que prestaria a esta causa, dar alguns exemplos de meios menos conflituosos e mais produtivos para convencemos os condutores de que as faixas de rodagem e os locais de estacionamento são para os carros e os passeios para os peões.
    Como o problema do estacionamento selvagem tem décadas de existência, será fácil deduzirmos que os tais meios não existem ou que, a existirem, não serão tão produtivos como ele pensa. Há "argumentos " neste fórum que me dão voltas ao estômago, mas temos que aturá-los!

    Carlos, acho que vou prestar mais atenção ao seu conselho e deixar de perder tempo com imbecis que nunca conseguirão apresentar uma razão válida para as suas diarreias mentais. Até porque isto chegou a um ponto em que são mais os condutores que aqui aparecem a querer defender o vandalismo do estacionamento sobre os passeios do que os peões a defenderem o seu direito à livre circulação sobe os mesmos. Não sei se não estaria na altura de o fórum mudar de nome, de Passeio Livre (PL) para Estacionamento Selvagem (ES).

    ResponderEliminar
  22. uau, vocês nem sequer fazem um esforço para perceber os meus argumentos. eu dei ideias: reunião na câmara/juntas de freguesia em definir como abolir este problema. dei ainda a sugestão dos pinos, da qual discorda totalmente qual menino birrento mas que seria útil. se for em ruas estreitas, que tal fechá-las ao trânsito comum, como se faz em tantos bairros antigos? já sei a sua resposta: "as pessoas têm que ser cívicas...". ok, eu em problemas práticos sou menos utópico e mais pragmático se calhar. é uma postura diferente de agir e ver as soluções para os problemas.
    e atenção, se calhar nunca deixei isto claro: eu NÃO concordo com o estacionamento selvagem. e para ser sincero nem o pratico. eu apenas defendi os senhores da avenida do brasil, pois tendo vivido naquela zona sei bem quanto lá custa estacionar, e sei bem que por uma visita de 10 minutos por vezes as pessoas estacionam mal. de qualquer maneira, é verdade que muitas pessoas estacionam mal quando podem estacionar bem, nem que seja pagando, mas que por pouparem 50 centimos fazem essa bacorada. será esse o caso? apenas deixo as opções em aberto e não os considero logo a escumalha da sociedade.
    o que eu discordo com veemência são os vossos comportamentos radicais e fundamentalistas, que, repito, apenas vos fazem perder a razão.
    e, faíscas, mais uma vez a criticar o facto de eu ser anónimo? quanto ao sr. Carlos Medina Ribeiro, ainda aceite que ele fique aborrecido de falar com um anónimo, pois tem toda a moral. esse senhor dá a cara aos problemas, os seus vizinhos saberão quem é e se ler o blog poderá falar cara a cara com eles, e quiçá discutir o assunto. já o senhor "faíscas", mostra-se extremamente ofendido quando eu sou anónimo?? e o senhor, que risca carros a torto e a direito ÀS ESCONDIDAS?? devia ter vergonha de insistir no facto de eu ser anónimo. felizmente eu nem sequer sou seu vizinho...
    os senhores resolvem os problemas com fundamentalismos, eu resolvo com maturidade e respeito por todos os cidadãos.
    por isso, embora o senhor na sua cabeça julgue que eu só estou para aqui a "vomitar uma diarreia verbal", e que "não tenho argumentos", só me dá vontade de rir. viva a sua fantasia que é o dono da verdade, mas acredite que não o é. o senhor é a típica pessoa que se julga mentalmente acima do mundo todo, julgando que opiniões divergentes são ignorância... ah, e não fico minimamente impressionado com os seus adjectivos pseudo-intelectuais, como "ferrabrazes"... apenas acho pedante.
    já agora, releia novamente a resposta, porque já vi que à primeira não fica metade da informação...
    passem bem!

    thor

    ResponderEliminar
  23. thor, la' porque entende que tem uma razao para criticar quem e' contra o estacionamento nos passeios, nao faz com que deixemos de ter razao quanto ao estacionamento nos passeios ser ilegal! isto nao e' troca por troca...

    mais uma vez, esta' a assumir que o estacionamento em cima dos passeios na av. do brasil e' so' feito por nao-moradores/visitantes. errado! ha' muitas pessoas que moram na av. do brasil que estacionam em cima do passeio porque nao estao para procurar lugar mais longe. ora experimente la' passear na avenida do brasil 'a meia-noite de domingo para ver com os seus olhos. ou vai-me dizer que sao todos visitantes?!

    ResponderEliminar
  24. Vocês são ridiculos! ainda não perceberam que nós (Movimento Passeios Livres)e especialmente EU,estamos nas tintas para os passeios e para as pessoas que não conseguem andar neles. Leiam todos os meus comentários (recomendo) e vejam que o objectivo é apenas ter uma desculpa para riscar os carros e fazer-lhes o que nos apetecer! caso contrario, colariamos autocolantes durante o dia, e se fossemos realmente pro-passeios livres, dariamos a cara.
    Eu, pessoalmente, gosto de danificar carros e durmo melhor quando risco um ou outro... quanto ao resto das pessoas, pouco me importa.

    ResponderEliminar
  25. ALÔ Administração do PL!
    Onde é que está a sujeição dos comentários à vossa aprovação? Como é que continuam a publicar comentários com identidades falsas? Até parece que vocês gostam da festa e a fomentam! Não acredito nisso, mas que parece... parece!!!

    ResponderEliminar
  26. O Passeio Livre lamenta que alguns leitores tenham a atitude palerma de publicarem comentários propositadamente em nome de outros. No entanto, não podemos decidir subjectivamente e caso a caos se é um comentário genuino ou não.

    Recomendamos por isso aos leitores que querem preservar o seu pseudónimo, que se registem com nome que desejarem, de forma a assim se protegerem dos usurpadores de identidade.

    ResponderEliminar
  27. Muito obrigada!
    Foi uma grande surpresa depois de algum tempo de espera (até já me tinha esquecido que os tinha solicitado!!) receber esta preciosidade no correio!
    Que bom vai ser poder expressar a minha indignação de uma forma bem original e bem humorada!

    ResponderEliminar