micro-passeios em Lisboa a 50 metros de um parque de estacionamento

R. da Cruz dos Poiais: Para que serve um "canal pedonal" destes? Com 30 cm, pontuado com sinais verticais de trânsito e entalado entre um edifício e estacionamento, nenhum ser humano pode usar este "passeio". O facto de se ter forçado este arruamento estreito, em bairro histórico, a ter lugares de estacionamento só prova o papel secundário que se atribuiu ao peão. Como se os condutores de veículos automóveis não fossem também eles peões! A cerca de 50 metros deste local existe um parque de estacionamento público (Largo de Jesus).


5 comentários:

  1. O que se quer é bairros de Lata!

    ResponderEliminar
  2. Pelo menos não tem carros estacionados em cima do passeio....

    ResponderEliminar
  3. Este Blog tem já identificados os problemas que afectam não só Lisboa mas todas as grandes urbes deste país. E agora?
    Precisamos de passar para outro patamar da discussão o que fazer para obrigarmos o poder político a mudar esta situação?
    Não vamos passar a nossa vida a tirar fotografias a carros mal estacionados.
    Temos que pensar em solucionar este flagelo.
    Como devemos actuar?
    Filipe Ferreira

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente com o comentário do Filipe Ferreira e aproveito para mostrar novamente o comentário que já aqui tinha feito no ano passado.

    Não há dúvida de que este blogue tem sido muito útil para alertar algumas consciências, mas não creio que os resultados tenham sido os desejados, porque o maior problema é de educação e de civismo e isso não se consegue com blogues, por mais louváveis que sejam as suas intenções.

    O PL tinha que partir para medidas mais mediáticas e com maior impacto a nível nacional.
    O blogue foi útil no início mas a partir de certa altura é lógico que se tenha tornado enfadonho na medida em que depende apenas da participação dos que relatam situações de abuso no estacionamento (com ou sem imagens) e essas ao fim de certo tempo tornam-se repetitivas e deixam de causar impacto.
    Depois temos que contar com a meia dúzia de imbecis que se desdobram em tentativas de vir defender ou apoiar os que continuam a achar que os passeios e as passadeiras foram feitos, não para a circulação dos peões mas para Suas Exas. estacionarem as suas viaturas.

    Não sei até que ponto isso será possível, mas o PL deveria ter um papel mais activo e interventivo junto da comunicação social, principalmente nos meios televisivos. Nota-se diariamente que muitos dos responsáveis e dos representantes políticos só actuam quando as coisas chegam à televisão. Até lá, ignoram paulatinamente os problemas, mas no dia em que a televisão resolve aparecer para denunciar determinada situação é vê-los interessadíssimos em mostrarem que tudo estão a fazer para resolver as questões!
    Façam campanhas na televisão (se tal for possível), contactem a Clara de Sousa já que ela se mostrou solidária com o movimento (talvez seja a pessoa indicada para levar esta situação ao conhecimento de todos os portugueses), façam por aparecer nos Telejornais, enfim... qualquer coisa que dê mais visibilidade ao PL, pois o blogue está resumido às mesmas pessoas de sempre e aos energúmenos que tentam por todos os meios descredibilizá-lo.

    Creio que, só o blogue e os autocolantes, não conseguirão mais qualquer avanço do que já foi conseguido e se ficarmos por aqui, apenas estaremos a eternizar uma guerra cibernética entre os apoiantes do PL e os que querem continuar a poder cortar a liberdade do peão em se deslocar à vontade nos espaços feitos para tal fim. Está na hora de partir para outros meios de luta com maior visibilidade e isso, a meu ver, passa indiscutivelmente pela televisão.

    Que me desculpem os responsáveis pelo PL mas acho que adormeceram à sombra do blogue.

    ResponderEliminar
  5. @ 25 de Fevereiro de 2011 20:54 Faísca: concordo plenamente consigo e adianto que a solução que apresenta já a apliquei no meu Blogue Estacionamento Selvagem. As imagens e os "casos" já são tantos que não vale a pena acrescentar mais nada, porque como muito bem disse, contunuarem estes Blogues a publicar imagens ou não publicarem, sobre infracções graves ao Código da Estrada, quando o civismo de quem infringe as leis é igual a ZERO e ainda devem gozar com tudo isto, há que partir para outro tipo de acção e ele, segundo minha humilde opinião - porque não quero de modo algum interferir na orientação deste Blogue -, é o de partir para uma Petição Nacional a ser entregue na Assembleia da República, mas antes dar conhecimento a todos os deputados que ali se encontram PAGOS POR TODOS NÓS - e com chorudos vencimentos -, sobre a acção e o assunto em questão. Em Set/2010, enviei um e-mail a quase todos os deputados (dos que sabia os respectivos endereços) sobre o estacionamento selvagem em Lisboa e a única resposta que obtive foi a seguinte (não revelo o nome mas é um conhecido político do PSD): «Começo por agradecer o envio do email, que é sinal de bom exercício de cidadania e de civismo.
    Fui vereador na Câmara de Lisboa, embora sem pelouros, e recordo-me bem da promessa do Presidente relativamente ás viaturas estacionadas nos passeios (tolerância ZERO, dizendo-o e com voz grossa). Tive oportunidade de o chamar à atenção, por duas vezes, quanto ao incumprimento dessa promessa, nunca tendo recebido resposta convincente.
    Esta matéria é da exclusiva responsabilidade da Polícia Municipal e da PSP e óbviamente da Câmara.
    O Parlamento elaborou as leis que proibem e condicionam esse tipo de estacionamento. Ao Governo e à Câmara compete o respectivo cumprimento.
    Permita-me que lhe sugira a sua inscrição para intervir numa sessão pública da Câmara e, aí, exponha e confronte o Presidente com as fotos e a sua promessa.
    Pode ainda elaborar uma petição, recolher assinaturas e enviá-la ao Presidente da AR para discussão no Plenário, por todos os partidos políticos.»
    Portanto, a ideia da Petição tem todo o cabimento na sequência do trabalho já desenvolvido não só pelo Blogue Passeio Livre, como por todos os outros Blogues que abordam esta temática. O meu Blogue (embora com muito menor relevância e divulgação que este), encontra-se aberto a publicitar e a colaborar nesta Petição ou em qualquer outra acção que considere pertinente.

    ResponderEliminar