Protesto no Dia Munidal do Turismo/Esplanadas de Lisboa

A pedido de um colaborador divulgamos a seguinte carta «porque muitas das esplanadas caóticas de Lisboa estão ilegalmente instaladas nos canais pedonais (como podem ver pelas imagens em anexo)».

«Exmo. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
 Dr. António Costa
No Dia Mundial do Turismo vimos chamar atenção para a desqualificação que ainda caracteriza grande parte das esplanadas de cafés e restaurantes de Lisboa, nomeadamente nos bairros históricos.
As esplanadas são equipamentos de grande importância para o Turismo de qualquer cidade. Podemos avaliar a qualidade da sua oferta turística através do cuidado que os munícipes, e a sua Câmara, põem na implantação e mobiliário das esplanadas. Infelizmente, e apesar dos regulamentos existentes, são ainda demasiado frequentes as esplanadas sem qualidade e muitas as irregularidades.
Registamos também uma preocupante proliferação de esplanadas com mobiliário oferecido por marcas de bebidas, principalmente marcas de cerveja. Nenhuma zona histórica ou monumento classificado da capital parecem estar a salvo do aproveitamento abusivo da publicidade e do marketing.
Desde o Castelo de São Jorge ao Mosteiro de São Vicente de Fora, passando pela Baixa, Chiado e Belém, vários monumentos emblemáticos da nossa cidade sofrem de poluição visual resultante de esplanadas cujo pretexto principal é publicitar uma marca de cerveja, de refrigerantes ou de gelados.
Enviamos em anexo uma amostra recolhida em diferentes zonas históricas de Lisboa. O que observamos não é cenário digno de nenhuma cidade civilizada.
O diagnóstico da situação actual das esplanadas da capital é preocupante e em muitos casos inaceitável. Com esplanadas de mobiliário caótico, carregadas de publicidade, com design e materiais desqualificados, dificilmente subimos os padrões de qualidade do Turismo de Lisboa.
Assim, solicitamos que, e em colaboração com a Associação Turismo de Lisboa, se estudem soluções para resolver este problema que afecta cada vez mais a nossa cidade.
Ao executivo da CML compete encontrar um melhor regulamento, assim como uma eficaz fiscalização de modo a garantir que Lisboa ofereça aos portugueses, e a quem nos visita, esplanadas com padrões de qualidade elevados, a par com os que observamos noutras cidades da Europa.
Com os melhores cumprimentos,

Paulo Ferrero, Júlio Amorim, Luís Marques da Silva e Fernando Jorge»

CC: Vereador José Sá Fernandes; AML; Vereadores da Oposição; Associação Turismo Lisboa; Media

ANEXO: Levantamento fotográfico de esplanadas em Bairros Históricos de Lisboa (Alfama, Baixa e Chiado) e bons exemplos de esplanadas na Grécia (Atenas e Nafplion), Munique e Nova Iorque.








Chamem a polícia IV

O que acontece a um automobilista que conduz no passeio por dezenas de metros, a uma velocidade apreciável, numa avenida central de Lisboa, ao fim da tarde e nas barbas da polícia?

Pergunta o blog Menos Um Carro

Green Blog Awards: Não votem em nós!

Caro/a senhor/a





O seu post “Peões ganham tempo no atravessamento de passadeiras” publicado no blog Quero andar a pé! Posso? foi escolhido para participar na nomeação Green Blog Awards do mês de Setembro.

Esta é uma iniciativa realizada pelo blog LxSustentavel.com e patrocinada pela Siemens Portugal.

A nomeação é feita pela equipa do blog, tendo por base os posts mais interessantes e /ou originais relacionados com a temática de sustentabilidade, escritos por autores portugueses.

A votação decorre no post de anúncio de nomeados em http://www.lxsustentavel.com/2010/09/28/nomeados-green-blogger-awards-setembro-2010/ , e deve ser feita sob a forma de comentário de leitores indicando o título do post que acham que merece ganhar.

Para futuras edições, se considerar que algum dos seus posts merece ser nomeado, basta colocar a etiqueta ou tag #lxsustentavel , de modo ao post não nos passar desapercebido.
Caso pretenda indicar que é um dos nomeados deste mês, tomamos a liberdade de anexar a imagem/dístico do prémio.


Parabéns pela nomeação e Boa Sorte!

A equipa do blog LXSustentavel.com
lxsustentavel@gmail.com

---






E os nomeados são:
  1. Quero andar a pé! Posso?:Peões ganham tempo no atravessamento de passadeiras
  2. Ciência Hoje: Camada de ozono poderá recuperar até 2050
  3. Cenas a Pedal: O nosso fim-de-semana
  4. Sustentabilidade é Acção: ODM – Objectivos de Desenvolvimento do Milénio
  5. A Nossa Terrinha: Chama-se língua portuguesa



---

Obviamente, e perante tão óbvios candidatos, não merecemos. Aliás porque nem fomos nós que escrevemos o post - Parabéns ao Jornal de Notícias e à feliz iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa de ouvir os idosos de Lisboa sobre as condições dos passeios e afins.

Mas muito obrigado pela gentileza e atenção.