Park(ing) Day em Lisboa: Apareça e Participe!


Park(ing) Day
A Abraço promove o bem-estar do público

No dia 17 de Setembro, na rua do Poço do Borratém, (junto à praça da Figueira), a ABRAÇO adere ao conceito urbano Park(ing) Day, no sentido de dinamizar um espaço reservado a estacionamentos e tornar o mesmo um local urbano com um feel acolhedor e apelativo ao lazer e boa disposição, com uma vertente de socialização. Esta iniciativa está relacionada com a necessidade premente de ter mais espaços alusivos à natureza numa cidade de betão, de forma a promover a natureza, o verde, o ambiente, a celebração da vida enfim.

Com um misto de natural e lazer, é inclusivamente um despertar de consciências para o que todos, em conjunto, podemos fazer para proteger a vida urbana, não esquecendo a vertente ambiental. A Abraço sugere que traga um amigo, um familiar ou a sua cara-metade, seja quem for, acima de tudo, divirta-se sendo diferente num mundo de iguais. A Associação Abraço, pede a ajuda de todos para o bem-estar geral, por isso, ajude-nos a ajudar!

Para tornar o dia ainda mais cultural, a ABRAÇO convida a visitar a Galeria Abraço que está nas imediações, e tem patente uma exposição do pintor marroquino ABDERRAHMANE LATRACHE, disponível até ao dia 30 de Setembro.

O QUÊ: Park (ing) Day (http://parkingday.org/)
QUANDO: 17 de Setembro
ONDE: Poço do Borratém (junto à Praça da Figueira)

CONVITE para o Lançamento do livro The Walker and the City

CONVITE
Lançamento do livro
The Walker and the City
Coordenação de Manuel João Ramos e Mário J. Alves
16 de Setembro, 17h30, CES Lisboa
(Picoas Plaza, Rua Tomás Ribeiro, n.º 65, 1º andar, Lisboa – Estação de metro: Picoas)

Assinalando a Semana Europeia da Mobilidade (16 a 22 de Setembro de 2010), a Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACA-M) e o Centro de Estudos Sociais (CES Lisboa) têm o prazer de convidar V. EXa. para o lançamento da mais recente publicação da ACA-M - The Walker and the City(actas do Colóquio Internacional O Peão e a Cidade – The Walker and the City, 12 de Novembro de 2008).
Este livro propõe uma reflexão colectiva sobre a importância crescente dos direitos dos peões e a necessidade de atender às suas necessidades qualitativas no interior dos sistemas urbanos europeus. Conta com a colaboração de importantes especialistas internacionais na área dos estudos da pedonalidade, e constitui um contributo português para a Acção 358 do Conselho de Ciência e Tecnologia da Fundação Europeia de Ciência e para as actividades do Walk21.
The Walker and the City é o 3º volume da colecção de Estudos Pedonais da ACA-M.
Com a presença de Reinhard Naumann (FES Portugal), Mário Alves e Manuel João Ramos (ACA-M) e Isabel Seabra (IMTT).

"Com" comentários

O divertidíssimo vídeo da SIC anteontem aqui afixado tinha, como legenda, apenas as palavras "sem comentários".
Mas talvez não fique mal comentá-lo com estas imagens. São fotos dos passados dias  10 e 11,  em tudo semelhantes a muitas outras  tiradas na mesma rua - que, por uma perversa coincidência, mas cheia de simbologia, é aquela onde mora António Costa...

Político cospe e morde polícias

Político cospe e morde polícias

Por Magali Pinto

Ezequiel Lino, ex-presidente da Câmara de Sesimbra e actual adjunto de Isaltino Morais, acusado de agredir agentes da PSP em discussão de trânsito.


Ezequiel Lino, ex-presidente da Câmara de Sesimbra e actual adjunto do autarca de Oeiras, Isaltino Morais, foi anteontem à tarde detido por agredir a pontapé e à dentada um agente da PSP dentro da esquadra de Trânsito, apurou ontem o CM. Isto depois de Ezequiel Lino não ter gostado que o carro da filha, um Volkswagen Polo descapotável, tivesse sido rebocado por estar estacionado em cima da passadeira na rua José Diogo da Silva, em Oeiras.

Pelas 15h00, Ezequiel Lino dirigiu-se à esquadra e insultou os polícias, incluindo o comandante. Foi nessa altura que um agente da PSP se dirigiu a ele para o deter, mas acabou empurrado e mordido no braço. Antes disso, o autarca tentou dar um murro no nariz do agente, segundo os polícias presentes no local. Face aos ferimentos, o agente foi assistido no Hospital de São Francisco Xavier e submetido a exames médicos.

Foi necessário chamar reforços para travar a fúria de Ezequiel Lino, que, quando foi algemado, ainda cuspiu sobre os agentes.

O adjunto do gabinete da presidência da Câmara de Oeiras foi notificado para se apresentar amanhã em tribunal e vai responder por resistência e coacção sobre agentes de autoridade.

TENTA INTIMIDAR AO EXIBIR CARTÃO DA CÂMARA
Quando Ezequiel Lino entrou na esquadra de Trânsito para tirar satisfações por o carro da filha ter sido rebocado, a primeira coisa que fez foi exibir o cartão de alto-funcionário da Câmara de Oeiras, assegurou fonte policial contactada pelo CM. Os agentes terão desvalorizado o facto, e foi nesse momento que o ex-autarca de Sesimbra terá injuriado e ameaçado os polícias, apelidando-os de "ladrões". A discussão levou à intervenção do próprio comandante, também ele empurrado, como os outros polícias. Depois das agressões, Ezequiel Lino foi imobilizado e algemado.

PERFIL
Ezequiel Lino é adjunto do gabinete do presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, e está ligado aos pelouros da Habitação, Polícia Municipal e Protecção Civil, Ambiente e Obras. Esteve 21 anos à frente do município de Sesimbra pela CDU.

In Correio da Manhã (12 Setembro 2010)