LARGO DO PICADEIRO: passeios obstruídos


---------- Forwarded message ----------
From: xxx
Date: 2010/10/4
Subject: LARGO DO PICADEIRO: passeios obstruídos
To: [email protected]
Cc: [email protected]



Exmº Presidente Joaquim Guerra de Sousa,

Envio em anexo mais duas imagens da ocupação abusiva dos passeios no Largo do Picadeiro (lado do Teatro S. Carlos).

Solicito a V. Ex. a maior atenção para este problema da sistematica colocação de estruturas metálicas pelo Teatro de S.Carlos.

A freguesia já tem problemas suficientes na área da mobilidade pedonal devido aos passeios estreitos.
Não podemos tolerar este tipo de abusos.
Solicito também à Polícia Municipal acções de fiscalização mais frequentes.
Cumprimentos,

FT





5 comentários:

  1. «Depois do que a EMEL classificou como «acto de vandalismo», o parque de estacionamento na Rua do Arsenal, em Lisboa, tornou-se na quarta feira um parque de uso «exclusivo» para deficientes. Do dia para a noite, todos os lugares passaram a ter pintado o símbolo respectivo. A rua do Arsenal tem início na praça do Comércio e passa pela Praça do Município, lugares da cidade onde têm sede muitas instituições públicas.»

    ResponderEliminar
  2. «O seu comentário ficará visível após aprovação»
    Até quando, Alberto?

    ResponderEliminar
  3. Eu julgo que o «Passeio Livre», bem como outros blogues que se preocupam com o escândalo da impunidade do estacionamento selvagem, têm de dar um passo em frente:

    Embora continuando com os protestos (fotos, cartas, e-mails, posts, autocolantes, etc.), é preciso entrar, também, por outro caminho.

    E esse caminho é ir ao cerne da questão, onde dói mesmo:

    Refiro-me a uma grande campanha exigindo o afastamento dos que, por omissão, são os verdadeiros responsáveis pela situação - estejam eles na PSP, na EMEL, na PM ou em quem nelas manda (governantes e autarcas).

    Isso poderá ser feito recorrendo, não só a blogues, mas também a concentrações de rua (nos lugares mais escandalosos), petições públicas, abaixo-assinados, reclamações nos livros-de-reclamações, cartazes, notícias na rádio, nos jornais, etc.

    Quanto à EMEL, julgo mesmo que há condições políticas para exigir a sua privatização, que permita o despedimento imediato dos incompetentes que a governam, e que já deram sobejas mostras de que não estão à altura da tarefa para que foram contratados.

    Seria também necessário criar um pequeno corpo de inspectores que fiscalizassem as situações de "amiguismo" que vemos a toda a hora:
    O fiscal que fecha os olhos sistematicamente junto ao mesmo estabelecimento comercial tem de ser imediatamente advertido e, em caso de reincidência, ser alvo de um processo disciplinar, conducente ao seu despedimento com justa causa.

    ResponderEliminar
  4. Estou inteiramente de acordo com o Carlos Ribeiro.
    Não há dúvida de que este blogue tem sido muito útil para alertar algumas consciências, mas não creio que os resultados tenham sido os desejados, porque o maior problema é de educação e de civismo e isso não se consegue com blogues, por mais louváveis que sejam as suas intenções.

    Tal como diz o Carlos, o PL tinha que partir para medidas mais mediáticas e com maior impacto a nível nacional.
    O blogue foi útil no início mas a partir de certa altura é lógico que se tenha tornado enfadonho na medida em que depende apenas da participação dos que relatam situações de abuso no estacionamento (com ou sem imagens) e essas ao fim de certo tempo tornam-se repetitivas e deixam de causar impacto.
    Depois temos que contar com a meia dúzia de imbecis que se desdobram em tentativas de vir defender ou apoiar os que continuam a achar que os passeios e as passadeiras foram feitos, não para a circulação dos peões mas para Suas Exas. estacionarem as suas viaturas.

    Não sei até que ponto isso será possível, mas o PL deveria ter um papel mais activo e interventivo junto da comunicação social, principalmente nos meios televisivos. Nota-se diariamente que muitos dos responsáveis e dos representantes políticos só actuam quando as coisas chegam à televisão. Até lá, ignoram paulatinamente os problemas mas no dia em que a televisão resolve aparecer para denunciar determinada situação é vê-los interessadíssimos em mostrarem que tudo estão a fazer para resolver as questões!
    Façam campanhas na televisão (se tal for possível), contactem a Clara de Sousa já que ela se mostrou solidária com o movimento (talvez seja a pessoa indicada para levar esta situação ao conhecimento de todos os portugueses), façam por aparecer em Telejornais, enfim qualquer coisa que dê mais visibilidade ao PL, pois o blogue está resumido às mesmas pessoas de sempre e aos energúmenos que tentam por todos os meios descredibilizá-lo.

    Creio que, só o blogue e os autocolantes, não conseguirão mais qualquer avanço do que já foi conseguido e se ficarmos por aqui, apenas estaremos a eternizar uma guerra cibernética entre os apoiantes do PL e os que querem continuar a poder cortar a liberdade do peão em se deslocar à vontade nos espaços feitos para tal fim. Está na hora de partir para outros meios de luta com maior visibilidade e isso, a meu ver, passa indiscutivelmente pela televisão.

    ResponderEliminar
  5. Continuo a insistir que o "problema" do estacionamento selvagem existe apenas nas mentes selvagens de quem o pratica. Por falta de civismo, por falta de educação vinda do berço, por falta de cultura, por falta de respeito por terceiros, por falta de leis severas ou então que se cumpram, na íntegra, as que já existem e que estão no Código da Estrada. Quando um macacóide (espécie originalmente com forma humana e cérebro de macaco) estaciona um carro ou uma scooter em cima do passeio, encostado ao poste de sinalização de paragem de um transporte público; quando a mesma espécie estaciona uma viatura de caixa alta em frente a uma janela de um rés-do-chão, em cima do passeio e encostada a essa mesma janela, bloqueando não só a passagem dos transeuntes pelo passeio, como a visão do inquilino desse andar que pretenda assomar à janela e que encontra à sua frente um monte de lata e vidro, que dizer? São gente normal? Educada? Cívica? Passei há dias por um blog da mesma génese deste, embora com menor visibilidade, que também foca os problemas do estacionamento selvagem e os "exemplos" de civismo que lá estão mencionados são a prova mais que provada que este Povo merece os políticos que escolhem para os (des)governarem. Não sendo minha intenção colocar em causa o excelente trabalho dos administradores do Passeio Livre, estas imagens valem por mil palavras: http://estacionamentoselvagem.blogs.sapo.pt/55665.html; http://estacionamentoselvagem.blogs.sapo.pt/55977.html; http://estacionamentoselvagem.blogs.sapo.pt/55086.html

    ResponderEliminar