Pronto, já passou!

Antes...
...durante...
... e depois.
As três fotos foram tiradas todas de seguida (decorreram poucos segundos entre a primeira e a última), e mostram a actuação de um agente da Divisão de Trânsito da PSP ao deparar-se com um carro estacionado em cima de um passeio na Av. de Paris, em Lisboa.
Não parou (nem sequer olhou!) mas, ao contrário do que se possa pensar, não há nada a objectar, pois ele devia ir a caminho de qualquer tarefa relacionada com a actual especialidade da corporação - como acompanhar filmagens, ou a EPAL ou a PT...

Na realidade, o homem não pode ser censurado por isso, pois obedece a directivas superiores: há muito que a DT da PSP se demitiu da função de combater o estacionamento selvagem em Lisboa (onde tem mais de 600 efectivos!). Os cérebros privilegiados que nela mandam - e tal decidiram - acham que isso compete à autarquia.
Mas nem tudo é mau! No meio de tanta desgraça, é consolador saber que quem nos governa está atento aos verdadeiros problemas da população - valha-nos isso!
.

7 comentários:

  1. O condutor usa a chico-espertice habitual que consiste em estacionar em cima do passeio, mas em frente a uma garagem ou a uma entrada para um pátio.

    É muito usada, e funciona SEMPRE.

    ResponderEliminar
  2. Há situações bem piores...

    ResponderEliminar
  3. "Há situações bem piores... "

    Pois, aqui na minha terra também assaltaram uma casa na semana passada, mas como há 3 meses houve um homicídio (o que é bem pior), então não há problema por a polícia não fazer nada, não é?

    ResponderEliminar
  4. Sim, há situações incomparavelmente piores, mas a desculpa habitual das autoridades é que «não estavam lá, senão teriam agido!». Esta sequência tem interesse por mostrar como isso não é verdade.

    Há outras semelhantes com a EMEL e a P. Municipal. Mas de um corpo de polícia a sério e altamente profissionalizado (como é a PSP/Trânsito) espera-se um grau de brio e de profissionalismo que não se compadece com as funções-da-treta que os últimos Ministros da Administração Interna lhes atribuíram.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo disse...

    "Valentão das dúzias" das 14h05m:

    Podia responder-lhe que «a foto não foi tirada de frente pelo mesmo motivo que você afixa comentários sem assinar». Mas não foi nada disso, pelo que passo a explicar (fazendo votos para que compreenda):

    A 1ª foto foi tirada por detrás, porque era nessa posição relativa que o fotógrafo estava quando viu passar o agente e se apercebeu do que se preparava (nessa altura, ainda não sabia se ele ia agir ou não).

    Em seguida, e dado que o carro aparecia com esse enquadramento, era necessário mantê-lo até ao fim da sequência, como muito bem se sabe.

    -

    Mas a ideia de que isto ou aquilo é cobardia, reforça a minha convicção de que há, neste blogue, muito adolescente que julga que lutar contra o estacionamento selvagem é uma questão de coragem, que é preciso demonstrar, numa espécie de "iniciação" para mostrar que se é homenzinho - a quem? à namoradinha? aos outros meninos?

    Haja pachorra!

    ResponderEliminar
  6. Mais uma vez se vê que há gente é incapaz de distinguir o essencial do acessório:

    O essencial, neste post, é a demonstração clara da ineficácia do policiamento (nomeadamente da escandalosa demissão da Divisão de Trânsito da PSP) e da falta de respeito pelas autoridades que os automobilistas já exibem.

    Se a foto foi tirada assim ou assado não me interessa nada. Mas acredito que, se eu fosse o polícia retratado, também vinha com essa conversa da treta.

    Já agora: se a foto fosse tirada de frente, o agente iria interpelar o automobilista ou o fotógrafo ?

    ResponderEliminar
  7. Então não perceberam que o senhor ia a falar ao tlm e nem reparou no carro? Com certeza numa missão muito importante como pedir uma pizza.

    ResponderEliminar