Nova Deli




8/4/2010
Facebook: A solução para diminuir o trânsito na Índia?

É uma realidade incontornável. A polícia de trânsito de Nova Deli, na Índia, tem como tarefa lidar com o caos provocado pelos seis milhões de carros que entram diariamente na cidade. Para facilitar o seu trabalho, a polícia da capital indiana decidiu criar há dois meses uma página no Facebook, cujo objectivo é informar os seus membros sobre as condições de trânsito na localidade.


No entanto, dias depois de ter sido criada, os utilizadores da rede social começaram a publicar na página fotografias e vídeos com as infracções praticadas nas ruas de Nova Deli, levando a polícia de trânsito a aproveitar as imagens para identificar e multar os infractores.


Segundo avança o New York Times, em menos de uma semana os mais de 18 mil “amigos” da polícia de trânsito de Nova Deli apresentaram cerca de 3 mil denúncias, que resultaram em 665 multas passadas.


Esta iniciativa levou mesmo a força policial a criar uma equipa de quatro agentes, cuja função é dar respostas às denúncias publicadas na rede social.


“Actualmente, a cidade de Nova Deli tem 12 milhões de habitantes e apenas 5 mil oficiais de trânsito para fiscalizá-la, o que faz com que iniciativas como esta sejam muito bem-vindas”, afirmou Satyendra Garg, comissário de trânsito da cidade.


O responsável acrescentou ainda que “a polícia de trânsito não pode estar presente em todo o lado e muitas das vezes as regras são violadas e a mobilidade na cidade dificultada”.


Vale a pena ver a página de Facebook criada pela polícia de Nova Deli. 


In Menos um Carro 

4 comentários:

  1. Eh pá estes indianos não só não se importam com o "caça à multa" como até ajudam as autoridades a tomar conta do seu país! Mais estranho ainda as autoridades parecem estar atentas ao quem paga impostos e aceita de bom grado a colaboração! Há cada maluco!

    ResponderEliminar
  2. O trânsito que se lixe... desde que não estacionem nos passeios!
    :)

    ResponderEliminar
  3. O mais incrível é que 60 das multas foram passadas a agentes da polícia. Imagino que 60 deve ser o número de multas passadas em Portugal a polícias desde o 25 de Abril!

    ResponderEliminar
  4. Até num suposto país do terceiro mundo, são mais organizados e civilizados do que neste cocó plantado à beira mar.

    ResponderEliminar