Onde pára a polícia? - Resposta

O peão que se vê na imagem de cima (foto desta manhã) talvez se interrogue, como o leitor do post anterior, «Onde pára a polícia?!». A resposta era simples: estava a poucos metros dali, à esquerda, a "apoiar" a obra em curso, tal como os agentes de baixo fazem noutros casos - incluindo apoiar filmagens!

12 comentários:

  1. São os chamados gratificados! Quando se pergunta: "Então o sr. deixa estacionar ilegalmente debaixo dos seus olhos?!", eles respondem com um ar muito sério e compenetrado: "Eu estou aqui para (zelar pela segurança do banco), (guardar a porta do supermercado), (tomar conta desta obra), (...)".

    Aqui há uns tempos alguém sugeriu que o Passeio Livre contratasse um desses que tanto zelam por quem lhes paga! Tipo América Latina!

    Imaginem: "Então o sr. deixa roubar o banco!?", "Eu estou aqui a multar os carros no passeio!".

    Algo semelhante se passa aqui:
    http://anossaterrinha.blogspot.com/2010/05/estacionamento-ilegal-metamorfose.html

    ResponderEliminar
  2. "Quando se pergunta: "Então o sr. deixa estacionar ilegalmente debaixo dos seus olhos?!", eles respondem com um ar muito sério e compenetrado: "Eu estou aqui para (zelar pela segurança do banco), (guardar a porta do supermercado), (tomar conta desta obra), (...)".
    "

    Eu se um polícia desses me dissesse isso eu respondia: "então se viesse para aqui alguém aos tiros também não fazia nada só porque está a guardar o rai-que-o-parta?!"

    ResponderEliminar
  3. Na esquina da Av. de Roma com a João XXI, em Lisboa, está sempre um agente da PSP de serviço a uma ourivesaria. Mesmo nas barbas dele, os carros particulares atafulham a paragem de autocarro que ali existe.
    Ele não mexe uma palha. Embora não possa sair dali, podia apitar ou fazer sinal aos condutores - mas não faz nada.

    No entanto, tem alguma desculpa, pois não é da Divisão de Trânsito, como os das fotos.

    ResponderEliminar
  4. É a cidade de pernas para o ar: um trabalho simples, que podia ser feito pela Polícia Municipal, é feito por estes homens, especializados em trânsito e cuja formação custou cara ao país.
    Em troca, andam os outros, nos seus segways, a fazer o trabalho destes - a par da emel, cuja incompetência é manifesta.

    Mas o que mais irrita é o ar satisfeito dos "responsáveis", desde autarcas a governantes (não há que esquecer que a PSP depende do MAI).

    E, já agora, por onde anda Santana Lopes, em quem muitos lisboetas votaram, e a quem pagam para fazer oposição, como vereador eleito que é?! Alguém o ouve a manifestar-se quanto ao descalabro da cidade, cada vez mais inimiga do cidadão? Ou (o que é mais certo) não andas nas ruas?

    ResponderEliminar
  5. A própria Av. João XXI, onde mora António Costa, é uma vergonha em termos de estacionamento selvagem.
    Além da referida paragem da Carris, houve quem "se esquecesse" de colocar pilaretes em frente aos nºs 7, 8, 9 e 10 (de ambos os lados da avenida, portanto), o que permite aos carros subirem os passeio e estacionarem neles.
    Claro que o facto de beneficiarem restaurantes e cervejarias é mera coincidência...

    ResponderEliminar
  6. O que se passa com a EMEL é muito mais do que incompetência: todos conhecemos locais onde eles "fecham os olhos", ou "assobiam para o ar" ou "atravessam para o outro lado da rua".

    Se não é corrupção é, pelo menos, amiguismo, pois nesses sítios há, invariavelmente, cafés, restaurantes, stands de carros, etc.

    Em alguns casos, esses meninos e meninas já nem se dão ao trabalho de disfarçar!

    ResponderEliminar
  7. Da mesma forma que uma foto pode ser usada para multar aqueles que circulam em excesso de velocidade, porque não usar o mesmo método para multar aqueles que estacionam indevidamente? Bastava ter meia duzia de carros/motos da policia a circular pela cidade a tirar fotos àqueles que estivessem em contra-ordenação. A multa chegaria a casa, juntamente com a foto, para não haver dúvidas. Caso o condutor não se identifique, seria considerado o proprietário do automóvel como sendo o condutor, e aplicadas as devidas coimas/pontos na carta do condutor.

    Porque não sugerir à polícia, a criação de uma caixa de e-mail para a qual poderiam ser enviadas fotos de veículos em transgressão, devidamente formatadas (com a informação Exif intacta, e com informação de Geolocalização) para procederem ao Auto.

    Ou seja, assim, bastava tirar uma foto, sem necessitar do autocolante, que tanto tem dado motivos de discussão.

    Talvez assim deixe de haver carro parados em segnuda fila, em cima dos passeios e passadeiras... é que uma foto pode ser tirada por kker um... numa casa, num café, ou simplesmente alguém que vá a passar naquele momento.

    ResponderEliminar
  8. Eu percebo que alguns desses senhores agentes da autoridade não se mexam aquando da existência de carros parados em cima do passeio. Dizem que não podem autoar porque não é da sua competência. Da mesma maneira que num banco, o caixa não pode fazer certas operações bancárias, na polícia também existe esse tipo de hierarquia. Um Policia destacado para uma função não pode executar outras enquanto não tiver terminado o seu "turno".

    "Ah e tal, mas podia usar o seu apito ou fazer sinal para não estacionarem em cima do passeio..." Podia.... mas não era a mesma coisa... :)

    ResponderEliminar
  9. "Porque não sugerir à polícia, a criação de uma caixa de e-mail para a qual poderiam ser enviadas fotos de veículos em transgressão, devidamente formatadas (com a informação Exif intacta, e com informação de Geolocalização) para procederem ao Auto."
    Porque era mais uma maçada para a polícia, coitadinhos.

    ResponderEliminar
  10. As fotos utilizadas para iniciar um processo contra-ordenacional são «autos» e como qualquer auto, tal só pode ser efectuado por uma autoridade.

    ResponderEliminar
  11. Um dos cancros do sistema repressivo é, precisamente, a dificuldade de passar multas.
    Repare-se que o tempo que um agente leva para o fazer é de cerca de 10-15 minutos. E sabe que o mais certo é ela prescrever!

    Na realidade, se "eles" quisessem, tudo era mais fácil. Basta ver como funcionam os radares (nas autoestradas e nas cidades): tiram uma foto, onde fica registada a velocidade, a data e a hora.

    Nas cidades, seria a mesma coisa: o agente fotografava o carro e enviavam a multa para casa.

    O motivo por que não é assim escreve-se em 3 palavras: ELES NÃO QUEREM

    ResponderEliminar
  12. Eu compreendo que os senhores agentes estejam a apoiar a obra, agora não entendo é como é que a apoiam com as mãos atrás das costas. Será apoio moral?
    Numa das laterais da Avenida da Republica, junto à obra do metro do Saldanha é uma vergonha. Se a zona ainda está sobre a alçada da obra que tapem o sinal que diz que é proibido estacionar, caso contrario actuem.

    ResponderEliminar