Lisboa inimiga dos peões?

«Passeios na Travessa de Santo António da Sé
Após a colocação de pilaretes num dos passeios para travar o estacionamento selvagem, verificamos agora que o problema foi transferido para o passeio oposto. Como os passeios são por natureza muito estreitos, com os pilaretes de um lado e os carros do outro, não há actualmente canais pedonais viávies neste sector do arruamento. Os peões são forçados a circular na faixa de rodagem. Não há outra escolha. Lisboa inimiga dos peões?»
Contribuição de um leitor,

32 comentários:

  1. A mim não me chocaria esta situação, se no início da rua estivesse um sinal (e respectivos inibidores de velocidade) a indicar: «Zona de Prioridade aos Peões»!

    ResponderEliminar
  2. A ginástica que esses condutores não devem ter que fazer para sair dos automóveis quando os deixam assim estacionados. Vergonhoso.

    ResponderEliminar
  3. o mais engraçado, é que se colocarem pilaretes desse lado do passeio também, os defensores dos passeios vão continuar a dizer que os pilaretes também estão a estorvar (como aliás é referido neste post).
    Tenho uma solução para este problema.... tirar os peões do passeio, para assim sim, ser um "passeio livre".... cambada de #$%&/.

    ResponderEliminar
  4. Para o anónimo das 11:37 (coitado, nem inteligência teve para criar um pseudónimo que pudesse identificar o seu comentário!) ainda há uma outra solução: retirar das estradas indivíduos com a sua mentalidade. Não ficaríamos com "estradas livres" mas ficaríamos muito mais descansados ao atravessar uma estrada, mesmo que na passadeira. Com mentalidades destas o perigo e constante e nunca sabemos o que nos poderá acontecer, pelo simples facto de sermos peões, e o anónimo andar armado com um automóvel.
    Aliás, a largura de alguns passeios mostra bem que as bestas não são só os que estacionam desta maneira, mais os que defendem tal atitude! Não! Há-os também nas Câmaras, e vê-se diariamente o aparecimento de novas construções em que, por interesses obscuros, não há recuo das fachadas, ficando os passeios tal como estavam anteriormente (estreitos).
    Eu fico impressionado com a mentalidade pacóvia e bacoca destes espertalhões que não lhes chega a largura da estrada para lá meter toda a sua vaidade de "condutores"! O problema não se verifica somente nestas ruas estreitas, mas sim em todo o lado! Por mais larga que seja a rua, ou até avenida, é certo e sabido que estes inteligentes continuarão a decidir que o local ideal para estacionar a lataria, é em cima do passeio. Quem é que meteu na cabeça destas bestas, que o passeio é dedicado a parque de estacionamento?

    ResponderEliminar
  5. reparem no tamanhinho do passeio e os pilaretes espetados no meio deles. ficaram uns 15cm de largura útil. palhaçada

    ResponderEliminar
  6. Os pilaretes não são por causa dos peões, são para não se estacionar dos dois lados, por causa da dificuldade que isso cria na circulação automóvel.
    Há duvidas?

    ResponderEliminar
  7. Sendo que essa rua é de sentido unico, porque não alargar os passeios de ambos os lados, roubando espaço à estrada demasiado larga, já se podendo assim colocar pilaretes de ambos os lados sem afectar a passagem dos peões e proibindo assim o estacionamento quer de um lado, quer do outro.

    ResponderEliminar
  8. Porque é que usam autocolantes em vez de por um papel no parabrisas?

    Os autocolantes ficam agarrados ao vidro e custam a sair...

    ResponderEliminar
  9. "Os autocolantes ficam agarrados ao vidro e custam a sair... "

    E os passeios ficam danificados por levarem com carros em cima e custam milhares de euros a reparar.

    ResponderEliminar
  10. Porque se fosse só um papel ninguém pensaria sequer no problema, digo-o por experiência própria.

    ResponderEliminar
  11. sim mas os passeios sao vossos? sao da sociendade, e a sociedade tem meios policiais pra passar multas

    que direito tem voces de danificar os vidros dos outros? sao pseudo-policiaS?

    criticam os que violam os direitos dos outros, mas depois vao lá e fazem igual...

    granda moral...

    ResponderEliminar
  12. "sim mas os passeios sao vossos?"

    Sim, são nossos. Tal como é nosso o direito de andar neles sem ter latas à frente.
    E colocar um autocolante não danifica o vidro, não venha com histórias. Se demora tempo a tirar, paciência, pensasse nisso antes de estacionar em cima do passeio.

    ResponderEliminar
  13. cale-se voce nao sabe o que diz... esta gente tem a mania que sabe tudo.. mas sao vossos o que?...

    se os passeios sao vossos mostrem-me um registo de propriedade deles... tem? claro que nao... porque nao sao vossos! voce tem uma casa? se tiver acredite que terá um registo de propriedade sobre ela

    os passeios nao sao SEUS, sao PUBLICOS! e sao as autoridades publicas que tomam as medidas necessarias, nao os particulares, estes apenas podem fazer queixas


    e a sua logica arcaica de pensar... entao se qualquer dia voce levar um murro na cara, olhe, pensasse antes de colar...

    e nao, eu nao ameaço nem bato numa mosca, mas anda ai gente maluca, acredite..

    ResponderEliminar
  14. Se acha que tem tanta razão faça uma coisa: quando vir um autocolante no seu carro chame a polícia, quando eles chegar apresente-lhes a história toda.

    Agora não faço mais nada porque com gente que não sabe manter o nível e parte para as ameaças não falo.

    ResponderEliminar
  15. aprenda a ler...

    mas quem é que ameaçou? quem partiu para ameaças?

    esta gente é cega... quer defender o seu lado e nem le o que os outros escrevem... a serio, nao sabem sequer discutir pontos, uns falam de alhos e vem outros falar de bugalhos...


    chamo a policia para que? voces colam e fogem...

    ResponderEliminar
  16. Então o homem (ou mulher?) acaba de dizer que não ameaça ninguem, que nem faz mal a uma mosca, e... E o outro diz que nao responde mais porque foi ameaçado??

    Mas que boa maneira de fugir a uma discussão...

    ResponderEliminar
  17. Deixa lá... Mas esperas alguma coisa, com sentido, desta gente?

    ResponderEliminar
  18. É uma bom movimento, no entanto parece estar a ser chefiado por gente muito novinha e com pouco tino na cabecinha... Devia haver alguem responsavel a dar a cara pelo movimento. Ganhava mais credibilidade.

    ResponderEliminar
  19. "Devia haver alguem responsavel a dar a cara pelo movimento. "

    Outro que fala sem saber... pasme-se que até já apareceram na TV e tudo!

    ResponderEliminar
  20. Ele disse alguem responsavel...

    ResponderEliminar
  21. " Ele disse alguem responsavel..."

    Apareceram os fundadores do movimento.
    Tinha alguns vídeos ali do lado direito, se por acaso agora já não tem (não vou estar a ver tudo) suponho que os tenham tirado devido à escumalha que agora resolveu passar aqui os dias a ameaçar a integridade física das pessoas.

    ResponderEliminar
  22. Meu caro: a emel tem muitas mais ameaças e no entando nao é dificil saber quem a dirige certo?

    Eles andam fardados na rua certo?

    Têm medo? Não me parece, pelo contrario, dão a cara pelo que defendem.

    Se os fundadores fossem pessoas responsaveis e pensassem bem no funcionamento do movimento nao tinham de ter medo.

    ResponderEliminar
  23. Se acha que são comparáveis pessoas que fazem o seu trabalho (e são pagas para isso) e pessoas que apenas se juntaram para exercer o seu direito de cidadania pensando (erradamente) que isto era um país civilizado...

    E caso não saiba, os membros do Passeio Livre já participaram muitas vezes em acções relacionadas com esta temática do estacionamento (e não foram de máscaras, que eu já vi alguns deles pelo menos uma vez)

    ResponderEliminar
  24. Mas qual exercer direito de cidadania... Exercer o direito de cidadania é chamar a policia, nao é armarem-se em policias.

    ResponderEliminar
  25. A esta carrada de anónimos (só o facto de não conseguirem inventar um pseudónimo que referencie os seus comentários já diz bem da inteligência desta gente!) que aqui vêm defender que os passeio são "públicos" mas não são para os peões, gostaria de dizer que "público" quer precisamente dizer que é nosso, ou seja, pago pelos nossos impostos. Logo, temos todo o direito de defender esse património (os passeios) e a liberdade de neles circularmos sem andarmos a encalhar nas vossas latas.
    O que falta à maioria destes inteligentes é a noção de civismo.
    Um peão tem o direito de chamar a atenção de quem quer invadir o seu passeio com um monte de latas, tal como vocês (e nós todos) temos o direito e até a obrigação de chamar a atenção do grunho que traz o cãozinho à rua para deixar o cocó no passeio, ou a abécula que fuma o último cigarro e atira o maço amarrotado para o chão ou o selvagem que acaba de comer a banana e deixa cair a casca disfarçadamente no passeio.
    Imaginem se fôssemos chamar a polícia para cada falta de civismo que vocês têm diariamente para com a sociedade! Não fazíamos mais nada e não havia polícias que chegassem para tanta infracção!
    Há tempos numa pequena cidade do norte da Alemanha, estava à beira de um semáforo no meio umas 20 pessoas de nacionalidade alemã, para atravessar uma rua. À boa maneira portuguesa e uma vez que não vinha qualquer viatura em nenhum dos sentido, fiz o gesto de querer atravessar a rua ainda com o sinal vermelho; mas não passei da intenção pois imediatamente caíram-me em cima uns 20 olhares de reprovação, como se eu fosse cometer algum crime. Recuei, fiquei muito quietinho e só atravessei a rua (juntamente com todos os outros) quando o sinal passou a verde. Senti-me envergonhado e cheguei ao outro lado da rua carregando comigo o estigma de ser português.
    Esta atitude dos alemães, tem um nome: "dever cívico". Eles aprendem isto desde a escola e praticam-no todos os dias. Não fazem como nós, que viramos a cara para o lado e fazemos que não é nada connosco; que é aquilo que vocês querem que façamos perante a vossa arrogância e prepotência de colocar os carros em cima do passeio!
    E digo-vos mais: sabem porque é que o fazem? Porque consideram o peão, o elo mais fraco! Fazem-no por uma questão de cobardia, porque caso contrário, deixariam os carros na faixa de rodagem. Porque é que não o fazem? Porque é que em vez de andarem a subir passeios, não deixam o "mais que tudo" com as patinhas dentro do asfalto?
    Porque têm medo da polícia!
    Porque têm medo da atitude dos outros grunhos iguais a vocês!
    Porque têm medo que algum deles pregue uma pranchada no vosso carrito!
    Resumindo: porque são abrunhos, porque são incivilizados e em última análise... porque são cobardes!

    ResponderEliminar
  26. faisca estava para parar de ler quando cheguei a esta parte, tal a tua arrogancia e sentimento de saber mais que todos:

    "inteligência desta gente!"
    "encalhar nas vossas latas."

    continuei e li depois:

    "grunho"
    "abécula"
    "o selvagem"

    aí pensei: tu és Deus, este texto vai ter piada

    mas enfim... adiante...

    ninguem considera o peao o elo mais fraco, pois todos nos somos peoes. ha peoes que nao sao condutores, mas todos os condutores sao peoes, é um facto

    fazemno por uma questao de cobardia? mas acham mesmo que alguem deixa o carro por cobardia? se houvesse lugar é obvio que prefeririam o lugar... nao digo que não haja uma pequena minoria que o faça por prazer, deve ser gente doente, mas a grande maioria das pessoas é por não haver outro lugar

    e depois terminas em grande a dizer que tem medo da policia?

    entao estaciona-se no passeio por medo da policia? quanto muito seria ao contrario...

    porque tem medo dos outros grunhos (pérola) iguais a voces? bom, se nao iguais entao deviam levar isto na desportiva... (mais uma resposta wtf)

    a da pranchada nao percebi, o que é uma pranchada?

    e depois dizes que sao cobardes??


    explica la essa relação entre estacionar em cima do passeio e ser-se cobarde, a serio, so podes estar a delirar

    andaste a fumar daquelas coisas que fazem rir, só pode...

    ResponderEliminar
  27. Não sei se o "anónimo" a quem vou responder, conseguirá relacionar a minha resposta com o seu comentário porque, anónimos por aqui são aos pontapés (coitados ainda não perceberam que aqui todos somos anónimos mas que existe uma coisa que dá pelo nome de "pseudónimo" que facilitaria muito a referência aos seus comentários). Enfim...!
    No meio de um mau português, com uma boa dose de erros ortográficos (e outros), lá consegui entender alguma coisas do que o "anónimo" queria dizer, e diz ele que não entende porque razão os automobilistas considerariam o peão, o elo mais fraco. É fácil meu amigo: tente fazer no meio de uma estrada movimentada, o mesmo que eles fazem em cima dos nossos passeios, e depois vai ver o resultado!
    A sensação de que eles são o elo forte e nós (peões) o elo fraco, é-lhes dada pelo facto de saberem que nunca conseguiremos impedir a circulação dos seus "apêndices" interpondo o nosso corpo à sua frente, mas eles conseguem impedior (ou dificultar) a livre circulação de peões nos passeios, principalmente se forem invisuais, deficientes motores, idosos, crianças ou adultos com carrinhos de bebé, colocando os "apêndices" em cima dos passeios, como o provam os milhares de fotografias aqui mostradas. E não vale a pena perguntar-me o porquê do "apêndice", porque eu respondo já: um apêndice é algo que faz parte de nós, que transportamos para todo o lado, e no caso dos "carritos" só não o levam para a casa porque não podem!

    O significado de "pranchada", é natural que não o perceba, assim como não perceberá muitas outras coisas, mas isso já é um problema que deveria ter sido resolvido na escola e não aqui, na internet. De qualquer modo, na próxima vez que pensar estacionar em cima de um passeio, experimente fazê-lo um pouco mais ao lado, na faixa de rodagem. Talvez tenha a sorte de vir a saber o significado de "pranchada" quando vir o seu "mais que tudo" amolgado e com a traseira metida para dentro.

    Finalmente o termo "cobarde".
    Você consideram "cobardes" os que colam os autocolantes, apenas porque o fazem quando os donos das viaturas não estão junto delas. Pois meu amigo, passa-se exactamente o mesmo quando vocês estacionam o carrito em cima do passeio, porque eu não acredito que tivessem coragem para lá o colocarem se no local estivesse algum peão! Como é que o "anónimo" fazia? Dizia ao peão: "Ó amigo, saia lá de cima do passeio porque eu quero colocar aí o meu BMW!"? Não acredito! De certeza que esperava que o peão saísse dali ou então ia à procura de outro local onde na altura não estivesse ninguém que o impedisse de cometer a infracção. Ora seguindo o vosso raciocínio, isto é tão somente, COBARDIA!
    Entendeu ou precisa que lhe faça um desenho?

    ResponderEliminar
  28. ...epá, desculpem lá - mas o Faísca não é aquele que que tinha um odor desagradável?

    ResponderEliminar
  29. Faisca, o anonimo quis passar uma mensagem com conteudo, e percebeu-se que se estava um pouco a borrifar pros erros ortograficos. Tal como eu estou e a maior parte das pessoas.

    Já tu estas aí a tentar dar uma de "Diogo Infante- bom portgues" e nem passaste isso pelo corrector do word. Já pra dizer que escreves mal pra caraças. Então isso aliado so teu misto de arrogancia com ignorancia só da vontade de rir.

    Pareces um daqueles antigos fidalgos que por baixo do seu fatinho vestia umas meias rotas.

    Essa cobardia que tanto fala aplica-se a voces tambem.

    Devolvo a pergunta: se voce visse o automobilista a por o carro no passeio, ia lá colar o autocolante, ou esperava que ele fosse embora?

    Cao que ladra nao morde, e quem vem para a internet chamar grunhos, e abeculas só pode ser mais um daqueles "herois atras do pc".

    Cobardia é fazes o texto que voce fez de chamar latas aos carros dos outros.

    Cobardia é vir dizer mil e uma coisas da forma que voce disse só porque está atras de um computador.

    E já agora, eu andei na escola e depois na faculdade, e tambem nunca ouvi o termo pranchada. Mas tambem não tenho ido a Chelas nos ultimos anos..

    ResponderEliminar
  30. Chelas, acredito que não! Tu deves ser mais, Casal Ventoso!

    ResponderEliminar
  31. Olha eu sou do casal ventoso. Qual é o problema? Sou menos que tu? Crias aqui um novo comntario so para ofender as pessoas do casal ventoso? Mas que blog é este? Um blog de ofensas? Ninguem apaga isto?

    ResponderEliminar
  32. Gostava de conhecer o pessoal deste movimento: deve ser só gente filha de pais ricos pra não ter de andar em "latas", moram só em sitios chiques nada parecidos com o casal ventoso, sao todos muito bonitos tipo modelo fotografico, e todos fizeram o 12º ano exemplarmente pra ninguem precisar de se inscrever nas novas opurtunidades, porque isso é de gente pobre e mal formada...

    ResponderEliminar