Seminário Internacional “A Cidade a Pé” 18 de Março em Aveiro



A Câmara Municipal de Aveiro promove, no dia 18 de Março, o Seminário Internacional “A Cidade a Pé”, no Centro Cultural e de Congresso de Aveiro, entre as 9.00 e as 18.00.
O seminário surge no âmbito do Projecto Europeu de Mobilidade Active Access, integrado no programa europeu Intelligent Energy Europe, do qual o Município de Aveiro é um dos 17 parceiros europeus que integram a rede de cidades promotoras de medidas de mobilidade.


Este evento pretende divulgar e discutir o objectivo principal do Projecto Europeu “Active Access”, que reside na promoção de políticas que aumentem a circulação ciclável e, sobretudo, pedonal nas pequenas deslocações dos cidadãos, ganhando consciência das hipóteses de compras, serviços e lazer na sua vizinhança. Estarão presentes representantes e especialistas dos diversos parceiros europeus.


O projecto europeu ambiciona conseguir uma redução do consumo de energia e emissões, bem como melhoria na saúde das populações, prosperidade do comércio tradicional e ainda o aumento do sentido de pertença a um lugar, reforçando os laços de vizinhança e implementando a urbanidade.


O projecto Active Access, tem como parceiros europeus, para além de Aveiro, uma rede constituída pela Universidade de Napier (líder do consórcio) e pelas cidades de Koprivnica na Croácia, L’Aquila em Italia, Szeged na Hungria, a Austrian Mobility Research, o município de Tartu na Estónia, a Agência de Energia de Harguita, o Club de Ciclistas da Hungria, o Centro Nacional de Saúde da Eslovénia, o Instituto Alemão de Assuntos Urbanos, a Agência de Energia Prioriterre de Annecy em França, a Agência de Energia de Ribera em Espanha, Cities 4 Mobility, Universidade de Chipre, Walk 21 e The Association for Urban Transition 
  
A ficha de inscrição deverá ser enviada para: AA_walking@cm-aveiro.pt
24-02-2010


--
Segundo o blog World Streets, “Uma ideia tão simples e brilhante...que não há nenhuma cidade neste planeta sobrepovoado - e que tenha orgulho em si mesma - que não esteja a pensar em organizar estes eventos pelo menos uma vez por ano. O verdadeiro génio desta abordagem é que é um evento pouco complicado, fácil de executar e positivo. Para além disso, é altamente inclusivo – afinal de contas, o que pode ser mais inclusivo do que andar a pé - e profundamente ancorado na cultura do lugar. Bravo a Aveiro e a todos os que estão por trás deste projecto”.


Infelizmente a selvajaria ainda é um problema em Aveiro apesar dos esforços!


Sem comentários:

Enviar um comentário