Postal de Lisboa

«Boa tarde,
Que tal esta imagem do Campo Grande como cartão postal de Lisboa para o turismo? Espere, onde está o monumento? Humm, ali atrás....
Numa zona tão central? Por favor... Com carros da polícia e pessoal da EMEL a passar por eles como nada estivesse errado?
Nem tenho de me esforçar para encontrar estas situações. Basta andar 40 metros em Lisboa.
E para ajudar os pobres condutores ainda se tira "legalmente" passeio aos peões para fazer de estacionamento. Av. do Brasil?
Lá atrás encontra-se um outdoor verde com a palavra "Cumprimos". Cumprimos especificamente o quê Sr. Presidente? Lisboa continua o mesmo caos de sempre. Não existem restrições à entrada de carros na cidade, não existem fiscalizações competentes, não existem alternativas cicláveis significativas no interior da cidade. Não serve de nada fazer uma ou outra ciclovia antes das eleições (sem interface entre elas e que entretanto são invadidas por carros, como a que liga Belém ao Cais do Sodré) e depois "esquecer" tudo de novo.
Sabe qual é a sensação que tenho quando saio do Aeroporto (qual é a capital europeia que não tem metro ou comboio até ao aeroporto?) para as ruas de Lisboa? Parece que cheguei a um país do terceiro mundo. Começo logo por ficar horas numa fila de trânsito num taxi (recuso-me a andar de autocarro com criança de 3 anos e bagagens), quando saio do taxi, tenho de ir pela estrada, porque muito provavelmente o passeio está ocupado por carros ou destruido. Isto com uma criança ao colo e carregando bagagens.
Acha realmente que um turista vai ter uma perspectiva diferente da minha? "Where is the subway? No subway, just take the damn taxi or the little stupid shuttle bus".
Está na hora de tirar a cabeça do chão e da sede de votos e aprender com cidades do primeiro mundo como Londres, Paris, Milão, Amesterdão, Colónia, Estocolmo, Helsínquia e muitas outras mais.
O problema de se viajar é este. Quando se volta aqui a frustração é muito grande...»
Contribuição de um leitor,

15 comentários:

  1. Desde que ficou operativa a funcionalidade do Google view, que tenho perdido algum tempo a fazer turismo virtual pelas grandes cidades.
    É verdade que em nenhum lado se vê este flagelo do estacionamento nos passeios que assombra as nossas cidades, mas também é verdade que por essa Europa fora não são uns santinhos.
    Se repararmos bem (e não precisamos de fazer um grande esforço), não há uma única cidade onde não se encontrem carros parados nos passeios (podem sempre dizer que são os portugueses que lá vivem).
    Amesterdão, por ex, está bem recheada de pilaretes e, conhecendo o espírito economicista dos holandeses, eles não gastariam verbas em pilaretes se eles não fossem realmente precisos (podem outra vez dizer que é por causa dos portugueses que por lá andam)
    O mesmo se passa nas restantes cidades europeias.
    Abraço
    PS: Onde, o meu turismo virtual, não encontrou um único carro estacionado nos passeios, foi em Nova Iorque. Quer nos bairros de luxo, quer nos bairros pobres. Poderá ser da largura das ruas ou da imediata actuação policial, mas que é um facto, é

    ResponderEliminar
  2. Como diria o nosso ministro dos Negócios Estrangeiros: «o único sitio onde se fala mal de Portugal é em Portugal».

    ResponderEliminar
  3. Pois em Amesterdão não usam o passeio porque....ermm... há pilaretes. Aliás recentemente começaram a retirar os pilaretes que colocaram há 20 anos. Nos anos 70 aquilo quase que degenerou no caos... agora esperam que os condutores já tenham aprendido. No futuro, nas cidades que fizeram o trabalho de casa, não haverá pilaretes nem carros no passeio.

    ResponderEliminar
  4. Aproveito para divulgar uma boa iniciativa que está a dar os primeiros passos e a acumular os primeiros participantes, inspirada num projecto britânico com muito relevo no seu país (http://www.1010uk.org/):

    http://1010portugal.wordpress.com/

    Entre outros objectivos, uma das mensagens que tenta passar é a de deixar o carro mais vezes desligado (e bem estacionado).
    Dêem uma vista de olhos e ponderem seriamente em participar. Faz todo o sentido, e mais participantes darão mais força à iniciativa.

    (Desculpem o comentário off-topic.)

    ResponderEliminar
  5. anónimo das 12:07; deixe de fazer turismo VIRTUAL, e faça antes turismo REAL, e verá com os seus próprios olhos e verá que na REAL as coisas em PORTUGAL são mesmo muito pior.
    Aqui, tudo serve para justificar o carro mal estacionado, até uma simples ida ao café a uns metros de distancia é motivo suficiente para levar o carro.
    já estive a trabalhar um mês em Amesterdão, todos os dias viajava no eléctrico e nunca o eléctrico ficou parado, porque alguém se lembrou de deixar o carro mal estacionado.
    O problema em PORTUGAL não é só o "deixar o carro no passeio" é deixar no passeio e impedir a passagem seja lá de quem for.Nunca lhe aconteceu, dar uns bons passos no passeio com carros estacionados e as tantas ter que dar meia volta e voltar para trás, porque alguém se lembrou de estacionar em cima do passeio de tal modo, que não permitisse avançar, mas sim recuar?
    Se o passeio é LARGO, esse é logo transformado num parque de estacionamento.O peão é que o menos importa!

    "Se repararmos bem (e não precisamos de fazer um grande esforço), não há uma única cidade onde não se encontrem carros parados nos passeios"

    SE REPARAR BEM (e nem precisa fazer um grande esforço), em PORTUGAL, é difícil encontrar um único passeio que não tenha um carro estacionado.

    E eis a grande diferença!

    ResponderEliminar
  6. Parece-me que o primeiro comentário não pretendia ofender ninguém, nem afirmava que o cenário em Portugal é mau, somente tentou trazer à discussão que lá fora não há paraísos.
    Agora este último comentário está repleto de uma agressividade inexplicável.
    Andam os dois atrás da mesma mulher? Ou é mesmo falta de tacto?

    ResponderEliminar
  7. Conheço bem a situação do nosso país e não preciso que venha um pseudo-intelectual cuja arrogância lhes ofusca o discernimento dar-me lições do que quer que seja.
    A referida ferramenta do Google permite-me olhar a Europa com olhos de PL e uma coisa verifiquei: Em todo o lado há carros nos passeios e onde não há é por causa dos pilaretes. Isto é um facto.
    Estou curioso para saber se irá funcionar a tal politica de retirar os pilaretes em Amesterdão, que acima se refere, tenho serias duvidas, aliás dá para ver no Google view que, nessa mesma cidade, nos poucos sítios onde não há pilaretes esta lá um carro (para não falar das bicicletas amontoadas nos passeios, mas isso «não se pode dizer»).
    O ser humano é o ser humano onde quer que esteja, tipicamente egoísta, egocêntrico e comodista. Nele só funciona a inibição física, quer através do uso de pilaretes, coimas ou autocolantes. Só uma minoria consegue discernir o problema do ponto de vista do peão. Eu mesmo, confesso, que só despertei para o problema quando comecei a precisar de andar com carrinho-de-bebé.
    Além de que é muito fácil não estacionar nos passeios se não se utiliza o carro.
    Difícil é utilizar o carro diariamente «em todas as deslocações», ter crianças, viver num sítio onde até para ir à padaria tem de se ir de carro e…, com bastante dificuldade, nunca estacionar nos passeios!
    Quando estiver nessa situação, venha então dar-me lições sobre o PL!
    Saudações

    ResponderEliminar
  8. anónimo das 11:09 escreveu:

    Além de que é muito fácil não estacionar nos passeios se não se utiliza o carro.
    Difícil é utilizar o carro diariamente «em todas as deslocações», ter crianças, viver num sítio onde até para ir à padaria tem de se ir de carro e…, com bastante dificuldade, nunca estacionar nos passeios!

    Se ainda não leu, leia o depoiamento de UMA MÃE E UM VIDEO

    Reflicta!

    ResponderEliminar
  9. Se alguém tem aqui dificuldades de percepção não sou eu, senão vejamos: o que eu disse foi que «utilizo o carro em todas as minhas deslocações e nunca estaciono no passeio», e isso é que é difícil.
    Realmente a Mãe natureza não distribuiu a inteligências a todos da mesma forma.
    É pena…

    ResponderEliminar
  10. Sendo tão inteligente, é pena que ainda não compreendeu que faz mal a saúde e ao ambiente, utilizar o carro em TODAS as suas deslocações.

    ResponderEliminar
  11. Que gente mais estupida, além de andarem por ai a estragar a propriedade privada com a porcaria dos autocolantes, ainda se vêm para aqui gladiar entre eles. Por isso que eu digo que este movimento da treta não vai a lado nenhum!

    ResponderEliminar
  12. Um tem a mania que percebe de tudo e o outro confundo tudo.

    ResponderEliminar
  13. Aqui fica um apontamento curioso:

    Há alguns anos, de visita a Genève, estranhei ver, a alguma distância, um carro em cima de um passeio - pois não tinha visto mais nenhum, nessas condições, em toda a cidade.

    Claro que a polícia (que ali não brinca) já lá estava a tratar do assunto. A única coisa estranha era o facto de o condutor gesticular, exprimindo-se num francês macarrónico.
    Confesso que tive alguma vergonha quando me apercebi, pouco depois, de que era um português...

    ResponderEliminar
  14. Deve querer também que sejamos todos vegetarianos... é mesmo tótó!

    ResponderEliminar