E assim se vai degradando a qualidade de vida dos bairros de Lisboa...



Caro(a) Morador(a)
Execução de trabalhos de sinalização horizontal

Rua Ricardo Espírito Santo / Tv. Chafariz das Terras

A Junta de Freguesia da Lapa em colaboração com o Departamento de Tráfego da CML, vai realizar uma operação de legalização de 13 lugares de estacionamento, no cruzamento da R. Ricardo Espírito Santo com a Travessa do Chafariz das Terras. Esta intervenção está prevista para sexta-feira dia 29 de Janeiro no período entre as 20h00 e as 01h00 do dia 30.

Agradecemos por isso a todos os moradores que não estacionem nesse espaço de forma a viabilizar apintura e execução da sinalização horizontal no pavimento.
----------



Obrigado FJ.

19 comentários:

  1. Antes ai, que em cima dos passeios, ou não?

    ResponderEliminar
  2. o objectivo deste blog é combater estacionamento no passeio, não combater os carros!

    ResponderEliminar
  3. Caríssimos
    A criação de lugares de estacionamento e, principalmente, a pintura das respectivas demarcações evita muito estacionamento em cima dos passeios.
    Já vimos aqui muitas situações em que os carros estacionam nos passeios sem necessidade, quando cabiam perfeitamente na estrada paralelamente ao passeio.
    Também já vi situações onde, após a demarcação dos lugares, as pessoas começaram a estacionar correctamente.
    Não só com pilaretes se combate o estacionamento ilegal, mas também com a criação e demarcação de lugares para os carros.
    Já aqui defendi que se deveria insistir na transformação da maioria das artérias em vias de um sentido único e assim criar mais lugares.
    Podem defender que a solução é o uso de transportes sustentáveis, mas enquanto for economicamente viável o uso dos automóveis os portugueses não vão abdicar deles.
    O que se deve querer aqui é que as pessoas metam na cabeça que não podem estacionar de forma a prejudicar os peões e deixar as questões da mobilidade sustentável para outras andanças.
    Claro que se pode dizer que, mesmo com estacionamento ao lado, há gente besta que continua a estacionar onde lhes dá mais jeito. Mas não é por isso que estas iniciativas não mereçam um «bem hajam», senão caímos no ridículo do «ser-se morto por ter cão e por não ter».
    …salvo melhor opinião!
    Atenciosamente,
    JC

    ResponderEliminar
  4. Ora nem mais! Concordo com o que foi dito.

    Alias, com aquele projecto ainda cabem ali uns bons 4 lugares de estacionamento a mais ( e menos 4 carros no passeio)

    ResponderEliminar
  5. As pessoas que comentaram até agora esquecem que várias coisas óbvias: não é com mais 14 lugares que se resolve o problema. Estes 14 lugares estão marcados em flagrante violação do código da estrada e, pior ainda põe em perigo o atravessamento dos peões, escondendo atravessamentos - principalmente crianças. Não é a ocupar todos os espaços disponíveis com carros que se resolve o problema.

    ResponderEliminar
  6. Já repararam que, se procurarem no google view, no lugar em questão, por coincidência engraçada, os carros estão tds bloqueados...

    ResponderEliminar
  7. http://maps.google.pt/maps?hl=pt-PT&q=Rua+Ricardo+Esp%C3%ADrito+Santo+&ie=UTF8&hq=&hnear=R.+Ricardo+Esp%C3%ADrito+Santo,+Lisboa&ll=38.711467,-9.162415&spn=0,359.987479&t=h&z=17&layer=c&cbll=38.708912,-9.165713&panoid=WUY7m11ywpzG2LArVUzkag&cbp=12,116.07,,0,14.14

    ResponderEliminar
  8. Já repararam, quando (e se) andam a pé, que o nosso mundo (cidades) está completamente invadido por estes monstros?
    Já pensaram que os nosso filhos, com uma visão um pouco mais a baixo em relação aos adultos, tem uma visão em túnel, entre carros e paredes...
    É muito mau.
    Tudo o que facilitar estacionamento é mau para a nossa sociedade. É bom para o Zé e o Manel que conduzem e têm carros à porta, mas é mau para as crianças, os idosos, os que não têm carros, os que têm mas gostam de andar a pé, etc, etc.

    ResponderEliminar
  9. - Ora, se nao querem colocar os carros lá, estes irão para os passeios, no entanto nao querem isso. Onde os querem colocar entao? É que nao nos podemos esquecer que tem que se criar lugares para que tudo fique ok.

    - Crianças? Atravessamentos? Se as crianças forem bem ensinadas nao atravessam à parva certamente! É criar passadeiras em locais estratégicos, ou seja, antes do "novo" local de estacionamento e depois, com distancia apropriada.

    ResponderEliminar
  10. Repete-se o que já foi aqui dito por outrem: este blog não é (supostamente) contra os «monstros», é contra aqueles que os estacionam nos passeios; tudo o resto deveria ser conversa para outro lado!
    Já não se trata aqui sequer de «ser-se morto por ter cão e por não ter», trata-se efectivamente de querer banir-se quem não vive de acordo com determinados padrões estipulados por meia dúzia de pessoas.
    Eu não ando de bicicleta, não como comida vegetariana e não voto BE!
    E ando de carro TODOS os dias… isso, choquem-se: «todos os dias», não uso o comboio, não ando de metro, mas NÃO ESTACIONO NOS PASSEIOS!
    E é por isso que estamos aqui, por causa da merda dos carros nos passeios, ou não?
    O que mais incomoda nem é o facto de este movimento estar a ser dominado por uma corrente fundamentalista, o que mais aborrece é que essa corrente, como bem se tem visto, que nem sequer usa o autocolante!
    Eu vou continuar a usar os autocolantes e, quando estes se acabarem, vou voltar aos recados feitos no pc, vou continuar a ralhar com as pessoas e vou continuar a mudar, grão a grão, as mentalidades.
    Quanto aos outros que insistem em malhar nos automobilistas… bem, ouvi dizer que no fundo do mar não há carros!

    ResponderEliminar
  11. Mas ninguém está a malhar nos condutores ou nos carros, mas sim nos serviços da câmara que apresentam soluções contra o código da estrada que põem em perigo os peões. Em qualquer país civilizado aquele pedaço de rua seria passeio porque é a única forma de fazer com que os peões estejam confortáveis e seguros no atravessamento. Nesse sentido temos aqui uma institualisação do um abuso. Percebe, ou precisa de um desenho a explicar porque é que no código da estrada é proibido estacionar a menos de 5 metros de um cruzamento?!

    ResponderEliminar
  12. Só faltava aqui o "parvo" que acha que as crianças têm que se adaptar à cidade e não o contrário e o "fundamentalista" que acha que este blog só devia ter posts com carros no passeio e com o autocolante. Enfim, os habitués... enfim, fazem parte do perfil psicológico da nação: gostam comentar do cais enquanto os outros partem.

    Parabéns os autores do blog e a quem continua a fazer qualquer coisa, para além de ter opiniões e comentar.

    ResponderEliminar
  13. Eu também ando de carro todos os dias da semana e ao fim de semana quando necessário, claro.
    Agora, faço-o porque (ainda) não tenho alternativa, mas vou continuar a "lutar" por tê-las.

    Por andar rodeado de carros e o meu ser um deles, não acho que tem que ser assim.

    É obvio que este movimento assume como batalha principal os carros no passeio, mas no fundo trata-se de um movimento que defende o peão, e o peão nunca viverá em harmonia com os carros, nestas quantidades absurdas que temos nas nossas cidades, seja em cima do passeio, seja "legalmente" ali ao lado, quer parados, quer nas velocidades que se praticam...

    ResponderEliminar
  14. Eu sou mais um dos malucos que não sou vegetariano, não voto BE e também ando de carro todos os dias e nem é por isso que acho que a Câmara criar estes lugares (que alguém já frisou muito bem que são ilegais) seja uma grande notícia.

    ResponderEliminar
  15. Aqui são todos muito tolerantes uns com os outros e todos muito educadinhos... sim senhor, chá não falta a esta gente.
    Parabens.

    ResponderEliminar
  16. Para quem acha que a batalha dos direitos dos peões acaba no combate aos carros no passeio:

    http://anossaterrinha.blogspot.com/2009/10/estacionamento-antes-das-passadeiras.html

    http://anossaterrinha.blogspot.com/2009/09/estacionamento-ilegal-autorizado-1.html

    ResponderEliminar
  17. Já cá faltava o anónimo das 09:43 a dizer disparates e a ofender os outros debaixo da capa do anonimato. Assim também eu... Cresça e apareça!

    ResponderEliminar
  18. É daqueles que é muito corajoso para... tirar uma foto!

    ResponderEliminar
  19. Sou o anónimo das 4:43. Anónimo tal como o Anónimo "Filipe Gomes" das 13:31 e o Anónimo das 14:27.

    Que fique claro que coloquei "parvo" e "fundamentalista" entre-aspas pq precisamente era um comentário irónico e só estava a demonstrar que se pode usar exactamente as mesmas palavras na direcção inversa. Que fique bem claro, quem é que começou a usar essas palavras sem aspas!

    ResponderEliminar