e as motas?

O estacionamento de motociclos nos passeios é anterior ao fenómeno da invasão dos mesmos pelos automóveis e sempre foi tolerado, quer pelas autoridades, quer pela população.
Diz-se que ocupam pouco espaço… não incomodam.
Mas a realidade é outra, temos visto passeios completamente obstruídos por motociclos que são autênticas armadilhas para os invisuais.
Há testemunhos no blog de simpatizantes do PL a defenderem excepções para os motociclos.
Será aceitável?

Fotografia gentilmente cedida por um leitor,

5 comentários:

  1. Agora que a CML começa a criar as boxes laranjas começa a haver menos justificação para o uso do passeio.

    De qq forma uma mota cabe em muitos espaços fora dos passeios e nunca deveria haver justificação para o uso do passeio.

    ResponderEliminar
  2. Sim, é perfeitamente justificável. Se todos andassem (isto é, corressem os riscos de andar) de mota, não só não haveriam carros no passeio, como também não existiria falta de estacionamento.

    Assim, os 'motards' são dos condutores que mais contribuem para o fim deste flagelo.

    Menos consumo (logo menos dependência energética do esterior), menos poluição, menos engarrafamentos... é só benefícios.

    P.S. just kidding, não trocaria a minha lata por um desses misseís com rodas lol

    ResponderEliminar
  3. Todos os automobilistas deviam, após tirarem a carta, andar de mota, para verem a maneira como conduzem os gajos de carro. Ou porque estão a fumar, ou a falar ao telemóvel, ou a comer uma sandes, ou simplesmente porque encontraram um lugar de estacionamento livre, numa zona caótica, fazem da estrada seu domínio e manobram à maluca.
    Para mim, motard, a mota não é um missil com rodas, é um meio de locomoção prático, e acima de tudo.... gosto.

    ResponderEliminar
  4. O que se pretendia aqui, julgo, não era atacar/defender a utilização de motociclos, mas o seu estacionamento nos passeios.
    Também ando de mota, independentemente dos perigos associados, e, evito estacionar nos passeios, não digo que não estacione, mas evito ao máximo.
    Quando estou a estacionar a mota normalmente encontro sempre uns olhares de indignação/espanto… estou sempre à espera que alguém me acuse de estar a roubar o lugar de um carro.
    De qualquer maneira o que está errado é a convicção que o lugar das motas é em cima dos passeios.

    ResponderEliminar
  5. Gabriel, estou totalmente de acordo consigo, quando fiz o comentário de 18 de Fev às 10:20, era apenas para responder ao "missil com rodas". Aliás, segundo o código da estrada, o motociclo deve ser estacionado nos locais para ele designados ou como de um automóvel se tratasse. Quando paro num lugar normal "para carro", estou sempre à espera que alguém me chame a atenção, para o mandar ir ler o código da estrada :)
    Quando paro no passeio (sim, admito que raramente (e é mesmo raramente) paro no passeio), faço-o de maneira a que a moto fique o mais afastado possível do "transito dos peões", ou seja, quando o peão anda no passeio, não costuma andar na bordinha, ou junto aos prédios, e é nesses sitios que costumo estacionar. E dou toda a razão a quem me interpolar a dizer que estou mal estacionado. Mas enfim...

    ResponderEliminar