Orçamento participativo – Votações (até 15/01)

Orçamento Participativo
Com o Orçamento Participativo, o cidadão de Lisboa pode eleger os projectos para onde serão canalizados 5.000.000€ (cinco milhões de euros) do orçamento da Câmara Municipal de Lisboa para 2010. Como? Através de votação on-line no site da CML.



Está a decorrer a 2ª fase, a das votações. Na 1ª fase foram apresentadas propostas de projecto, também pelos cidadãos. Não sabe o que é, nem como participar? Está tudo explicado nas FAQ.



É com grande alegria que verificamos que foram apresentadas muitas propostas em prol do peão, sinal que há cada vez mais vontade de alterar o rumo do planeamento urbano, até aqui, centrado sobretudo no automóvel.


No ano anterior a grande "vitória" foi a dos ciclistas e ciclovias, quem sabe se este ano não é o ano dos peões e dos passeios...


O Passeio Livre recomenda a participação de todos aqueles que vivam Lisboa, seja como residentes, trabalhadores ou meros visitantes.

Alguns dos projectos que destacamos:


Votando nestes (com uma provável maior concentração de votos) ou noutros de maior preferência, o importante é participar no OP, podendo assim ter uma palavra a dizer sobre o futuro da cidade de Lisboa. A data limite é já dia 15 de Janeiro.


Passeio Livre

10 comentários:

  1. Eu votei na colocação de pilaretes na R. da Junqueira. Espero que se acabe com aquela vergonha de vez.

    ResponderEliminar
  2. Deviam ter colocado aqui o projecto de alargamento de passeios na Rua Morais Soares. Esta rua deve ser a rua não pedonal com mais pessoas a circular em confrangedores passeios...

    http://www.cm-lisboa.pt/?idc=618&idi=46789

    ResponderEliminar
  3. Desta vez votei na criação da «zona especial de circulação», na esperança de que a moda pegue.
    Boas colagens

    ResponderEliminar
  4. também faltam aqui outras duas propostas:

    - uma a defender a colocação de pilaretes na r. da junqueira (acho que as fotografias desta zona caótica já aqui foram apresentadas)

    http://www.cm-lisboa.pt/?idc=618&idi=44450

    - e a outra a defender a pedonalização total da rua garrett

    http://www.cm-lisboa.pt/?idc=618&idi=46745

    ResponderEliminar
  5. Propostas não faltam, haja votantes.

    ResponderEliminar
  6. Não moro em Lisboa, mas trabalho na cidade. É pena que só poucos destes projectos é que vão ser executados. A escolha é muito difícil. Penso que vou votar na transformação da Rua Garrett em rua pedonal.

    JF

    ResponderEliminar
  7. Estes projectos são todos excelentes!

    A zona do Chiado / Camões é um dos centros mais importantes da nossa cidade. Turismo, comércio, habitação, cultura, serviços... Bolas! Só os carros estragam - e de que maneira - o ambiente. Creio que se retirassem o caos que é a circulação automóvel ali, aquele centro poderia tornar-se ainda mais dinâmico, com impactos positivos em toda aquela área.

    É o meu favorito.

    O percurso pedonal é uma ideia extremamente interessante e inovadora para Lisboa. Era engraçado que a moda pegasse. Tem também mais valias turisticas.

    A Rua do Arsenal tem um potencial enorme, com as suas lojas únicas! No passeio, os peões não cabem e na estrada os autocarros da Carris, por terem tanto espaço livre, andam a acelerar a fazer barulho e emitir gazes pelo escape. Não percebo como é que não se tratou já de pôr em prática esta proposta, contribuindo para a requalificação da Baixa.

    A Rua Morais Soares é outra em que os peões não cabem no passeio. Devem passar 10 vezes mais pessoas ali a pé do que de carro (só que as do carro dão mais nas vistas: ocupam mais espaço, fazem mais ruido, etc)... Ainda por cima, é a Lisboa da Morais Soares em que temos de continuar a apostar: Áreas residenciais, comercio tradicional, pessoas a circular, malta nas esplanadas... requalificar a Morais Soares, reduzir-lhe a agressividade do trânsito, reduzir a poluição, tornar todo aquele eixo mais agradável para as pessoas passearem e depois, fazer o mesmo em toda a Av. Almirante Reis, devia ser um objectivo estratégico e prioritário do município. Sería como se prolongássemos na dinâmica comercial da Baixa e a prolongássemos para dentro da cidade, por dentro das suas áreas residenciais, criando novos centros por aí fora até ao Areeiro.

    Gostava de ter muitos votos...

    ResponderEliminar
  8. eu votei na rua Garret, pelo simbolismo da àrea, penso ser a mais importante. E é dos poucos sítios onde 99% das pessoas que lá vão, não vão de carro... (ou pelo menos não passam lá de carro)

    ResponderEliminar
  9. Os resultados já foram afixados no site da C.M.L. e não ganhou nenhuma proposta respeitante à circulação de peões, o que prova que para a maioria das pessoas este assunto dos carros nos passeios é secundário. Triste povo...

    ResponderEliminar