O Triunfo dos Porcos


30 e 31 Dez 09.
Depois de anos e anos de protestos de moradores, alguém colocou, finalmente, alguns pilaretes neste tão maltratado passeio. No entanto, salomonicamente, deixou livre o espaço necessário para que tudo continuasse na mesma. Não foi genial?

19 comentários:

  1. O que mais chateia é que os próprios peões não se revoltam, acham que «não faz mal», que «consegue passar» e muito provavelmente porque fazem o mesmo quando estacionam.
    E como os crimes de colarinho-branco, o povo não se rala com isso, «se pudesse fazia o mesmo».
    Querem acabar com o problema do estacionamento ilegal?
    Expulsem os portugueses daqui que isto melhora!

    ResponderEliminar
  2. Realmente... o peão que vai ao telemóvel não parece muito incomodado.

    ResponderEliminar
  3. O que é que o rei Salomão tem a ver com o raio da falta de um pilarete?

    ResponderEliminar
  4. 1 - Embora não seja dito no texto, esclarece-se que o peão que vai ao telemóvel não está muito incomodado porque... é o condutor da carrinha.

    2 - É ao rei Salomão que devemos a expressão "solução salomónica", no sentido de uma que agrada a ambas as partes.

    Neste caso, quem colocou os pilaretes (5 ao todo) tentou agradar aos peões (que protestam, há ANOS, contra o estacionamento abusivo aqui) e agradar aos senhores dos carros, jipes, carrinhas e camionetas como os que se vêem na imagem.

    Entretanto, o pilarete caído, que esteve no chão um par de dias, já desapareceu.

    ResponderEliminar
  5. Como nota de humor, o nome "Cândido", na camioneta...

    ResponderEliminar
  6. Curiosidade:

    Há pouco mais de meia hora, um agente da PSP, outro da P. Municipal e outro ainda da Divisão de Trânsito apareceram nessa esquina.

    ResponderEliminar
  7. Não é possível imputar a destruição do pilarete à empresa em causa? A fotografia, pelo menos para mim, é evidente e a reparação será feita à custa do erário publico... se falta dinheiro às autarquias parece-me um bom começo e com o ritmo a que são derrubados o custo anual destas reparações deve ser upa upa...

    HS

    ResponderEliminar
  8. O facto de aparecerem polícias e/ou fiscais, não quer dizer que actuem.

    Podem suceder várias coisas:

    A mais habitual, é os condutores (que estão por perto) virem a correr tirar as carripanas, com um sorriso na tromba e a habitual conversa do "foi só um minutinho" (ainda hoje vi isso suceder).

    No caso pior, há uma conivência com os beneficiados (em geral comerciantes). São inúmeros os casos relatados de "amiguismo" (especialmente de fiscais da emel) com cafés, restaurantes, stands, etc. Aqui trata-se de um talho, bem conhecido pela sua impunidade (que dura há anos, sem fim à vista)

    No caso das fotos, a cumplicidade é mais escandalosa, pois abrangeu o "colocador de pilaretes" que, ao contrário do que sucede na maior parte dos locais semelhantes, NEM SEQUER colocou o pilarete impeditivo de acesso ao passeio (o que foi derrubado é um outro).

    ResponderEliminar
  9. Repare-se, também, como o passeio está todo deformado, motivado pelo que se imagina. Até a tampa de uma caixa-de-visita da EPAL foi recentemente rebentada e teve de ser substituída!

    Pagou "o pagode", claro; da mesma forma que paga os ordenados a toda uma caterva de incompetentes que não têm brio profissional.

    Ed

    ResponderEliminar
  10. De facto alguma "culpa" de isto tudo acontecer no nosso país, é porque os peões não se indignam e revoltam contra estes abusos que se verificam diariamente por várias razões.

    Ou porque não há espaços legais junto à porta de casa ou onde os condutores se dirigem, ou há parques nas proximidades e não os utilizam, ou porque a manobra de enfiar o carro pelo passeio adentro é mais fácil do que arrumar na berma, etc.

    Mas num país de muito brandos costumes e do deixar que os outros resolvam, até pelo número elevado de abstenções nas eleições, como se pode pôr os peões a indignarem-se junto das autoridades, por não poderem andar pelos passeios e passadeiras?

    Claro que quando nos queixamos às entidades (in)competentes, respondem-nos de um modo inconcludente e evasivo. Ainda estou à espera de uma resposta da Polícia Municipal de Lisboa.

    Mas quantos se indignam com isto?
    Meia dúzia de incomodados como nós.

    Todos vemos a grande maioria dos peões a deambular pelo meio dos carros e nem uma careta fazem.

    Acredito que se chovessem telefonemas nas autarquias e polícias, haveriam de atender às reclamações de milhares de cidadãos.

    LC

    ResponderEliminar
  11. Alguém já viu a nova ciclovia da AV. do Brasil? É tb o novo parque de estacionamento da zona (mesmo com pilaretes). E o cúmulo é que o maior utilizador é a escola de condução alí localizada. Reclamei com a Câmara, responderam que a PM ia tratar do assaunto e até hoje os carros estão lá...
    Se alguém já passou lá reparou no poste de iluminação bem no meio da pista? Só demonstra "respeito" e "competência"

    ResponderEliminar
  12. Caro LC,

    Numa terra em que "toda a gente tem carro", o peão é também, com grande probabilidade, automobilista.
    Ora, como o estacionamento-selvagem está generalizado, o indivíduo que é prejudicado num lado é também o prejudicador noutro.

    É o caso do cavalheiro da imagem de baixo que, parecendo "prejudicado" é, afinal, o condutor da carrinha...

    ResponderEliminar
  13. caríssimos,

    não me sai da cabeça que algum "peão exaltado" resolveu fazer justiça pelas próprias mãos "matando" 2 coelhos de uma cajadada só...

    "Um homem furtou uma carrinha de distribuição de carne na baixa de Lisboa e, durante a fuga, atropelou um agente da Polícia Municipal " in http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Policia/Interior.aspx?content_id=1463033

    HS

    ResponderEliminar
  14. espero que não tenha estragado a pintura do carro

    ResponderEliminar
  15. vamos todos comeccar a ssinar os livros de reclamaccoes das autoridades incompetentes. o que pensam?

    ResponderEliminar
  16. Sim, é possível.

    P.ex.: vai-se à sede da EMEL, nas Picoas, pede-se o livro de reclamações, e expõe-se o caso.

    E depois?

    Alguém imagina (mesmo que esteja a delirar) que as autoridades vão fazer alguma coisa - quando são elas mesmas que nada fazem?
    Ou - pior! - que dão o 'exemplo' (como sucede à porta da AML, todos os dias e a toda a hora)?

    O problema, meu caro, é que quem pode resolver estes problemas se está nas tintas, não tem um pingo de sensibilidade para os problemas dos peões.

    Espero bem que um dia ainda tenham de andar de bengalinha ou cadeira de rodas no meio de passeios intransitáveis. Nem que seja só por um dia, mas é só isso o que lhes desejo.

    Ah!, Só isso, não! Desejo, também, que esses que nada fazem vão todos para O GRANDE RAIO QUE OS PARTA.

    ResponderEliminar
  17. «Ah!, Só isso, não! Desejo, também, que esses que nada fazem vão todos para O GRANDE RAIO QUE OS PARTA.»
    eheheh! Caro Medina Ribeiro, de preferência que seja em dia de trovoada e um daqueles raios mesmo carregados de electricidade, senão ficam apenas "chamuscados"... No meio desta tristeza toda de incompetentes, labregos, incumpridores, anarcas, etc., há que manter uma nota de humor. Já pensei começar a "passar" por cima de toda a lata que estivesse estacionada em cima do passeio e com os meus 100 quilos, até fazia mossa na carcaça, mas também penso que essa situação não iria resolver o caos a que chegou o estacionamento selvagem, embora me desse um gozo fenomenal essa atitude de "peso"!...

    ResponderEliminar
  18. Caro Medina, por alguma razão Portugal é considerado o ânus da Europa. Tanto geograficamente como civilizadamente.

    ResponderEliminar