Vídeo: deixe os passeios para os peões


11 Set 09
.
A IMAGEM de cima mostra um senhor cego. Ao fundo (com pormenor em baixo), vê-se o que o espera.
Por perto, andavam dois fiscais da EMEL - que agiram da forma habitual neste famigerado local das avenidas novas de Lisboa.

Mais difícil ainda!

Av. Pascoal de Melo
.
HÁ QUEM, além de estacionar num passeio, o faça no enfiamento de uma passadeira de peões - conseguindo, com isso, ser duplamente irritante. Ora, o condutor deste carro esforçou-se por fazê-lo, mas com duas passadeiras a 90º, e o facto de haver lugares vagos por perto só valoriza o seu esforço!

Sem legenda



NOS TRANSPORTES públicos, há quem pague apenas «meio-bilhete». Ao estacionar o carro assim (metade no parque e metade no passeio), o condutor deste carro também deve ter pago à EMEL apenas 50%...

Ganhe um Fim de semana numa cidade Europeia com as nossas fotos!


O European Road Safety Charter convida-nos a enviar fotografias para ganharmos uma viagem a uma das seguintes cidades:

- Prague (Czech Republic)
- Paris (France)
- Rome (Italy)
- Amsterdam (The Netherlands)
- London (United Kingdom)


O mais interessante aqui é que as fotografias têm de obedecer a este primeiro critério:

1. Take pictures (maximum 5) or record videos with some suggestive road safety situations (positive or negative).

Para isto só tem que escolher 5 das nossas melhores fotografias e habilitar-se a conhecer uma capital onde não se vive o drama que se vive em Portugal. Faça férias do abuso.


Já agora, se for vencedor diga-nos se ganhou!


A consultar o regulamento aqui.



Só até 2 de outubro!



Quem faz e quem deixa fazer - Estão bem uns para os outros


28 Ago 09
.
ESTAS duas fotografias foram tiradas com poucos segundos de intervalo - até porque os locais distam poucos metros entre si. Outras fotos semelhantes, algumas de hoje mesmo (mas em que os obstáculos, em vez de carrinhas e camionetas são vasos, marcos de correio, caixas de electricidade, parquímetros, etc), estão disponíveis para quem as pedir.

Juntaram-se os três à esquina...

Av. Almirante Reis - Lisboa
.
RECENTEMENTE, discutiu-se aqui se a luta por "passeios livres" devia ou não ser extensiva a outros objectos, e a ideia generalizada foi no sentido afirmativo.
Nesta foto, tirada hoje, pode ver-se uma carrinha a ocupar parcialmente uma passadeira de peões, uma outra a entrar por um passeio adentro, e até um placard da Junta de Freguesia do Alto do Pina...
O único que não cabe aqui será o carro estacionado na curva - mas paciência...

Sem legenda

Nem todos passam incólumes.




E porque os bons exemplos também devem ser divulgados, estas fotos mostram o bloqueamento de três viaturas estacionadas no passeio da Rua Joaquim Costa, perto da Praça do Chile, em Lisboa, no passado dia 2 de Setembro.

Contributo de um leitor.

Querer "Passeios livres" também tem a ver com situações destas

TAL COMO no caso do agente a multar a vespa, também aqui não interessa muito saber onde a foto foi tirada, pois o que ela documenta é uma realidade existente em muitos outros sítios - fruto da ideia generalizada de que o espaço público (neste caso um passeio) pode ser apropriado por alguém, particular, em seu benefício.

O oito e o oitenta

AO CONTRÁRIO do que é habitual, neste caso não tem muito interesse saber-se o local onde a foto foi tirada. O importante é que é paradigmática de uma certa forma de actuar, por sinal comum à EMEL e à Polícia Municipal de Lisboa:

Tanto são capazes de passarem ao pé de situações escandalosas de estacionamento-selvagem e não fazerem nada, como darem vazão à sua autoridadezinha fazendo o que a foto documenta...