Até em Pombal!




Neste blogue fala-se muito de Lisboa e arredores.
Não esqueçam o resto do país. Isto é um cancro que alastrou a PORTUGAL INTEIRO. Até em Pombal, meus caros amigos!
Pequena cidade com pouco mais de 15.000 habitantes. A mesma falta de civismo. Também aqui o problema não é a falta de lugares de estacionamento. O que se passa é que é mais cómodo estacionar nos passeios, ruas pedestres e passadeiras, a 2 metros do sítio onde se quer ir (ou onde se vive). Ou para evitar pagar os parquímetros.
Tive de fazer uma grande selecção de fotografias - tinha mais de 70, todas tiradas no mesmo dia! Um dia normal em Pombal...

O Passeio Livre está aberto a qualquer colaboração, independentemente da geografia. Publicamos exemplos vergonhosos de qualquer ponto de Portugal e boas práticas de estacionamento e urbanismo de qualquer cidade do mundo.
Obrigado ao leitor pelo seu contributo.

JÁ SE PODE ANDAR NO PASSEIO

«Passeio construído há cerca de um mês em Oeiras, em frente à Escola Quinta do Marquês. Nunca pôde ser utilizado pelos seus destinatários: os peões. Porque os automobillistas utilizavam-no diariamente como parque de estacionamento. Mas agora a "brincadeira" acabou: a Câmara colocou pilaretes (fotografia 3). Finalmente, podemos andar a pé no passeio!»
Contribuição de um leitor, 15Jun09



Museu Nacional do Azulejo

«... domingo dia 14 de Junho, à porta do Museu Nacional do Azulejo. Mais largos fossem, maior seria o "parking". Mesmo em frente havia 10 lugares legais de estacionamento. Quando sai do museu, deixei em todos uma prenda do passeio livre: um autocolante de cor amarela!
Abraços,»
Contribuição de um leitor, 15Jun09



No seguimento do «13 Minutos»

«Os "posts" intitulados «13 Minutos» e «Para quê, caramba, para quê?» têm, nestas imagens, uma boa continuação: Junto ao Hotel Roma, em Lisboa, muitos taxistas desprezam a praça que lhes foi destinada e usam o passeio!Além do espectáculo "chunga" que dão aos turistas que eles querem beneficiar, o resultado está à vista nos buracos que, evidentemente, provocam - e cuja reparação pagamos alegremente. De vez em quando, interrogo-me: «Que diabo! Então a polícia passa aqui a toda a hora e não faz nada?!»A resposta, como se pode confirmar, é «Faz, sim, senhor!» --Abraço CMR»
Contribuição de um leitor, 05Mai09


Costa da Caparica


«Na frente urbana da Costa da Caparica voltou a haver este ano um parque de estacionamento automóvel, após três anos de obras a ritmo de caracol.
O parque é atravessado em toda a sua extensão por um passeio e uma ciclovia, bem resguardados das vias de circulação dos automóveis, para segurança dos ciclistas e dos peões. Ou não... como se pode constatar pelas fotos.
Se neste dia 11 de Junho os lugares para automóveis nunca chegaram a esgotar e mesmo assim os carros foram para onde não deviam, como será no pico do Verão?
O que nos valerá é que daqui a uns anos, o edifício que se vê a ser construído já terá nele a funcionar um quartel da GNR.»
Contribuição de um leitor, 15Jun09

Calçada do Carmo, Lisboa



Contribuição de um leitor, 11Jun09

há necessidade?




Bairro da Encarnação, Lisboa




Contribuição de um leitor, 01Abr09

bairro de belém

Freguesia de Santa Maria de Belém, antigo bairro operário do Porto do Restelo, ocupado sucessivamente pela classe média alta, ocupação esta que recuperou as pequenas moradias, mantendo a traça original, transformando-o num dos bairros mais apetecíveis de Lisboa e com a consequente inflação do preço do metro quadrado.


O centro do bairro, algum comércio e muita falta de civismo.




Deve ser para não roubarem a árvore. Cidadão cauteloso e preocupado com o domínio público.

o anexo

Quando a tralha já não cabe na marquise!
(Situação a 400mt do parque do Restelo da Divisão de Trânsitio da PSP)