Na Terra das Leis da Treta - Passatempo com prémio

A
.
B
.
C
.
DUAS DESTAS fotos foram tiradas em cidades, e uma numa vila (todas portuguesas, evidentemente) e, em termos de estacionamento selvagem, demonstram bem a "convergência de esforços" existente entre quem faz e quem deixa fazer.

Por isso, e também porque estão em causa autoridades que não actuam (ou o fazem de forma deficiente), será atribuído um exemplar do policial Aliança Trágica (de Lillian O' Donnell) a quem consiga identificar correctamente as cidades e a vila em causa.

Actualização: as 3 respostas certas já foram dadas.

7 comentários:

  1. A - Lisboa
    B - Lagos
    C - Vila Velha de Rodão

    ResponderEliminar
  2. Só uma correcção na legenda da 3ª fotografia:

    C- Vila Velha de Ródão

    Peço desculpa mas esqueci-me do acento no "o".

    ResponderEliminar
  3. Joana Luz, que deu as 3 respostas certas, tem agora 24h para escrever para [email protected] indicando morada para envio do livro.

    Já agora, algumas notas:

    A foto A é de Lisboa (o que se vê pelo 'logótipo' da CML, desenhado na calçada), e foi tirada na Av. Almirante Reis, do lado dos números pares.
    Repare-se no desplante do estacionamento em dupla-fila em cima do passeio.

    A foto B corresponde a uma zona de Lagos já aqui referida (a Av. José Afonso), facilmente reconhecível pelo tapume que aparecia nas fotos anteriores.
    Repare-se que a camioneta da direita estacionou fora do passeio, enquanto a da esquerda o ocupou totalmente, obrigando os peões a circularem pelo asfalto.

    A foto C era de identificação mais difícil, a menos que se conhecesse a terra.
    De qualquer forma, a serra em fundo era a principal ajuda.
    A foto foi tirada porque se trata de uma vila com pouca gente (como sucede com o interior do país) e onde, evidentemente, não faltam lugares de estacionamento.
    O que é que, pois, pode levar as pessoas a estacionarem assim?!

    ResponderEliminar
  4. Em caso de atropelamento devido a infracções como estas, devia ser possível processar o Estado ou os seus agentes que, por omissão, os provocam ou, no mínimo, facilitam.

    Meia-dúzia de agentes postos no olho da rua, e uma boa indemnização (daquelas «à americana») exigida a eles a aos respectivos chefes, resolveria muita coisa.

    ResponderEliminar
  5. Existe uma figura jurídica chamada "sonegação de justiça".

    Ora, quando um agente policial (PM, PSP, GNR, etc) vê uma cena destas e não faz nada, está a cair nessa situação de ilegalidade e devia ser punido (ou "chamado à pedra").
    Quanto mais não seja, porque é pago para tratar dessas situações, reprimindo-as. Se não o faz, o melhor é ir varrer a esquadra.

    Concordo a 200% que, em caso de "acidente", essas pessoas deviam ser metidas em tribunal. No fim de contas, a figura de "homicídio por negligência" existe para situações como estas.

    Ed

    ResponderEliminar
  6. Quantos vejo eu a andar na rua com passeios livres? Ainda hoje passei por muitos quando ia de bicicleta até à estação. Isto não é um problema apenas com os automobilistas, é com os portugueses em geral. Uma cambada de atrasados, ignorantes, mentecaptos e incivilizados.

    ResponderEliminar
  7. Embora a maioria deles não saiba, os peões são, de facto, obrigados a cumprir o Código da Estrada.

    O problema é que as consequências do não- cumprimento não são simétricas.

    Ou seja:

    O prejuízo que um carro provoca a um peão (ao galgar um passeio) é, em geral, muito maior do que o prejuízo que o peão causa ao entrar, desnecessariamente, numa faixa de rodagem.

    Por isso, o Código da Estrada prevê penalidades diferenciadas, que têm em conta essa assimetria.

    ResponderEliminar