Nem todos passam incólumes.




E porque os bons exemplos também devem ser divulgados, estas fotos mostram o bloqueamento de três viaturas estacionadas no passeio da Rua Joaquim Costa, perto da Praça do Chile, em Lisboa, no passado dia 2 de Setembro.

Contributo de um leitor.

9 comentários:

  1. De vez em quando, assim muito raramente, a polícia passa-se...

    ResponderEliminar
  2. Deve ter sido algum «desocupado», «esquerdista», «vandalo», «puto-de-merda» e mais não sei o quê...

    ResponderEliminar
  3. Lá está não concordo com este acto! Se o carro está individamente estacionado (não no caso dos parquímetros visto estarem bem estacionados) deveria ser REBOCADO! Assim continua a incomodar! Aliás nem dá para o cidadão desrespeitador poder retirar a viatura.
    The good point here é que já é qualquer coisa no respeita a mudar de atitude...

    ResponderEliminar
  4. Também tenho as minhas dúvidas quanto à legitimidade dos bloqueadores.
    Além de perpetrarem a infracção ao impedirem a retirada do veiculo, imaginem que uma pessoa está numa situação de emergência, estacionou no passeio (por ex.) para socorrer alguém, neste caso o «estado de necessidade» permite-lhe violar a lei, logo não só ele «pode» como é ilegal o bloqueamento; imaginem que a vitima entretanto morre porque não a conseguiram levar para o hospital… Claro que é uma mera hipótese académica, mas temos que ver o caso de todos os ângulos. A mesma situação se aplica aos reboques.
    Teoricamente o melhor procedimento ainda é o recurso ao auto, pesa o facto da burocracia do processo contra-ordenacional, nomeadamente quanto à identificação do condutor, levar a que este método seja preterido face aos bloqueadores.
    JC

    ResponderEliminar
  5. JC: concordo com o que dizes da mesma maneira que era melhor um folheto no limpa para brisas em vez dum autocolante.... Num mundo ideal. Ora esse não é infelizmente o caso, por isso...

    ResponderEliminar
  6. Comparar um autocolante com um bloqueador. Realmente há cada um. Desde quando um autocolante prejudica o deslocamento do carro em caso de emergência?
    Meu caro Nuno, um folheto só serviria para o dono do carro pegar nele e limpar o traseiro.
    Por sua vez, um autocolante dá que pensar.

    ResponderEliminar
  7. Parece-me que é exactamente isso que o Nuno Milheiro disse1

    ResponderEliminar
  8. o 112 funciona bastante bem na cidade Lisboa

    99,999999999999999999999999999999999999999% das viaturas mal estacionadas em Lisboa, não estão a socorrer ninguém, mas nos como bons portugueses adoramos complicar o que é simples.

    ResponderEliminar
  9. Parece-me que o JC estáva a falar de uma hipótese académica1

    ResponderEliminar