Um problema cultural

Sexta-feira tive a surpresa de encontrar a brochura "PSP - Portugal, Safer Place" no posto de turismo da minha cidade.

Basicamente é um folheto em inglês francês e alemão a chamar a atenção dos turistas para as precauções básicas para quem passeia na nossa terra de brandos costumes. Alerta contra carteiristas e assaltantes e como se pode ver na ilustração contra carros da polícia estacionados em zonas pedestres.

Infelizmente não arranjei foto de melhor qualidade nem encotrei versão digital na net, mas supostamente deve se arranjar este folheto em todos os postos de turismo do país, já que até está referenciado no site da PSP.

11 comentários:

  1. GRANDES BETAS! NEM AS PENSAM...

    ResponderEliminar
  2. porra até no anúncio. quando o fizeram não acharam um lugar vazio mais perto...

    ResponderEliminar
  3. se pensa que isso só acontece por cá (terra de bárbaros e selvagens) terá de viajar um pouco mais. Na grande cidade de Amsterdão , terra de grande civismo e superioridade cultural , poderá encontrar carros da polícia no meio da zona pedestre da Dam a zelar pela segurança dos cidadãos. possivelmente porque nao é mto viável em determinadas situações ter um carro da policia parado na estrada a fazer trabalho de vigilancia.

    ResponderEliminar
  4. Senhor da 18:05: Como sabe, pode-se dizer mentiras tremendas sem se faltar à verdade. Acredito que não falte à verdade no que diz sobre o uso de zonas pedestres para estacionamento de viaturas policiais em nome da segurança dos cidadãos. Mas, convenhamos, ambos conhecemos a PSP, e ambos sabemos que as hipóteses de um carro da PSP estar em cima do passeio ou em zona pesdestre para melhor atender à nossa segurança são muito, muito poucas. O que mais se vê é o mais puro e simples descaso, a maior insensibilidade para o problema, o mais completo sentido de impunidade. Mentira?

    ResponderEliminar
  5. Mas para quê um carro patrulha numa zona pedestre? Irão fazer um perseguição a alta velocidade no meio dos peões à hollywood? Até nem é muito aconselhável, não vá acontcer mesmo. Para isso existem as patrulhas de bicicleta.

    ResponderEliminar
  6. A polícia queixa-se de falta de meios, mas eu sempre fiquei com a ideia de que os carros da polícia servem principalmente para passear.
    Existe uma confusão que é a seguinte:
    Da mesma forma que os comerciantes têm de perceber que os clentes é que fazem compras, e não os automóveis, tem que se perceber que os agentes é qe tratam da segurança, e não os seus automóveis.
    O problema é qu os polícias têm que se deslocara da esquadra até ao lugar em que efectuam rondas, patrulham mostram presença, multam etc. Mas porque é que não podem ir de metro ou autocarro. Até se aproveitava para mostrar que transportes públicos também são usados pela polícia.
    Mas o problema nã é só da polícia. Existe uma ideia preconcebida de que quem trabalha não pode usar transporte público. Na minha empresa, quandoalguém tem de se deslocar para visitar um cliente tem que levar carro. Mesmo que seja um lugar com bons transportes, com dificuldades para estacionar etc, há um dogma que diz que a trabalho, vai-se de carro.

    ResponderEliminar
  7. Reparem no pormenor da motinha da polícia na cerimónia de abertura da via ciclável Cais do Sodré-Belem:
    http://sicbybikeday.wordpress.com/2009/08/02/ciclovia-do-tejo/

    ResponderEliminar
  8. Ao anónimo das 15:32:

    Ainda não tive o prazer de percorrer a ciclovia depois de ter sido inaugurada oficialmente, mas percorri no dia anterior (sexta-feira já ao cair da noite) e em deslocações anteriores, e já vi o suficiente para saber que muito pouca coisa vai mudar... carros estacionados na ciclovia, partes inacabadas, desconfortáveis e feitas 'à pai adão'.

    Numa das ocasiões tive mesmo que ir chamar a atenção dum pescador, que estacionou a sua carrinha confortavelmente em cima da ciclovia, ali junto a um pequeno pontão que existe logo após a famosa 'pala' das docas. Felizmente não ofereceu resistência e foi retirar o automóvel. Mesmo com um estacionamento enorme (com dois pisos) ali ao lado, há pessoas que teimam em não respeitar aquilo que é feito. Ainda por cima a ciclovia está novinha em folha e as marcações no pavimento vêem-se muito bem... imagino como será daqui a 5 ou 6 meses...

    Vou ter que andar com muitos autocolantes na mochila, está bom de se ver...

    ResponderEliminar
  9. É de facto um folheto terceiro-mundista! Quando se sabe que a forma de melhorar a segurança de uma zona é a presença de policiamento a pé e com rosto humano a polícia Portuguesa faz um folheto com um carro! Ainda por cima, e pelo que parece, a violar a lei. O próximo folheto será com eles em cima de séguaissss porque detestariam ser fotografados a pé como o comum dos cidadãos.

    ResponderEliminar